Devoção

Devoção Dick Hoyt
Don Yaeger

Resenhas - Devoção

Vanesa :) 24/05/2011

Primeiramente eu queria agradecer muito ao blog por ter me dado essa incrível oportunidade de ler esse livro maravilhoso!

Pelo jeito já perceberam que eu ameei esse livro. Devoção começa com Dick Hoyt, o pai de Rick, contando sobre a Sensação da Internet que eles se viraram. Um vídeo deles competindo no Triatlon do Havaí, o Ironman, foi postado no famoso Youtube, e as pessoas que viram se emocionaram e repassavam pros seus amigos e familiares, dessa forma foi se multiplicando o número de pessoas que conheciam e se emocionavam com a história de Dick e Rick. Eu foi uma dessas pessoas. Tinha gostado muito do vídeo na época, mas não dei muito bola. Mas agora que realmente sei da história deles, de tudo o que eles passaram, procurei assistir esse vídeos novamente e chorei muito, muito mesmo.

O livro foi escrito de uma forma tão simples, parece que o Dick está falando com você, apenas contando história dele. O pai também nos conta todos os desafios, das grandes barreiras que eles quebraram, durante a vida de Rick, desde o seu nascimento até hoje.

Diferente do que muitas pessoas pensam quem teve a idéia de correr foi Rick, foi por ele que o pai começou a correr, foi por ver aquele sorriso no final de cada corrida que eles não pararam. Aquele sorriso. Eu vi foto deles, cruzando a linha de chegada, na sua primeira corrida e posso garantir aquele sorriso é inesquecível.

A primeira coisa que o filho escreveu, no seu aparelho de comunicação (já que ele não consegue mover nenhum músculo do corpo, devido a deficiência, apenas controla um movimento com a cabeça), após essa primeira corrida foi "Papai, quando estou correndo, não me sinto mais deficiente."
Bem no meio do livro tem várias fotos da vida dos dois, desde Rick pequeno até eles competindo no triatlon mais difícil do mundo, o Ironman, que durou mais de 17 HORAS! Gente fala sério, o cara nadou 4 km puxando o bote onde filho estava, percorreu na bicicleta adaptada 100 km e correu a distância de uma maratona empurrando a cadeira do filho. Ele é o cara. E eles sempre conseguiram terminar uma corrida, quase em último, mas nunca em último.

Chorei várias vezes durante o livro, principalmente o começo e no final, com a carta de Rick. Meu trecho favorito foi esse:

"Como qualquer coisa que a vida nos oferecer pode ser mais difícil do que ele tem que enfrentar todos os dias?" Rob Hoyt.

Nem preciso dizer que desabei.

Foi um soco na cara, quem é a gente pra reclamar de alguma coisa na vida? Nascemos saudáveis, perfeitos. Podemos fazer qualquer coisa que quisermos. Sim, você pode! essa é a principal mensagem pela qual um pai de 63 anos carrega o seu filho de 40 anos no colo, nadando com ele e correndo com ele querem nos passar. Devoção trava especialmente disso de da devoção de um pai para o filho e de um filho para o pai. Uma lição de vida.

@vanesa_cast ;)
LissBella 19/06/2011minha estante
Adorei sua resenha, vou começar a ler o meu agora mesmo. Beijo.

Hevellyn with an "H" 17/07/2011minha estante
Depois que li sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler esse maravilhoso livro.
Parabéns sua resenha é perfeita!

Vanesa :) 24/11/2011minha estante
Obrigada meninas *-*
Gostei muito desse livro, espero que gostem (:

ThaisTuresso 08/03/2011

Sim! Você pode!
Ele acreditou que seria capaz. E por seu filho, superou seus próprios limites.

