Chão de Minha Utopia

Chão de Minha Utopia Manoel da Conceição Santos

Resenhas - Chão de MInha Utopia

Thaianne 18/11/2020

Excedeu as expectativas
Esta é uma espécie de biografia sobre o líder sindical Manoel da Conceição Santos, organizada por dois mestres em História pela UFMG. Confesso que li o livro meio no escuro (sou suscetível a títulos bonitos kk, e nada sabia sobre o Manoel), mas ele excedeu as expectativas. Esse é um daqueles títulos em que a História parece o que deveria ser: não uma sucessão de fatos desapaixonados engolidos por uma linguagem técnica e inacessível, mas viva de fato. O livro é constituído por outro título, publicado a partir de uma entrevista concedida por Manoel quando de seu exílio em razão da perseguição da ditadura militar no Brasil (se não me engano, "Essa terra é nossa") e alguns outros textos acessórios (que incluem uma apresentação e introdução, que resumem a vida de Manoel e o que se passou depois do texto "Essa terra é nossa", uma entrevista do líder quando de sua candidatura ao senado e um discurso do próprio Manoel em uma universidade). O núcleo deste volume ("Essa terra é nossa") merece destaque por, apesar do trabalho de organização e correção gramatical, ter mantido de certa forma grande parte da oralidade de Manoel ao narrar sua vida. Isso me fez sentir como se eu o estivesse visitando para ouvir "seus causos", e tornou a experiência de leitura tão agradável quanto poderia ser (considerando as dificuldades e violências contadas, inclusive torturas brutais quando de sua prisão pelo regime militar). "Chão de minha utopia" é, no entanto, mais que a história de Manoel (que, por si só, já é muito interessante): nos apresenta uma página da História brasileira a partir do cotidiano das lutas agrárias e do movimento sindical no campo.