Breve História da Arte

Breve História da Arte Fritz Baumgart

Resenhas - Breve História da Arte

Vitor 19/01/2016

Panorama da arte
Um panorama geral da arte com ênfase na pintura, na escultura e na arquitetura. O autor consegue comparar as fases e mostrar as voltas que a arte costuma dar. As ilustrações ajudam bastante a visualização dos detalhes de cada época. O melhor é mesmo o último capítulo do Século XX. A leitura do livro, porém, não é das mais fluidas. Para mim, foi especialmente lenta a leitura das partes sobre arquitetura com aquelas descrições técnicas.

psykloz 17/09/2012

Prós e contras
Paradoxalmente, pouco conciso. A abordagem poderia ser mais ampla com foco menor em alguns assuntos específicos como, por exemplo, a arquitetura. Pelo fato do livro ser intitulado "Breve História da Arte" pensei que trataria da ESSÊNCIA da arte nos diversos períodos, o que não aconteceu. Não ficou muito esclarecido o estilo adotado nas épocas, pois o autor se perde descrevendo esmiuçadamente algumas obras, ao invés de listar alguns conceitos de arte geral (partindo do ponto de vista expressionista, manifestante) e estabelecer comparações entre os períodos.
Com relação a organização das datas, me perdi várias vezes pelo fato de avançar e retroceder na linha do tempo, pouco didático. E por falar em didática, ele referencia uma quantidade imensa de nomes que desconheço e que acredito não ter sido de grande importância para esclarecer as fases, o que acabou resultando em um texto vago em várias partes.
O que gostei no livro: Aprendi vários termos técnicos que considero de importância; desenvolvi um pouco mais do meu senso crítico artístico e deliciei-me ao ler algumas interpretações de algumas ilustrações, pois o autor usou para isso, uma linguagem bastante poética.