Sinopse:
Nascido com uma tetraplegia espasmódica, Rick Hoyt foi desenganado por vários médicos, que aconselharam seus pais, Judy e Dick Hoyt, a internar seu primogênito em uma clínica. Mas os pais de Rick recusaram-se a tomar essa medida. Determinados a dar ao filho todas as oportunidades oferecidas a uma criança considerada “normal”, incluíam Rick em tudo que faziam, especialmente com os outros dois irmãos, Rob e Russ. Mas uma coisa é dentro do seu lar, o vasto mundo é outra coisa (...) Entre os aparatos domésticos da família Hoyt, ele ficou conhecido como a “Máquina da Esperança”, pois faria com que Rick pudesse criar frases pressionando a cabeça contra uma barra de metal. Pela primeira vez na vida, Rick conseguiu se comunicar. Então, um dia, Rick pediu a seu pai para participar de uma corrida beneficente, mas havia um porém, Rick também queria correr (...) Agora, depois de mais de 1.000 corridas, incluindo inúmeras maratonas e triatlos, Dick Hoyt continua a empurrar a cadeira de rodas de Rick. Conhecidos em todo o mundo e carinhosamente chamados de a Equipe Hoyt, permanecem cada vez mais dedicados, inspirando milhões e incorporando em todo o seu lema e marca registrada: “Yes, you can!” (Sim, você pode!)

"Devoção" é um dos lançamentos mais recentes da Editora Novo Conceito, e com certeza quem leu gostou e quem não leu não pode perder tempo, auto-ajuda? biografia? não o livro é muito mais do que isso, é uma história real de amor e de devoção, onde os autores conseguiram transmitir o que sentiram ao escrever o livro, uma sensação de euforia e contentamento, terminei a leitura e me emocionei ainda mais com a carta deixada pelo filho tetraplégico espasmódico de Dicky Hoyt, que conseguiu escrever esta carta graças ao TIC, um aparelho que foi criado e aperfeiçoado para o uso de Rick que digitava com sua cabeça, pois ele não tem os movimentos dos braços e nem das pernas, sua mãe teve uma gestação saudável, mas o parto teve intercorrências graves e ele teve lesão no cérebro, o que para qualquer ser humano poderia ser considerado o fim, para Dick a luta ainda estava para começar, seu filho pelos médicos não passava de um "vegetal", mas Rick foi além de qualquer objetivo já traçado por um deficiente, ele chegou ao auge se formando em uma faculdade, levando uma vida inacreditável, mas para chegar tão longe sua mãe e seu pai não desistiram dele, quantos pais hoje em dia desistem de seu filho por pequenos problemas? por enfermidades menores? por coisas tão banais em vista do que passou esta família? "Devoção" é tudo e muito mais, é um livro para todos os gêneros literários, é uma história verídica. Como Dick superou seus limites por devoção ao filho? A Wikipédia conta um pouco. Fãs de esportes, nesse livro você encontrará uma linda história de superação, quando o pai decide cumprir o desejo de Rick, correr juntos, mesmo que empurrando-o numa cadeira de rodas. Lindo! Emocionante! Super Recomendo!!

Não deixe de ir no YouTube e pesquisar sobre a Equipe Hoyt lá, é de se emocionar!

Trecho da carta que Rick escreveu para seu pai:

Querido papai,
Quis aproveitar esta oportunidade para escrever um recado diretamente para você. A palavra obrigado não me parece adequada. Na verdade, parece até bem superficial para todas as coisas que você faz comigo e por mim. (...)
Tenho uma lista de coisas que faria se não fosse deficiente (...)
O mais importante de tudo: espero que todos que conheçam a nossa história saibam que você me ensinou que a chave da minha vida diária é que eu acredito na frase: "Sim, você pode" .
Obrigado pode até parecer superficial. Mas tenho de agradecê-lo por ser tão devotado a mim. Eu também sou muito devotado a você.
Eu te amo,
Rick

Termino a resenha, muito emocionada, apenas de descrever tanta felicidade e emoção que o livro me proporcionou, não deixem de ler, vale a pena cada página, cada linha. Com certeza esse é um livro muito especial para mim e que me marcou muito!

31/05/2011

sabrina sexton 01/03/2011

Lindo!
Muito mais do que por ser um depoimento verídico, Devoção (Editora Novo Conceito/2011 - 207 páginas) é um livro que me conquistou por méritos próprios. Quando iniciei a leitura de Devoção, não conseguir parar até terminar. Sim, eu sabia que Dick e Rick não iriam desaparecer, mas eu “precisava” ler logo, e foi uma grata experiência literária.
Não é segredo que vivemos na era da inclusão, e qualquer forma de discriminação, mais do que um crime, também é algo que a sociedade abomina. Atualmente, grande parte dos direitos já foram conquistados... por pessoas como a família Hoyt, por exemplo, que lutaram por amor, com todas as suas forças, para dar o melhor a um ente querido.

