O século XX

O século XX René Rémond




Resenhas - O Século XX


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Helena.Salgado 16/10/2021

Leitura necessária para entender o cenário geopolítico atual
Livro incrível e de fácil leitura para compreensão do atual cenário geopolítico internacional. Apesar de escrito durantw a década de 1974, período da Guerra Fria, ele traz uma ótima análise da situação global, tornando possível entender porque certas coisas acontecem hoje. Apaixonados por RI, História ou Geopolítica, recomendo!
comentários(0)comente



Ygor Leal 29/07/2020

Indico.
René Remond se propõe a fazer uma introdução a História Política do século XX, e a faz bem feita. .
É importante destacar que o autor toma quase sempre a Europa como pano de fundo narrativo. Porém, em nenhum momento subjuga os outros povos e nações a uma condição de inertes historicamente. A questão é que sua escrita está ligada a uma linha cronologica de "causas e efeitos", e desse modo, ele encontra várias dessas causas ( sejam políticas, econômicas, militares, diplomáticas) no continente europeu.

O livro está organizado em duas partes:
Pimeira parte: De uma Guerra a outra : 1914-1939 ( Sete capítulos)
Segunda parte: A segunda Guerra Mundial e o Após-Guerra ( Oito capitulos)

Destaco na primeira parte, o importante debate levantado quanto a natureza do fascismo. O autor afirma que o fascismo é um fenômeno original, que não pode ser reduzido nem ao conservantismo tradicional, nem ao comunismo. Apesar de possíveis aspectos análogos, ele deve ser encarado como algo que se distingue radicalmente de muitas experiências históricas anteriores.

Na segunda parte do livro, considero importante as considerações dedicadas ao processo de descolonização ( Ásia e África), principalmente quando o autor salienta quais as origens dos sentimentos de nacionalismo nessas regiões colonizadas, sua tese: Um nacionalismo "xenófobo" ( voltado ao passado, as crenças e tradições) outro, oriundo da propria Revolução Francesa.

Na conclusão, o autor propõe em sua época ( década de 70), uma importante reflexão.
Os fatores técnicos, econômicos, linguisticos e ideológicos estão conduzindo a humanidade a uma civilização única, ou para a perpetuação das divisões?

O destaque a esses dois capítulos e conclusão, não diminui os demais, talvez mais conhecidos do grande público.

Ademais, o livro merecia uma nova edição, com mapas para o auxílio do leitor. Por exemplo, as mudanças de fronteiras causadas pelas guerras, poderiam ser ilustradas.

Por fim, um bom livro introdutório de história política. Lido junto ao Tempos Modernos do Paul Johnson e Introdução a História contemporânea do Geoffrey Barraclough, certamente dará ao leitor um ótimo embasamento.

Para a história das mentalidades, cultura, artes etc, outras referências se faz necessária.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR