O Espírito do Mal

O Espírito do Mal William Peter Blatty

Resenhas - O Espírito do Mal

Clio0 15/01/2021

Nem todos os livros envelhecem bem, e esse é o caso de O Espírito do Mal.

A história é uma mescla de terror religioso com investigação, girando em torno do personagem principal Kinderman - um detetive que passa a maior tempo filosofando sobre o Bem e o Mal e as novas descobertas científicas.

O problema é que o livro data da década de 80, então as coisas que apavoram ou fascinam Kinderman já são consideradas normais ou ultrapassadas hoje em dia. O que é uma minuciosa exploração dos pensamentos do personagem se transforma em algo tedioso e até ingênuo.

Nem todos os livros precisam de sequência. O Espírito do Mal, às vezes traduzido como Legião, também é um tipo de continuação de O Exorcista.

Vale lembrar que na época em que foi escrito, esse recurso não só era restrito a um nicho literário, como muitos autores se recusavam terminantemente a admiti-lo. - Como Stephen King que por anos se recusou a admitir que suas histórias estavam interligadas, dizendo apenas que a recorrência de nomes e lugares eram apenas homenagens.

Blatty consegue criar uma boa história, porém o estilo é diferente (de terror para investigação) e os personagens não conseguem criar a mesma atmosfera.

Enfim, nâo é ruim, mas pode ser frustrante por esses detalhes.

Rejane Melo 14/07/2009

Um dos melhores livros de terror que já li, ao lado de "O Exorcista" do próprio Blatty, e "A Profecia". "O Espírito do Mal" é uma continuação de "O Exorcista" onde novamente temos o Padre Damien Karras e o Tenente Kinderman como personagens principais, contém uma soberba introdução onde, já na primeira página, o Tenente Kinderman reflete sobre o bem e o mal, sobre a luz e as trevas, assuntos estes que serão freqüentemente tratados ao longo da obra. E o desfecho também é dos melhores, com a batalha das trevas contra a luz em doses psicológicas tremendas! Leva-nos todos a refletir sobre o bem, o mal, a caridade, a influência maligna e sobre o papel de todos nós seres humanos aqui na Terra.Imperdível!!

Ted 19/08/2012minha estante
Um thriller fantástico!!!

Ted 19/08/2012minha estante
Um thriller fantástico!!!

Flavinha 28/08/2020

Um livro que mostra uma luta interna e procura sobre o bem e o mal, em junção com a narrativa entre mortes e uma busca policial. Vale a leitura.

Júliah 22/09/2011

Péssimo
A pior coisa que já li na vida. O livro é horrível, sem pé nem cabeça, amador, sem sentido, ridículo, sem cabimento, fraco, sem continuidade, umas analogias péssimas, filosofias baratas, o espírito mesmo tem uma aparição ínfima e medíocre. Muito ruim!
Se realmente é do mesmo cara que escreveu o exorcista, ele que precisa ser exorcizado pq um espírito que não sabe escrever tomou conta do corpo dele!
Alan Ventura 26/02/2012minha estante
Eu tenho esse livro há anos, e por incrível que pareça, nunca tive vontade de lê-lo. Já O Exorcista é um excelente livro. =)

Eduardo.Azzolin 04/12/2015minha estante
Essa resenha tirou as palavras da minha boca. haha

