Comunhão com o Deus Trino

Comunhão com o Deus Trino John Owen

Resenhas - Comunhão com o Deus Trino

fabio.ribas.7 23/12/2022

Comunhão com o Deus trino
Quando lemos uma obra como ?Comunhão com o Deus Trino?, de John Owen, percebemos o quão rasos somos em nossa espiritualidade. Lemos pouco a Bíblia e a estudamos menos ainda. A Bíblia é o livro em que o Deus da Palavra se revela de modo pessoal aos leitores/ouvintes, a quem Ele quer. Sendo assim, esse conhecimento único do Senhor que temos na Bíblia deveria nos impelir com sede e fome à Palavra. Contudo, não vemos isso acontecer. Vivemos num tempo de Escolas Bíblicas vazias, de pregações antropocêntricas e de músicas que são fruto da pobreza espiritual da nossa geração.

É impossível não ver em John Owen um gigante da fé, um puritano que viveu no século XVII, e que, antes de tudo, foi um pastor preocupado com a qualidade espiritual de seu rebanho. Ele sabia que sem conhecer a Deus é impossível haver uma verdadeira espiritualidade. Portanto, o conhecimento do Deus Trino é o que nos direcionará a uma caminhada rumo à intimidade com o Deus da Palavra. É na Palavra que Ele, Uno e Trino, se revela, para que possamos compreender e nos deleitarmos nEle. Para isso, a obra de Owen se apresenta em 3 partes: ?Da comunhão com o Pai?, ?Da comunhão com o Filho Jesus Cristo? e ?Da comunhão com o Espírito Santo?. É importante notar que, das mais ou menos 270 páginas de exposição de Owen, 40 são sobre o Pai e umas 50 são sobre o Espírito Santo. Confirma-se, então, que é na Pessoa de Cristo que temos o real acesso ao Ser de Deus. É na nossa fé cristocêntrica que reside a glória do evangelho: ?Tenha certeza de que não há nada mais aceitável para o Pai que mantermos nossos corações diante dele, a fonte de toda graça que flui em direção aos pecadores no sangue de Jesus?.

Duas ideias me chamaram muito a atenção e me trouxeram profunda reflexão: 1) a diferença entre união e comunhão; e 2) a ?graça comprada?. Esta expressão é muito forte num tempo de ?evangelho barato?. A graça de Deus foi comprada por um alto preço e, muitas vezes, nossa atual espiritualidade ? esta, sim, barata ? não alcança a grandeza da dimensão revelada na Bíblia. A ideia de união e comunhão dá clareza à nossa relação com o Ser de Deus, pois o amor é do Pai, a graça comprada é do Filho e a comunhão e consolação vêm do Espírito Santo ? esta é a economia da Trindade, um Deus único que subsiste em três pessoas. A nossa união com o Pai de amor só é possível em Cristo e, uma vez unidos, unidos estaremos para sempre. Agora, é na comunhão que podemos crescer ou não, mas, como nos afirma a Bíblia (II Pe 1:3), Deus já nos deu tudo o que precisamos para crescer sempre!

Ainda sobre a distinção das pessoas na Trindade, Owen sabe que todas as três pessoas são iguais na natureza divina e diferentes em suas funções: ?O Pai realiza tal comunhão por meio da autoridade original; o Filho, por meio da comunicação de um tesouro comprado; o Espírito Santo, por meio da eficácia imediata?. O amor de Deus é um amor mútuo, isto é, por causa desse amor do Pai, há uma resposta gerada em nós, mas este ?amor mútuo de Deus e dos santos concordam neste aspecto ? que a maneira de comunicar os aspectos e os frutos desses amores é somente em Cristo?. Se Deus é imutável, o amor dEle também o é, logo, por causa da eleição em Cristo, sempre fomos amados por Deus e é esta a boa nova que Jesus Cristo revela do Pai para os seus. Um outro ponto importante do livro de Owen são as respostas às objeções em cada seção. Além disso, destaco o ?anexo 2? ? que maravilha!!! Somo aqui, ainda, a seção sobre a ?adoção? e os benefícios dela para o povo de Deus. John Owen é didático e claro na organização dos seus pensamentos. Um livro profundo e necessário.