Doutor Jivago

Doutor Jivago Boris Pasternak

Resenhas - Doutor Jivago

Larissa 18/04/2024

É um livro bem cansativo. Muitas palavras de difícil leitura por estarem em russo. Mas de um modo geral a história é muito bonita e a vontade de saber o desfecho te prende.

Evelin 08/04/2024

Achei interessantíssimo do começo ao fim.
A leitura foi um pouco mais demorada do que eu costumo fazer, mas não significa que foi chata; digamos que só foi um desafio tentar decorar algum nome e correlacionar os acontecimentos do livro com os eventos históricos, porém acho que foi o suficiente pra entender as principais partes.

Concordo com algumas resenhas que colocam como desnecessários alguns sentimentalismos, mas realmente não dava para não ter essa carga sentimental em um clássico russo. Pelas informações históricas, somente, acho que valeu a pena sim. No entanto eu aproveitei muito mais do que isso com essa leitura.

Pão 09/03/2024

Sem final Feliz.
Eu tinha um preconceito muito grande com esse livro. Achava que ele fosse ruim e que o Pasternk só ganhou o Nobel de literatura por a CIA deu um jeitinho pra um livro que falava mal da URSS ganhar os holofotes. No entanto, a minha primeira afirmativa se mostrou equivocada (a segunda não, Nobel mais estranho que já vi). Esse livro é bom.
Aqui vamos acompanhar Iúri Jivago da infância até a sua morte. Ele era de uma família de boa condição, mas que empobreceu. Ele era médico nos anos antes da Revolução Russa (um entusiasta), mas nada acontecia como ele queria. Tudo deu errado; ficou pobre, teve que fugir pro inferno da pedra, passou fome, frio, foi pra guerra civil à contragosto. Enfim. Ele se tornou um homem que perdeu fé nesses ideais revolucionários. Na verdade, achei ele bem medíocre. A personagem mais complexa e interessante pra mim é Lara; uma menina que "virou mulher" cedo demais devido ao assédio de um homem mais velho, amigo de seu falecido pai e que cuidava da sua mãe. Querendo se livrar desse assédio, ela se dedica nos estudos, depois trabalha como preceptora para ajudar o rapaz que era apaixonado, mandar dinheiro pro pai deste preso na Sibéria e ainda pagar uma dívida que o farreiro do irmão fez. Não sei como, mas ela aguenta tudo isso e acaba se tornando professora. Mas no final tudo dá errado pra ela também.
Uma coisa que me incomodou foi o excesso de sentimentalismo do livro. Chega a ser meloso. Mas dá de perdoar.
Enfim... até que é um bom livro.

gabrieus 04/03/2024

Não há finais felizes
Aqui vamos acompanhar Iúri Jivago da infância até a sua morte. Ele era de uma família de boa condição, mas que empobreceu. Ele era médico nos anos antes da Revoluçãl Russa (um entusiasta), mas nada acontecia como ele queria. Tudo deu errado; ficou pobre, teve que fugir pro inferno da pedra, passou fome, frio, foi pra guerra civil à contragosto. Enfim. Ele se tornou um homem que perdeu fé nesses ideais revolucionários. Na verdade, achei ele bem medíocre. A personagem mais complexa e interessante pra mim é Lara; uma menina que "virou mulher" cedo demais devido ao asédio de um homem mais velho, amigo de seu falecido pai e que cuidava da sua mãe. Querendo se livrar desse assédio, ela se dedica nos estudos, depois trabalha como preceptora para ajudar o rapaz que era apaixonado, mandar dinheiro pro pai deste preso na Sibéria e ainda pagar uma dívida que o farreiro do irmão fez. Não sei como, mas ela aguenta tudl isso e acaba se tornando professora. Mas no final tudo dá errado pra ela também.
Enfim... até que é um bom livro.

Eliane406 12/01/2024

As ilusões
?Um brinde a esta literatura incrível que finalizei!Gostaria de poder compartilhar muitas páginas, mas não dá.Uma leitura fascinante, cheia de paixão,verdade, filosofia e realidade! De ? indico a todos!

Comprei este livro em 2015 nas Americanas,mas foi fazendo a faxina nos livros e descobri que faltava ler, e me arrependo de não ter começado antes!

