O Doutor Jivago

O Doutor Jivago Boris Pasternak

Resenhas - Doutor Jivago

Tiago 21/02/2015

Não irei mentir, este livro, como todos os que li da literatura russa, é de leitura bastante complexa. Comecei a lê-lo em um ritmo lento, é difícil se situar em um romance russo, todas as palavras soas complicadas, desde o vocabulário, ao nomes e sobrenomes cheios de vogais, e difíceis de se recordar.
Mas todo o esforço vale a pena, após "pegar o ritmo" da leitura, você se deixa absorver pela história de Iúri, tão comovente e sofredora, e vai embarcando na história russa durante o período da Revolução. Creio que a leitura deste livro, me fez ter uma ideia melhor do que foi o comunismo, em suas virtudes, e principalmente em seus defeitos, À todos que um dia como eu, louvaram a esquerda como a solução dos problemas, o romance nos faz refletir se existe realmente um sistema social que nos traga equilíbrio, ou se sendo o homem seu próprio lobo não haverá sempre por deturpar mesmo a mais honesta das intenções.
Recomendo este livro à todos meus amigos, tenho certeza que será grande o enriquecimento pessoal de quem se dispuser a fazer esta leitura.

Jean 17/08/2014

A literatura russa nunca me decepciona...
Me parece que por vezes, se dissesse "esse livro pertence a literatura russa" já bastaria para qualifica-lo como excelente. Saliento aqui três pontos importantes para os quais me atento a leitura da obra. O primeiro é a paisagem, Pasternak usa de forma brilhante sua capacidade descritiva para nos trazer a imaginação a paisagem vasta da Rússia, o segundo são as relações sociais, a trama envolvendo sua esposa Tonia, o afastamento, o romance com Lara, o relacionamento com outros personagens, marcada fortemente pelos climas ao qual nosso protagonista Iuri Jivago vive em meio a aquilo que cito em terceiro, o contexto histórico do livro. Atento-me a este terceiro porque Jivago vive momentos importantes do povo russo, as revoltas populares do começo do século em especial o "Domingo Sangrento", o fracasso da guerra contra o Japão, a Primeira Guerra Mundial e claro, A Revolução Russa, passando pelo governo provisório dos Mencheviques, pela Revolução de Outubro e tomada do poder pelos bolcheviques, e o início da União Soviética. É importante levar em conta o relato pessoal de Jivago que é de certa forma o relato pessoal de Pasternak, insatisfeito com os rumos que a Revolução tomara.

Monique Nóbrega 24/04/2014

Cansativo, quase chato...

