A Festa

A Festa Ivan Angelo

Resenhas - A Festa

Lis 01/09/2021

Tentativa número uma de pontuar uma obra
- um livro para pensar o fazer literário
- a forma é um modo de contar uma história
- romance que extrapola seus limites formais e esbarra em outros gêneros textuais: notícia, carta?
- Uma expressão de um tempo em que havia máscaras diversas - não há como compreender a partir de um protagonista é preciso deslocar olhar e manter esse olho em movimento.

Sabrina320 21/03/2021

Envolvente...
Não no sentido de querer ler tudo rápido, mas de precisarmos ir e voltar nas páginas, nas histórias e no percurso dos personagens. Bem interessante!

alanamendesm 01/02/2021

errrr
eu comecei com muitas expectativas por se passar durante a ditadura mas ele vai falar de forma sutil sobre ela e não era isso que eu tava procurando. mas curti que vai criticar de modo irônico e bruto o racismo, a homofobia e vai falar até de feminicídio nos anos 70. me lembrou um pouco de morangos mofados.

Paulo Santos 02/05/2020

Fragmentação da realidade
Romance ou conto? Essa obra é as duas coisas ao mesmo tempo. As histórias podem ser lidas de maneira independente, mas também é possível perceber pontos de interligação entre elas. Na minha opinião é o romance mais original produzido durante a ditadura.

Luan.Jose 24/01/2017

A festa
É um livro no qual retrata as relações sociais , sexuais e psíquicas na década de 60 de maneira profunda. Pelas quais você percebe que de alguma forma contribuíram para as relações dá contemporaneidade .

Maira Giosa 20/10/2016

Um excelente livro para saber mais sobre 1) um dos nossos grandes escritores modernos, e 2) uma das facetas da sociedade durante a ditadura no Brasil. Narrativa fluida, cheia de metáforas e casos pitorescos. Muito recomendado!

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira

John 21/02/2013

A Festa - Resenha #sqn
Parte Ruim: A Narrativa é rapida, mas muito cansativa, e o livro em si é muito confuso!!!

Parte Boa: Pra quem gosta de eroticos, o Ivan sabe escrever as cenas de sexo muito bem!

Se você não se interessa por eroticos, NÃO LEIA!!!!!!
Marcelo 08/01/2014minha estante
Na verdade o livro não é unicamente sobre sonhos eróticos, este seria apenas um dos aspectos de sua narrativa. Ele fala sobre lutas de classes em um período histórico através de histórias soltas que a princípio parecem não ter ligação entre elas mas que no decorrer de sua leitura vão mostrando um elo em comum e na segunda parte do livro é que percebemos não se tratar de um livro de contos mas sim de um romance, em uma jogada sagaz e bem original do autor.

Bruno Pinto 09/01/2013

Entre o público e o privado
A introdução que remonta a fatos político-sociais de 70 pode levar o leitor à conclusão precoce de que este é mais um "livro sobre a ditadura". É impossível desconsiderar o período histórico em que as histórias de "A Festa" se passam, mas o fato é que após algumas páginas somos apresentados a muito mais que um regime político, e sim a uma realidade diária de quem naquela época viveu, na rotina de relacionamentos, trabalho, decisões, famílias, vidas... Rotina em que o público e o privado - quando não o íntimo - se cruzam e se invadem... como numa festa.

lucy 21/09/2010

A Festa
Não fez meu estilo. Um livro muito confuso, gostei não.

Linso 28/07/2011minha estante
Também nunca compreendi muito bem o livro, apesar de ter gostado dele. husahuas

Joyce 22/02/2009

Vi esse livro na biblioteca da escola onde trabalhei, peguei para dar uma olhada e no entanto não parei de ler! O romance de 1976 é uma obra que discorre, através de artimanhas e gradativos jogos de revelações, sobre uma festa, que o tempo todo fica implícita.
O autor utiliza metáforas para explorar o cotidiano de um Brasil sob a ditadura, temas como a censura, cerceamento da privacidade das pessoas e violência são exploradas com naturalidade. Recomendo!
Marcelo 08/01/2014minha estante
Eu tinha visto o livro em um sebo, era uma edição do Círculo do Livro, li duas vezes de tão bom que achei! Ainda penso em readquiri-lo e fazer uma nova leitura dele!

Alex 20/07/2015minha estante
Eu nem me lembro mais das historias desse livro. Lembro apenas que li e gostei. Tinha uma narrativa que fluia fácil. Deu até vontade de ler novamente.