? 751 páginas, 50 de poemas do personagem, 5° edição, traduzida por Zoia Prestes, ela traduziu e encontrou coincidência com o vivido por ela!

? O escritor Boris Pasternak (1890-1960) estudou música e se formou em filosofia. Considerado um dos maiores poetas russos, traduziu Shakespeare, Goethe, Schiller,Swinburne, Shelley e Verlaine.A publicação de Doutor Jivago fora da União Soviética contribuiu para intensificar seu conflito com o stalinismo.Em 1958,o autor foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura, mas pressionado pelo governo do seu país, teve que devolvê-lo.David Lean adaptou Doutor Jivago para o cinema em 1965 e o filme venceu cinco Oscar.Um ano depois da morte de Pasternak. ele foi reabilitado politicamente como poeta, mas seu livro só foi publicado na União Soviética em 1988.

?Nas guerras, não existe lados. Eles são ilusórios.Todos perdem.Mulheres perdem seus amores, filhos,maridos,irmãos, sobrinhos,pais,primos,tios.Soldados são apenas instrumentos para líderes cheios de vaidade e imbecilidades.Homens perdem vidas, saúde e mente a troco de nada.

Este livro é para quem gosta da verdade, para quem acredita que fomos criados para viver em paz e usufruir dos mesmos direitos, sem sofrimentos. A supremacia, os lados são invenções inúteis, que não evoluem o ser humano.

Boris Pasternak retrata o horror, a verdade da guerra, o exército branco e vermelho dentro da guerra civil que matou milhares de inocentes, inclusive a mãe de Clarice Lispector, morreu com sifilis, já no Brasil, pois foi estuprada por um deles, isso a atormentou para a vida toda, nunca quis conhecer a terra de onde saiu ainda na barriga da mãe. Dou graças por não ter vivido em um tempo desse, e nem em um lugar desses!!!

Valéria Cristina 04/01/2024

Belíssimo
Ler Doutor Jivago é imergir na Rússia do início do turbulento século XX. Com uma narração minuciosamente descritiva e bela, Pasternak nos transporta para estepes e taigas nevadas, para vilas e estradas de ferro, para campos de batalha, para Moscou.

Nesse cenário natural, duas guerras mundiais, a revolução bolchevique, a guerra civil e um país em transformação constituem o pano de fundo desse romance magistral.

Filho de família privilegiada, Yuri Jivago participa das comoções sociais de seu tempo. Seu casamento com Tônia, seu amor por Lara, suas ideias políticas e sua vertente literária, seus remorsos e arrependimentos se mesclam em uma história na qual a própria Rússia se constitui em uma personagem onipresente.

Esta é uma história sobre pessoas, sobre amor e morte, o sentido da vida e o próprio universo que arrebata leitores até hoje.

O romance foi proibido na URSS, mas Pasternak conseguiu enviar o livro para o Ocidente e, em 1957, Doutor Jivago foi publicado na Itália pela editora Feltrinelli.

Gabrielli 20/10/2023

Bom livro, mas não é para todo mundo
Gostei da obra num todo, mas entendo quem não gostou. Ele não é um livro de aventura, tem um enredo lento e um formato um tanto quanto previsível (descrições históricas + natureza + enredo, repete), e, definitivamente, não é um livro para quem não tem interesse na história da Rússia soviética. A escrita é muito bonita e poética (tem alguns poemas lindos no final) e senti alguns toques autobiográficos. De forma geral, é ótimo para uma verdadeira imersão na Rússia revolucionária e da Guerra Civil.

Marcos606 03/10/2023

Doutor Jivago é um épico, que mistura romance e história. Conta a história do povo russo forçado a viver as muitas tragédias da primeira metade do século XX e fala das provações emocionais do amor nas suas formas mais complicadas. Yury Jivago é um herói trágico clássico, falho em sua incapacidade de controlar sua vida e suas lealdades, mas definido por um forte caráter moral e pelo desejo de fazer o que é certo. A história de sua vida começa com um infortúnio; seus pais morreram quando ele era criança e ele foi criado por seu tio. Mais tarde, ele se casa com uma amiga por quem tem muito carinho, mas descobre que se sente atraído por outra mulher. Ele e a sua esposa têm de lutar para sobreviver sob a ameaça da fome e da perseguição, e ele é forçado a participar nas brutalidades da guerra. Ele ainda sente saudades de Lara, apesar de seus sentimentos de lealdade para com Tonya.

No decorrer da vida de Yury, a história moderna da Rússia é revelada. Ele nasceu sob o governo czarista, mas sobrevive à Primeira Guerra Mundial, à Revolução e à Guerra Civil. Ele começa a vida como membro de uma família rica, mas é reduzido à pobreza pelo alcoolismo de seu pai. Ele continua sendo membro da intelectualidade e concentra sua atenção em questões de filosofia e religião. A revolução muda a face da sociedade russa e ele descobre que a sua história familiar e o seu estatuto de médico o tornam desconfiado das pessoas que chegam ao poder.

Yury parece destinado a um fim trágico e, em última análise, sua vida é caracterizada por breves momentos de felicidade cercados por períodos de escuridão. Ele vê todas as suas convicções desafiadas e não consegue manter seu relacionamento com nenhuma das mulheres que ama. Os poemas que ele deixa constituem alguns dos mais belos escritos do romance.

Escrito em 1957, não foi publicado na União Soviética até 1987. Um dos resultados da sua publicação no Ocidente foi a completa rejeição de Pasternak pelas autoridades soviéticas; quando recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1958, foi obrigado a recusá-lo. O livro rapidamente se tornou um best-seller internacional.

Delma 15/09/2023

Doutor Jivago
E então eu li o famoso ?Doutor Jivago?.
Pasternak aborda todo o drama da Revolução Russa através do personagem Iúri Andréievitch Jivago. Gostei muito!

Moises Celestino 20/06/2023

O maior e mais importante romance sobre a Rússia pós-revolucionária...
"Doutor Jivago" é um romance histórico do escritor russo Boris Pasternak, que também foi adaptado para o cinema por Robert Bolt em 1965, num filme dirigido por David Lean. O romance tem o nome de seu protagonista, Yuri Jivago, um médico e poeta. Trata-se de obra densa e literalmente marcante que vale a pena ser relida de tempos em tempos.

Renata_ Pandora 02/06/2023

O romance tem o nome de seu protagonista, Yuri Jivago, um médico e poeta. Conta a história de um homem dividido entre duas mulheres sob fundo da Revolução Russa de 1917.

Andy.Sena 30/05/2023

Eu culpo o livro Os segredos que guardamos por essa empreitada porque Jivago parecia algo bem empolgante e cheio de ação, intrigas, traições. Algo parecido com um filme de espião americano. Mas o que ganhei foi uma leitura bem maçante, mega cansativa e extensamente descritiva. O pior que as descrições eram páginas e mais páginas que não agregavam em nada na história, só serviam para uma ambientação de onde eles estavam, ou seja, para encher linguiça já que eu não precisava saber que aquela floresta era assim e assado ou o tipo de detalhe que havia num papel de parede num sala ou os jogos de jantar ou o lustre.
Literalmente, uma cilada.

Stella F.. 09/05/2023

Amor, Individualismo e Coletivismo
Doutor Jivago (resumo/resenha)
Boris Pasternak - 2017 / 616 páginas - Companhia das Letras

A abertura do livro se dá com o enterro da mãe de Iúri Jivago. Ele fica desconsolado e agora quem vai tomar conta dele e ser seu tutor é seu tio Nikolai, um ex-padre, e por outras pessoas que o ajudarão muito. Seu pai Jivago foi muito importante, um homem conhecido e respeitado, mas depois perdeu todo o dinheiro e não se sabe de seu paradeiro.

O pano de fundo do livro são as diversas guerras (guerra Russo-Japonesa, Primeira Guerra Mundial, Revolução de 1917, Guerra Civil e Segunda Guerra Mundial), que perpassam todos as diferentes gerações dos personagens principais: Iúri, Lara, Ródia, Nádia, Pável e Micha. Ainda como crianças eles vão presenciar a greve dos ferroviários e depois o Domingo Sangrento e muitos adultos envolvidos com essas crianças como pais, tutores e amigos, vão ser importantes e irão voltar à trama principalmente na Revolução /de 1917.