____________“Papai, quando estou correndo, não me sinto mais deficiente.” Página 100_________________

Devoção, como o título diz, conta a história dessa devoção pai-filho: Dick se tornou um pai atleta para carregar seu filho, correr com ele, fazê-lo sentir-se vivo.
Os esforços de Dick e Rick foram tão louváveis que, juntos, chegaram até o inimaginável: transformaram um pai fora de forma e um filho tetraplégico em maratonistas, triatletas e Ironmen. Rick até mesmo conseguiu concluir o ensino médio e depois uma universidade. A equipe Hoyt ganhou inúmeros prêmios e, o mais importante, o reconhecimento, respeito, admiração e apoio, não só no mundo esportivo, mas também como exemplo de vida para milhares de pessoas.

Nessa incrível história/exemplo está o verdadeiro sentido da expressão “Pai-Herói”. Como mãe que sou, espero um dia poder proporcionar ao meu filho um mínimo de felicidade que Rick com certeza sente a cada vez que seu pai realiza seu desejo de correr, de se sentir vivo.

PS: Eu já conhecia os esforços da Equipe Hoyt de reportagens, tiveram bastante destaque na mídia do Brasil no ano de 2008.Para uma pesquisa rápida, é só digitar TEAM HOYT no Google Images, ou You Tube e ver quanta coisa aparece, e quantos acessos os videos possuem =)

André Goeldner 04/03/2011

BOM
A lição é maior que o livro, mas vale a pena.

Néo 02/07/2012

Superação
Uma bela história de Superação nos limites de "Corpo & alma", e no Amor nutrido entre Pai e filho, e toda família Hoyt.

Rbraga 06/06/2020

??????????????????????????????

Vanessa Meiser 24/04/2011

Eu realmente PRECISAVA ler algo assim. Uma baita lição e incentivo para nós que já levantamos da cama todos os dias reclamando da vida. Fala sério, reclamar da vida!!!! Será que podemos??? Depois de ler este livro, eu creio que ao menos EU não posso.
Confesso que relutei um pouco em começar a ler, a capa assusta um bocado e além disso, eu não sei em que mundo vivia pois, nunca tinha ouvido falar nesta família, imagina só. Resolvi então pesquisar mais sobre eles e acabei com uma baita vontade de ler o livro. Não me arrependi, o livro é muito bom e só me arrependi mesmo de não ter lido assim que chegou aqui em casa. Recebi ele através da parceria com a Editora Novo Conceito que, aliás, tenho que dar os parabéns pelos ótimos livros que vem lançando, um melhor que o outro.
Enfim, sei que não é o tipo de leitura favorita de muuuuitos dos leitores que acompanham os blogs literários, mas quero deixar aqui a dica de que vale muito a pena dar um voto de confiança a esta história (verdadeira e envolvente).
Leiam mesmo!!!!

Quemlefazfilme 01/04/2011

Devoção por www.quemlefazseufilme.com.br
Devoção
Título Original : Devoted
Dicky Hoyt e Don Yaeger
Editora Novo Conceito

" Ainda tenho dificuldades em entender tudo isso. Acho que as pessoas se prendem à história da equipe Hoyt porque atualmente há tantas histórias ruins por aí. Você ouve falar tanto de drogas e abusos que é muito bom finalmente assistir a uma história que realmente fale de amor e superação. Rick é a minha inspiração, então consigo me identificar com esse sentimento de querer saber sobre algo bom para variar.
Costumo ver as coisas sob essa perspectiva. Não tenho dias ruins, pois sei que a vida deve continuar e você simplesmente deve extrair o melhor proveito da situação que tem em mãos. Amo meu filho. E não há coisa alguma que não faria por ele - e ele por mim.
Não corremos porque temos de correr, mas porque queremos. Se isso inspirar outras pessoas, fico ainda mais feliz."