Luis 17/02/2014

O obscuro labirinto da alma russa
Os amantes do futebol sabem bem o que é isso : como escolher entre o pragmatismo de uma seleção campeã, como a de Parreira em 1994, ou a arte dos craques de 82 que, comandados por Telê Santana, ficaram pelo caminho no Estádio Sarriá ? A resposta depende inteiramente do referencial conceitual que cada um tem do fabuloso esporte bretão.
Tal como no exemplo acima, o julgamento de um livro tem relação direta com as ideias de cada leitor sobre literatura.
Assim como nem todo mundo que faz poesia pode ser chamado de poeta, quem escreve um romance não se converte necessariamente em romancista. Boris Pasternak, ganhador do prêmio Nobel em 1958 (obrigado a recusar por pressões políticas), autor de Dr.Jivago, era um poeta.
Talvez, desde o sucesso estrondoso da versão cinematográfica do livro, ganhadora de 5 Oscars, a imensa maioria dos que se interessam pela obra mais famosa de Pasternak vem em busca da história de amor entre Lara e Jivago, eixo central do filme de David Lean. Esse é um dos inúmeros obstáculos de Dr.Jivago, o livro : Lean extrai fragmentos da história para reconstruí-la de forma palatável às grandes plateias. Pasternak, ao contrário, traz a Guerra e a Revolução para o primeiro plano, sendo o relacionamento entre os protagonistas um mero adendo ao longo das quase 700 páginas do volume e, além do mais, está longe de facilitar a vida do leitor. Reversão radical das expectativas.
Na edição que adquiri (Edições Best Bolso, 2013), há no início uma relação de alguns dos personagens, no estilo “quem é quem”. Foi providencial. Pasternark, numa espécie de pegadinha permanente, se refere a eles ora por seus nomes próprios, ora por sobrenomes, às vezes pelos nomes completos e frequentemente por apelidos. Só como exemplos, Jivago, além da denominação título do romance, também é chamado por Iúri Andreevicht, Iura ou Iurotchka. O amigo de Jivago, Kólia, também aparece como Vedeniapin e Nikolai Nikolaievitch. Essa dificuldade por vezes é desanimadora.
Aliado a isso, a vocação poética do autor privilegia a construção de grandes imagens em detrimento de uma elaboração mais clara e lógica da história. A impressão é que Boris nos carrega pela mão, de olhos vendados, até os bosques russos e depois nos abandona. O cenário é lindo, mas a procura desesperada por uma trilha embota a percepção dessa beleza. Essa concepção, embora profundamente pessoal, pode ter ressonância junto a outros leitores : creio que, na literatura, deva existir um equilíbrio entre forma e conteúdo, de maneira que a magia da arte, que acorrenta o espirito às suas páginas, se faça presente. “Dr, Jivago” é todo forma, com o conteúdo se sujeitando à essa lógica.
Á medida que a leitura (arduamente) avança, os fatos e personagens vão se sobrepondo em situações tão caóticas quanto o próprio ambiente russo revolucionário. Talvez sejam necessárias pacientes releituras, e algum conhecimento factual do período, para perceber efetivamente a complexa inter relação dos fatos proposta por Pasternak.
Mais sorte terão os leitores que, ao abdicarem do pleno entendimento da trama, concentrarem-se no desfrute vagaroso dos grandes painéis pintados pelo autor , encarando o livro como uma crônica poética dos anos mais turbulentos da história russa.
Conforme já escrito acima, Boris Pasternark, antes de qualquer coisa, foi poeta, já consagrado quando da publicação de “Dr.Jivago”. Ao escrevê-lo, embora tenha contrariado o que eu, como leitor, percebo enquanto elementos da boa ficção, foi extremamente fiel à sua vocação maior. Que o diga o júri do Prêmio Nobel.
A propósito, eu prefiro a seleção de 1982. No futebol, pelo menos, sou mais poético.

Simoni 30/09/2013

Requer dedicação, mas vale a pena!!
Requer muita dedicação e paciência!! Não que o livro seja ruim, pelo contrário, é realmente muito bom. Mas não aceita uma leitura apressada ou leviana. Talvez, pelo cunho histórico e poético que possui, se torna bastante cansativo em algumas partes, mas também é uma história muito rica e interessante, por isso, vale a pena perserverar e continuar a leitura.
O autor, Boris Pasternak, é bastante detalhista ao traçar o cenário: a Revolução Russa e os confrontos entre bolcheviques e mencheviques. Mais do que uma história de amor, o livro traz uma crítica a revolução, seus ideais e as consequências arrasadoras que teve na vida dos russos da época, principalmente do protagonista Iuri Jivago.
Na verdade ainda não terminei de lê-lo, mas deixei-o na cabeceira da cama para ler aos poucos, em momentos mais calmos e enquanto isso vou lendo outros livros de texto mais leve.

Felipe 12/09/2013

Uma leitura cheia de detalhes e que se deve apreciar aos poucos
Doutor Jivago : Conta a história de Iuri Jivago durante a revolução e da guerra civil entre o exército branco e o vermelho ocorrida na Rússia.

Nenhum personagem histórico da revolução russa é citado. Resumindo a obra, ela nada mais é do que as consequências nefastas ocorridas durante a revolução. A única coisa que se deve ter conhecimento antes de ler o livro é o conceito de Bolchevique "maioria" composta por pobres. Eram radicais. Queriam a revolução e a instalação do comunismo. Chamados de VERMELHOS composto por camponeses e operários que por ventura se fosse preciso pegaria em armas para derrubar a coroa de Czar.
Mencheviques "minoria" composta por burgueses. Defendiam a democracia, Revolução através de eleições. Queria a instalação do capitalismo. Chamado de BRANCO. BRANCOS tiram o rei e ficam no poder em fevereiro, no mesmo ano em outubro os VERMELHOS tomam os poderes dos Mencheviques e instalam o Comunismo.

O livro por si só é excelente, porém é preciso ler aos poucos, e no meu caso ficou uma sensação de alongado no final, mas no final deu a sensação de ter conhecido uma história belíssima carregada de tristeza e tragédia.