Edson 05/10/2022

EM UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO, NEM TODOS OS LOUCOS SÃO OS PACIENTES
Super valeu a pena a releitura desse clássico do William Peter Blatty. O livro não tem absolutamente nenhuma relação com outro super clássico do autor chamado O EXORCISTA! Na história tem alguns elementos do horror? tem sim! Acho que pra não sair muito do que realmente é o forte desse autor.
Personagens incríveis e muito bem construídos. Sobretudo o detetive Kinderman! Não tem como não torcer por ele, ou não simpatizar com o cara! Irônico, sarcástico e muito inteligente. Virei fã!
O final me deixou meio que me perguntando: como assim?! Na verdade, esperando uma conclusão que na verdade não veio! Ainda assim, isso não tira o brilho da leitura que é emocionante e, em alguns momentos, apavorante também.
Os assassinatos que acontecem na história são terríveis! Coisa pra embrulhar o estômago até do leitor mais insensível. Isso o autor trouxe do Exorcista, sem dúvida. Além de enriquecer a história e fazer gelar o sangue do leitor menos avisado.
Por fim, vale a pena sim dá uma conferida porque, é um livro que vai te prender até a última página, nisso você pode acreditar!!
RECOMENDADÍSSIMO!

Patrícia 24/09/2012

Um autêntico livro de terror, porém, não é dos meus preferidos... Acredito que fica a desejar pela escrita morna, esticada, sem muitos diálogos e ação, pronto, é isso, falta ação! Talvez também porque o li isoladamente, sem ter lido anteriormente o clássico O Exorcista. É bom para quem gosta da temática da possessão, anjos maus... Surge uma teoria bem macabra ao final, porém é preciso ler umas duas vezes para apreender mais ou menos a idéia rs. Mas vale pela sua presença em minha estante =) fico satisfeita.

Celia.Rabelo 16/06/2009

Já tinha visto o filme e gostado, o livro é bacana mas, continuo achando o exorcista o melhor livro do William Blatty. Perde muito tempo na primeira parte...

Rita Nunes 19/10/2015

Não se engane com a capa tosca (que capa horrível), este livro é bom demais! Ele é tipo uma continuação do Exorcista. Mas não é um livro para iniciantes, a escrita é complexa. Mesmo assim, pra quem quiser se aventurar, vale muito a pena. Recomendadíssimo!

Gabriel 03/11/2015

O ESPIRITO DO MAL
RESENHA EM VIDEO, PESSOAL! https://www.youtube.com/watch?v=lbCtZUVBNoI

gabrielt3norio 02/05/2016

De rápida leitura!
Um livro que além de envolvente (pelo menos da metade pra frente), te faz refletir. Ficou para mim um ótimo anexo - mais não realmente importante - à história de O Exorcista. Recomendo mesmo até pra quem assistiu a adaptação que saiu como 'O Exorcista III'. Recomendo também, que prestem muita atenção nas divagações de Kinderman desde o começo, por mais cansativas que sejam, elas farão a diferença no entendimento do final.

Bart 04/03/2018

É mais um livro policial do que de terror, a medida que fui lendo lembrei que tinha assistido ao filme quando era pivete, "O exorcista III", e digo que o filme conseguiu ser ainda melhor.

Diogo 25/01/2017

filme x livro
O filme, que foi um dos filmes de terror que mais gostei, se volta mais para o horror puro, enquanto o livro é mais reflexivo. Os finais são muito distintos, sendo o do livro melhor elaborado, mas confesso que prefiro o filme.

Ellen 02/10/2023

Achei uma boa história, mas por muitas vezes os monólogos que o detetive protagonista fazia me deixaram cansada, além de fazê-lo parecer bem inconveniente. Pode ser que isso se deva a eu não te me conectado muito com ele ou o drama nas situações, mas para mim tirava bastante o peso do horror sobrenatural.
Fora isso, creio que o suspense foi construído razoavelmente bem, mas acho que ele tenta segurar por muito tempo coisas que são "fáceis" de captar, o que dá a sensação da história não acreditar no potencial imaginativo do leitor

Alcione13 28/06/2017

Mixórdia
A ideia original é boa,mas o livro desanda e vira bagunça e acaba sem saber pra que veio.Uma carpa criada na banheira de um detetive tedioso,chato e lerdo.Um assassinato horrendo sem explicação.Um bando de personagens loucas!!Bagunça total mesmo.Não recomendo.Nem parece o mesmo autor!!Nota zero.