As crianças crescem e Iúri torna-se um excelente médico e Lara, que tem a mãe como dona de um ateliê de costura, acaba envolvendo-se com um homem mais velho, e apesar de gostar da situação de “amante”, depois sente-se culpada, sofre muito e entra em pânico cometendo alguns desatinos. Mais tarde, casa-se com Pável, que é apaixonado por ela desde a infância, mas pelo qual ela tem apenas carinho. Iúri casa-se com Tônia e tem um filho.

Acompanhamos a guerra e o deslocamento das tropas russas. Vencem algumas batalhas e perdem outras. E no momento Iuri e Lara estão começando a se conhecer, apesar de ele lembrar dela de várias situações da infância e adolescência. Alguns mistérios são revelados. Na primeira parte houve um suicídio no trem, e o suicida tinha um advogado. O suicida era Jivago (pai) e o advogado era o ex-amante de Lara, e Komarósvski.

Presenciamos cada vez um envolvimento maior de Iúri e Lara, mas como amigos. E depois de muito tempo na guerra, pelas circunstâncias, são obrigados a retornar para casa, e Lara vai embora sem se despedir. Iúri retoma sua vida com a família, seu filho está grande e Tônia alugou a parte de baixo do casarão em que moravam. Era uma época muito fria e estava ocorrendo uma epidemia de tifo. A Revolução está em andamento, mas ainda engatinhando, ainda estão resolvendo o que fazer em cada lugar. São feitas várias reuniões nos diferentes bairros, com conselhos municipais, há muita carência de tudo, escassez de comida e aquecimento. Mas, há quem acredite que isso é bom, é bom para os pobres. Ocorre uma demissão em massa no hospital e como Iúri resolve ficar trabalhando por lá, os antigos colegas passam a ignorá-lo. Há toda uma discussão entre Governo Provisório, bolcheviques, e como funciona.

Com toda a crise no país, a família Jivago resolve se mudar para os Urais e tentar uma nova vida. Pretendem viver do campo. Vemos a descrição de toda a viagem, os personagens do trem entre bolcheviques e mencheviques (vermelhos e brancos). Pessoas sendo recrutadas para trabalhar, geralmente as que tiveram seus negócios desapropriados, grandes empresários, comerciantes. Há muita destruição pelo caminho: estações destruídas, vilas abandonadas, e novos personagens. Pesoas que entraram no trem ao serem enganadas, policial fiscalizando pessoas, marinheiros, colaboracionistas, mulheres que foram atrás de seus homens, cada um com sua história particular. Ao final do trajeto, Iúri é convocado a se encontrar com o comissário Strélnikov.

A família Jivago chega á Varíkino. São recebidos por um casal importante do lugar, os Mikulítch. Tem um filho que tomou o partido contrário do pai, e faz parte dos chamados Irmãos do Bosque. Todos no local reconhecem Tônia como uma Kruger, já que seu avô foi importante figura da cidade, e a alertam porque empresários nesses dias não são bem-vistos. Os donos da casa e inquilinos conversam sobre arte e livros. E nessa conversa surge a lenda de que o professor Pável Antípov seja o comissário Strélnikov, com quem Iúri conversou, e se for verdade, o marido de Lara não morreu.

Iúri continua lidando com a terra, e agora apesar de não querer atuar como médico, as pessoas o procuram. Começa a frequentar à biblioteca de Iuaritín para conhecer um pouco mais sobre a região em que está vivendo, e vê que as pessoas da cidade a frequentam bastante, como se fosse um refúgio. Parece ver Lara, mas finge não a ver, apesar de admirá-la de longe. Consegue o seu endereço e a procura. Conversam, falam dos antigos amigos e da invasão do exército branco na cidade, e descobre que o local onde ela morava foi cedido ao partido, e agora ela está morando em uma casa abandonada.