Dicky Hoyt não se deixou abater pela deficiência do filho. Ele amou o filho mesmo sem saber direito o que a deficiência significaria em sua vida.
Rick nasceu com uma tetraplegia espamódica devido a complicações na hora do parto. Isso representou uma criança sem andar, sem se comunicar mas nunca representou uma criança sem amor e esperança. E foi esse amor envolvido pela esperança de dar ao filho oportunidades de viver a vida, que fez a família se unir desde cedo para lutar por escolas que o aceitassem, aparelhos que permitissem a sua comunicação enfim, uma condição melhor para se viver com mais dignidade.

Ricky já estava estudando e conseguia se comunicar através de uma computador entitulado de "Máquina da Esperança". Quando seu colega de escola sofre um acidente e fica paralítico, Ricky queria mostrar que se pode ser feliz. Que a vida não acaba quando não se pode andar.
E foi assim que ele pediu ao pai para que corresse com ele. Para ajudar o colega Jimmy.
E correndo Ricky descobriu que não se sentia deficiente.

Esse pai não mediu esforços para a felicidade do filho. Nenhuma dificuldade ou preconceito o impediu de ver o sorriso no rosto de Ricky. E foi assim que esses dois foram parar no Ironman.
Ricky querendo se sentir livre e feliz e Dicky querendo ver aquele sorriso no rosto do filho mais uma vez.

Eu digo a vocês que esse livro me fez repensar muitas coisas em minha vida. O primeiro pensamento que me vem a mente é : " Como sou pequena. Como sou fraca. Como minha vida é perfeita e eu não dou valor. "

A minha experiência com esse livro foi tão intensa que eu lia e meu marido a todo momento me perguntava sobre o Ricky. Acabamos lendo juntos essa trajetória tão intensa de amor e dedicação.

Sabrina758 05/07/2011

"Sim, você pode!"
"Se não tivesse sido por ele, provavelmente estaria pesando 150 quilos, sentado em algum bar. Era verdade. Eu sabia disso naquela época e sei disso agora." (p. 133)

"Devoção" conta a história real da Equipe Hoyt: Dicky Hoyt e Rick Hoyt, pai e filho que nos deixam uma linda história de amor pela família e pela vida.

Rick, nascido com tatraplegia espasmódica, é desenganado pelos médicos e considerado por muitos como um vegetal, no entanto, seu pai, Dick, não se dá por vencido. A família inicia uma longa jornada com o objetivo dar ao filho promogênito uma vida normal, e é através do esporte que o exemplo da equipe Hoyt passa a ser reconhecido mundialmente.

"Sabia que o crédito iria para o meu filho. Ele era a minha motivação. Acontece alguma coisa comigo quando estou competindo com Rick que nos faz ir mais rápido. A minha força vem dele, como se viesse do corpo dele para o meu." (p. 144)

O livro é emocionante. Toda a trajetória de luta para que Dick e sua esposa fizessem com que Rick fosse aceito pela sociedade valeu a pena.
"Devoção" passa-nos um verdadeiro exemplo de determinação e superação e, acima de tudo, de amor e que não importa a sua deficiência. Se você tem coragem de vencer, isso é que vale!
Leitura recomendadíssima! :)

PriscilaChéquer 10/05/2011

Sim, nós podemos!
Devoção é um desses livros que elevam a leitura a uma grau muito maior do que o simples entretenimento. Confesso que inicialmente imaginei que veria nas páginas do livro mais uma história de auto ajuda (que eu particularmente detesto), porém me surpreendi à medida em que fui passando as páginas. A leitura é simples, mas nem por isso menos importante. A história desse pai sem limites para fazer seu filho feliz preenche as páginas do livro com muito carinho, amor e claro devoção.

FALMEIDAS 10/02/2012

SUPERAÇÃO E UNIÃO - SE ESPELHAR PARA MTO APRENDER E CONQUISTAR.

Ká Guimaraes 13/08/2011

Uma lição de vida....
Uma historia impressionante...

