Narcotráfico: um jogo de poder nas Américas

Narcotráfico: um jogo de poder nas Américas José Arbex Jr.

Resenhas - Narcotráfico

Lucas 02/12/2015

Problema social e controle econômico.
Linha leitura e estudo do livro Narcotráfico está sendo no mínimo impactante, diversos temas do livro (que foi escrito em sua primeira edição em 1993) estão presentes em nosso dia a dia, de forma escancarada ou disfarçada, mas uma coisa é certa, só mudou a data e o endereço postal.
A folha de coca, planta sagrada dos povos andinos é extremamente nutritiva e quimicamente alterada ( criado pela primeira vez em torno de 1860) passou a ser consumida pela alta classe e burguesia ainda no século XIX com uso medicinal e relaxante.
Como muitos fatos só mudam de data, hoje o tráfico é comandado por políticos e empresários e pelo poder paralelo de milícias e traficantes.
Trechos do livro:
"Os verdadeiros cabeças do tráfico não são alcançados pelos organismos policiais."
" A droga está nos altos escalões. Atingiu o poder. Assim é difícil de combater"

O autor não deixa muitas conclusões e se mostra imparcial, apresentando muitos fatos para que o leitor forme seus pensamentos.

A leitura vale muito a pena, existe uma enorme contextualização política e histórica com a America latina e estados unidos, passando por Brasil, Argentina e Asia.

Fato não muito importante, mas curioso, comprei o livro por 5,00 reais (2015) em um sebo no centro de SP.

Clara 08/08/2009

Achei um livro cheio de dados que dão maior consistência aos fatos, porém, esperava maior pretenção deste, por, exatamente, possuir tantas possibilidades de análises mais profundas.
Lucas 02/12/2015minha estante
Clara, eu também percebi a questão de analises mais profundas. Talvez o autor tenha tido a intenção de ser imparcial, não!?

Inlectus 18/04/2009

Obra importante.
Esta leitura para todos os públicos, tras uma abordagem séria e de facil compreenssão, do poder que o narcotráfico tem no planeta.