Iuri está se sentindo culpado da relação com Lara, mas decide que qualquer dia vai falar com Tônia, e vai se despedir de Lara, mas é raptado pelo filho do seu protetor, Liviéri, em Varíkino, que está nos Irmãos do Bosque. Iúri não gosta nem um pouco de Liviéri, e pergunta sobre sua família, e ele não lhe dá notícias. Fica um ano e meio preso junto à essa milícia, e em uma oportunidade, consegue fugir por uma floresta de taiga.
Aqui devo confessar que achei uma parte bem arrastada e difícil. Novos personagens, cossacos, brancos, vermelhos, recrutamento de meninos, muitos deslocamentos, e apesar de muito movimento não me senti envolvida com o enredo. Apesar das muitas pesquisas que fiz, ainda assim não entendia muito sobre o que se estava discutindo.

Iúri ao fugir, percorre toda a extensão da ferrovia e consegue chegar na casa de Lara, mas acaba desmaiando. E está sempre se questionando sobre sua família. Se mudaram? Estão vivos? Ele fica doente e tem notícias da família, por uma carta. Fica sabendo que Lara ajudou à Tônia no parto de sua filha e sabe que sua família foi expulsa e estão na França.

Os tempos continuam confusos e sempre há uma insegurança. Iúri resolve arranjar um emprego e passa a dar aulas em um hospital militar. Lara e ele conversam sobre como era a relação de casamento dela com Pável, e as razões dele para entrar na guerra. E Lara então vai falar abertamente com o amante, sobre seu passado com Komaróvski. Partilham ideias sobre a vida e a natureza.

O tempo passa e eles recebem a visita de Komaróvski com péssimas notícias para eles, que diz que ele, Lara e Pável estão em perigo e que pode levá-los até a fronteira, na Mongólia (disputada pela Rússia, Japão e China) onde está sendo montado um governo externo, paralelo e que ele foi indicado a ministro. O regime está se tornando mais democrático, e as forças da revolução vão se vingar antes de sair do poder. Ele faz uma observação de que Iúri não foi feito para essa época, porque ele é individualista, e nessa época era importante o coletivismo.

"Há um certo estilo comunista. Poucos são os que se encaixam nele. Mas ninguém transgride tão claramente esse modo de viver e de pensar como o senhor, Iúri Andréievitch. Não compreendo para que cutuca o bicho com vara curta. O senhor é uma zombaria para este mundo, um ultraje. Tudo bem, se isso fosse um segredo seu. Mas aqui há pessoas influentes de Moscou. Conhecem a fundo a sua alma. Vocês dois desagradam terrivelmente aos sacerdotes de Themis da região. Os camaradas Antípov e Tiviérzin estão afiando as garras para Larissa Fiódorovna e para o senhor." (pg. 463)

Retornam a Varíkino e Iúri volta a escrever, mas sentem que a separação deles irá acontecer em breve.

“A prioridade já não é mais do homem e do estado de alma que ele quer exprimir, e sim da linguagem pela qual ele quer se exprimir. A linguagem, pátria e receptáculo da beleza e do sentido, ela mesma se põe a pensar e a falar pelo homem, e torna-se toda música, não por sua ressonância exterior e sensível, mas pela impetuosidade e potência de seu movimento interior." (pg. 479)

"Não é um acaso a sua presença no fim da minha vida, sob o céu de guerras e insurreições, meu anjo secreto, proibido; há muito tempo, no começo da minha vida, sob o céu pacífico da minha infância, você surgiu da mesma forma." (pg. 469)

Ocorre então a partida de Lara e o arrependimento de Iúri não ter ido com ela. Iúri recebe a visita de Pável/Strelnikóv onde se conhecessem melhor, falam de sua relação com Lara e sua escolha pela guerra e motivos, e algo inesperado acontece.

Lara retorna ao saber das notícias ruins sobre Iúri, e ajuda ao meio-irmão dele organizar os seus poemas. E não sabemos mais notícias dela, do que aconteceu a ela. Até que se passam os anos e o enredo está na Segunda Guerra Mundial e dois antigos amigos, Gordon e Dúdorov se encontram e conversam sobre o passado. Conversam sobre Tânia, uma moça que conhecem, que comenta sobre sua mãe, que supõe que a abandonou e do suposto pai, e que tudo indica que sejam Larissa e Komarósvski. Parece que a mãe sumiu (foi para os Gulag). Ela é filha de Iuri.

Isa409 05/04/2023

Achei a leitura bem chata, o livro é bem detalhista e a história é arrastada. Confesso que foi bem difícil manter a atenção, tive que fazer um esforço enorme para terminar