Devoção é um livro, que vai te dar uma lição de vida, aquele livro que não dá para esquecer, cheio de superação e de alegrias.
Quando comecei a ler este livro, não pensava que ia ser tão bom. Dicky Hoyt, conta a sua historia, uma historia cheia de lutas, desafio e muita esperança.

Dicky conta como foi sua infância, sua adolescência e também sua juventude como um jogador de futebol. Seu casamento com a líder de torcida Judy, e sua entrada para Guarda nacional dos Estados Unidos e o nascimento do seu primeiro filho Rick aos 20 anos.
A partir deste momento, a suas vidas mudam, Rick nasceu com paralisia cerebral. (isso mexeu muito comigo, pois tive uma tia que tinha paralisia e os médicos disseram que ela ia ser um vegetal) Bem com Rick, foi muito diferente, os pais lutaram para colocar Rick em uma escola publica, provaram que ele era capaz de aprender como qualquer outra criança.

Quando fez 15 anos, Rick quis participar com o pai de uma corrida, no começo ele ia empurrando seu filho na cadeira de rodas, e foi a partir deste dia que ele viu que isso era muito especial para Rick, que ele deveria dedicar seu tempo e seu amor a seu filho. Juntos participaram de muitas corridas e triatlos, assim conseguiram arrecadar fundos para muitas organizações que tratavam de crianças com deficiências.

Um livro emocionante, que ganhou o mundo todo, esta até na internet e no Youtube, ao ler este livro, eu tenho certeza que ele irá trazer lições de vida para vocês também, como ele trouxe para mim.

A sim, os dois têm um lema, muito legal, que eu peguei para mim “Yes, you can!” (Sim, você pode), bem acho que esta frase já diz tudo, às vezes pensamos que os nosso pequenos problemas são grandes, mas olhe em volta tem gente que tem problemas maiores que você.
Você pode tudo, quando pensar que não pode, lembre da historia de Rick, então você ira ver que seu problema é pequeno.

Resenha no blog http://acordeicomvontadedeler.blogspot.com/2011/08/resenha-devocao.html

neia 13/11/2011

Rapidinho para ler
Gostei do livro, me fez chorar por varias vezes, é uma daquelas historias que faz agente ficar pensando que reclama demais da vida.

Gabi 18/10/2011

Uma história de vida, emocionante!
Uma história de vida, emocionante!

Devoção é um livro para nunca mais esquecer, uma lição de vida, de amor, de superação e de alegrias.

Dicky Hoyt conta a sua história, uma vida cheia de lutas, desafios, dedicação e esperança.
No livro, ele fala de sua infância em Massachusetts, sua adolescência e juventude como jogador de futebol. Seu casamento com a líder de torcida, Judy. Sua entrada para a Guarda Nacional dos Estados Unidos e o nascimento do seu primeiro filho Rick, aos 20 anos.

A partir daí, suas vidas mudaram. Rick nasceu com paralisia cerebral, os médicos disseram que ele seria vegetal. Era ano de 1962, casos como esse eram raros, Dicky e Judy jamais desistiram de dar ao seu filho uma vida normal, cheia de amor e carinho.

O casal travou uma luta para conseguir colocar Rick numa escola pública, provaram que seu filho era inteligente e capaz de aprender como qualquer outra criança.
Tiveram mais 2 filhos, Rob e Russ. Aos 15 anos, Rick quis participar de uma corrida com seu pai. Dicky começou empurrando seu filho na cadeira de rodas. A partir daí, Dicky descobriu que era isso que ele deveria fazer de especial com seu filho, dedicar a ele seu tempo e amor.

Eles participaram de muitas corridas e triatlos e conseguiram arrecadar fundos para muitas organizações que tratam de crianças com deficiências.

O lema de vida deles, se tornou a frase Yes, you can! (Sim, você pode) e é isso que aprendemos com essa família, que apesar de todas as dificuldades e barreiras da vida, nada é impossível quando realmente queremos.

Como eu disse, um livro emocionante e imperdível!

Essa história ganhou o mundo todo, está até na internet e youtube. Tenho certeza que esta história pode trazer uma lição de vida para você também! Leiam e emocionem-se!

E não se esqueça nunca: Sim, você pode!