Sonhos de Einstein

Sonhos de Einstein Alan Lightman

Resenhas - Sonhos de Einstein

ssam 25/04/2024

Os sonhos de Einstein
"Em um mundo de passado mutante, essas lembranças são como trigo no vento, sonhos fugidios, formas de nuvens. Eventos, uma vez ocorridos, perdem a realidade, alteram-se com um olhar, um temporal, uma noite. Com o passar do tempo, o passado nunca aconteceu. Mas quem pode saber? Quem pode saber que o passado não é tão sólido quanto este momento?"
P3te3rr 25/04/2024minha estante
Essa daí eu vou ler algum dia

Aylan0 21/04/2024

Do fim, meio e começo, apenas devaneios sobre o tempo.
Ter um vislumbre dos sonhos do jovem Einstein enquanto formulava a sua famosa e incrível Teoria da Relatividade, é algo simplesmente extraordinário! O livro é muito inteligente, reflexivo e encantador! Cada capítulo narra um sonho de estourar a cabeça!
A escrita do Alan Lightman é simplesmente inspiradora, nos coloca dentro do livro de tal forma a qual saiamos dele instigados sobre cada umas das cartas. É de fato uma mistura instigante de filosofia, poesia e história da ciência! Mais que recomendado!

Maria.Eduarda 11/04/2024

É impossível pensar que os sonhos mexem tanto com a gente.
Leitura boa, que prende e que te leva para os sonhos contados.

Tami 10/04/2024

Dividido em contos, cada um é uma reflexão poética que mergulha na complexidade da mente de Einstein. É um livro para ser lido aos poucos e para se ter uma crise existencial; bem, foi assim que me senti.

Lucas1429 27/03/2024

Tempo tempo tempo
Livro fala da relatividade do tempo em contos, muito legal!! Cada capítulo é um pensamento diferente e que te faz refletir.

Tiago Santos 27/01/2024

Pensamentos de Einstein
Ótimos pensamentos, um breve estudo sobre o tempo.
Textos curtos que não tornam a leitura cansativa.

Kelinka 28/12/2023

Sonhos de Einstein, uma obra esplêndida!
Ter um vislumbre dos sonhos do jovem Einstein enquanto formulava a sua famosa e incrível Teoria da Relatividade, é algo extraordinário! O livro é muito inteligente, reflexivo e encantador! O físico Alan Lightman realizou um trabalho esplêndido neste livro. Não é sem motivo que esta bela obra se tornou um best-seller internacional e foi traduzido em trinta idiomas. Einstein's Dreams, publicado pela primeira vez em 1992, nos dá um vislumbre do reino mágico que havia na mente do grande Albert Einstein.

jacarepaguá_blues 21/12/2023

O livro é dividido em dezenas de capítulos curtinhos, cada um apresentando um mundo diferente (e a essência dessa diferença tá na forma como o tempo se dá).

Cada capítulo é um ?e se ? ?? (E se não não tivéssemos memória? Causa e efeito estivesse invertidas? Soubéssemos o dia em que o mundo vai acabar? Fôssemos incapazes de imaginar ou sequer esperar pelo futuro?).

Ler muitos capítulos de uma vez só é enjoativo, mas ler uns pouquinhos por dia pode ser interessante.

Nicole.Stheffany 20/05/2023

A física poética
Achei brilhante a mente desse autor que é um físico, mas também é um poeta por natureza. A forma que ele apresenta os conceitos da relatividade de forma tão imaginável, torna o livro extremamente atraente e traz uma profunda reflexão acerca da vida e a forma como lidamos com o tempo.

Lara 14/03/2023

Um misto de realidade e ficção, em um livro totalmente ficcional. A teoria da relatividade, de acordo com Lightman, não teria surgido nos corredores da academia, mas sim dos sonhos. Cada sonho narrado nesse livro tem um quê de poema e trata uma realidade muito parecida com a nossa, mas com pequenas distorções na nossa relação com o tempo. Diversos desses sonhos dariam ótimas premissas para roteiros de filmes de ficção científica, explorando mundos sem futuro, nos quais a vida se vive no prazo de um dia, ou mesmo onde não se mede o tempo quantitativamente, mas sim de forma qualitativa. Mas do que ter o tempo como fio condutor, as narrativas de Lightman nos fazem refletir sobre a nossa realidade e, ao apresentar as relações mais malucas e impensáveis com o tempo, nos faz repensar sobre como gastamos o nosso.

Fabinho-vs 31/01/2023

O que é o tempo?
A obra nos mostra uma visão do artigo de Einstein sobre o tempo. As formas diferentes como o tempo pode ser entendido, como essa diferente forma de lhe entender, faz com que o tempo seja diferente e atinja as pessoas de modos diferentes. Uma leitura complexa e pode ser difícil de entender caso não se tenha certa familiaridade com as ideias da física. Mesmo assim, é uma ficção que auxilia na compreensão de um termo ainda muito complexo.

Enzo 11/01/2023

Achei o livro muito legal, criativo e gostoso de ler, o mesmo consegue misturar poesia, física e filosofia.

É uma ficção onde são documentados varios sonhos que o Einstein teve enquanto fazia sua teoria do tempo, também é contado um pouco dos acontecimetos da vida de Einstein durante o p?ologo, prefácio, etc.

Na maior parte o livro fala sobre o tempo, em cada sonho é imaginado um mundo paralelo onde o tempo se passa ou "é" de uma maneira diferente.

Em geral é um livro bem interessante, rico, e bonito.

duda06 27/12/2022

"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano. Sempre que alguém descobre esse poder, algo antes considerado impossível, se torna realidade."

Thiago 09/11/2022

Belíssimo
Os sonhos de Einstein retratado no livro, embora pouco citado, tratasse de uma grande narrativa de histórias cotidianas que o correram e foram registradas num diário. Oq torna o livro interessante é o quão belo ele é, as palavras encaixam perfeitamente, a ponto de imaginar e sentir o mundo, o cenário descrito. Super recomendo para quem gosta de "viajar na maionese" e nas teorias.

Côrtes 05/11/2022

Muito interessante
Livro muito criativo e diferente da física de Eistein o livro é bem fácil de compreensão. Não achei perfeito pq não me impactou muito, porém vale super a pena a leitura, sem contar q o livro é baratinho e pequeno!