A Velha Izerguil e outros contos

A Velha Izerguil e outros contos Maksim Górki

Resenhas - A Velha Izerguil e outros contos

Gustavo.Romero 05/01/2019

Com a voz... os anônimos!
Gorki foi um mestre em dar voz aos desvalidos, estropiados, humilhados, marginalizados - assim como Leskov, a quem inclusive coube ao próprio Gorki reinseriR como autor indispensável no século XX.
Nessa pequena coletânea de contos, só há atores desimportantes, destituídos de título, dinheiro e a partir daí Gorki desafia os estereótipos: coloca anciães como ignorantes, bons moços como interesseiros preconceituosos, e bêbados, ladrões e prostitutas como portadores de dignidade. Os contos mais complexos são "Tchelkach" (aqui Gorki faz breves incursões no marxismo e problematiza a intermediação social pelo dinheiro) e "Boles" (em que cospe na superioridade dos "intelectuais", o que muito antecipa Maiakovski).
Leitura imprescindível para quem compreende que, no teatro da vida real, o palco só se mantém ativo apoiado na costas dos desgraçados anônimos.

Israel145 25/02/2015

A seleção de contos desse livro mostra um pouco da obra de Maksim Górki nos seus primórdios. Apesar de não serem contos conhecidos universalmente, mostra um pouco da produção literária inicial que levou Górki a ser considerado por muito tempo o maior representante da alma russa.
Seus contos são permeados de personagens que representam bem essa alma, principalmente os desvalidos. Misturando histórias de fantasias, fábulas e o cotidiano dos habitantes das estepes russas, ele apresenta ao leitor a vida crua dos ciganos, dos povos nômades, dos vagabundos, ladrões e outras classes miseráveis. Nesses contos repletos de pobreza, morte, violência e miséria, paira certa beleza. Uma beleza natural, como se os personagens fizessem parte da paisagem retratada: o mar, as estepes, as vilas, etc.
Vale a pena ainda dar o merecido crédito ao trabalho realizado pela editora Hedra com sua charmosa coleção de livros de bolsos. Trabalho de edição primoroso e tradução direto do original, além claro, de fugir dos lugares comuns na escolha de material, apresentando muita coisa nova aos leitores.
Livro recomendado aos amantes da literatura Russa e aos amantes das edições de bolso e claro, ao leitor casual que quer ler algo que fuja da mesmice.
Patricia 01/11/2017minha estante
Adorei sua resenha, porém discordo de uma coisa: do elogio ao trabalho de edição da Hedra.... levando em consideração o preço que eles cobram, acho que eles poderiam utilizar materiais melhores, fazer edições mais caprichadas para os pockets, eles não são livros muito confortáveis para ler...