Teco 17/05/2013

Mostra a vida difícil da guerra e de um grande amor.

otxjunior 10/08/2012

Doutor Jivago, Boris Pasternak
A literatura russa é conhecida mundialmente como uma das mas ricas entre toda a literatura universal. Mas também sabe-se que sua leitura é densa e, por vezes, cansativa. E por isso não quis que minha primeira incursão neste universo se desse através de uma obra que eu desconhecesse completamente. Daí optei por Doutor Jivago, cuja adaptação cinematográfica já havia apreciado algum tempo atrás. Embora, desse filme, apenas me recorde da bela história de amor e da não menos bela Julie Christie, no papel de Lara Antipova.
Doutor Jivago é um conto épico sobre os efeitos da Revolução Russa, particularmente sobre um cidadão respeitável, poeta, filósofo e médico, cuja vida é interrompida pela guerra e por seu amor por Lara, a esposa de um revolucionário. Sua natureza artística torna-o vulnerável à brutalidade e crueldade dos bolcheviques. Nos primeiros anos da revolução até à implantação do Comunismo, percebemos a ingenuidade do jovem Jivago gradativamente se transformar em amargura e descrença nas diretrizes "libertárias".
Boris Pasternak (Prêmio Nobel de Literatura), talvez por ser mais poeta do que novelista, dedica muito tempo descrevendo aspectos naturais da paisagem russa, enquanto poucas linhas são suficientes para retratar um funeral ou um casamento, por exemplo. Portanto esta obra se estabelece mais como um romance de reflexão, de ideias, de símbolos do que qualquer outra coisa. O que requer dedicação (e, às vezes, até mesmo paciência) do leitor, que, no entanto, é recompensado por cenas que não sairão facilmente da memória e pela grande lição de humanidade transmitida.

João 09/10/2012minha estante
É um livro volumoso e complexo.

cintilante 21/12/2010

E somos a derradeira lembrança de tudo que foi infinitamente grande, de tudo quanto se fez no mundo durante os milênios que decorreram entre eles e nós, e, em lembranças daquelas maravilhas, nós respiramos, nós amamos, nós choramos.

Esqueça o filme. Dr. Jivago não é meramente uma história de amor. É um livro sobre a História, sobre como ela é feita da soma das vidas das pessoas comuns, seus amores e dores, suas ideias e ideais (ou ideologias, no caso...), suas crenças e medos - essas pessoas que oprimem e são oprimidas, fazem a revolução, escrevem livros, amam e traem, e se perguntam sobre o que acontece depois que se morre. Um épico. Eu poderia citar tantos trechos de que gostei, que quase transcreveria o livro.

Ninguém faz a História, não é ela vista, da mesma maneira que não se vê a erva brotar. As guerras, as revoluções, os czares, os Robespierres são seus fermentos orgânicos, sua levedura.

Lude 30/10/2010

Monumental.
Serei sincero: se você está procurando uma leitura divertida e leve para se distrair, não leia "Doutor Jivago" agora. Este é um livro para ser ler com calma, para ser degustado, repleto de imagens fascinantes que evidenciam que se trata de um romance escrito por um poeta. Como um bom romance russo, é repleto de personagens, aos quais o autor se refere por meio de sobrenomes, nomes combinados com patronímicos e diversos apelidos e diminutivos (estes últimos uma mania russa). Isso pode confundir os desatentos.

Altamente recomendado para todos os leitores de boa vontade e sem pressa. Clássico!

Guilherme 28/02/2011minha estante
Gostei do que você escreveu. Condensou muito bem, mas sempre com algo a dizer. Me espantei com a força das descrições de Pasternak. Eu senti cada gosto, cheiro, ambiente, aroma...

Pedróviz 12/05/2011minha estante
Faz um tempo que inciei a leitura de um velho volume do Doutor Jivago e percebi mesmo a riqueza de detalhes das descrições, que dão a sensação, mais tarde, de se ter visto um filme. Muito bom, mas, como você disse, é para se ler sem pressa mesmo...

João 10/10/2012minha estante
Concordo plenamente com você.

Jooy 07/06/2021minha estante
Resenha ótima. Com dicas e observações mto convenientes para quem tá caindo de paraquedas na leitura e não sabe o que esperar :)

Luca Coelho 29/09/2010

Muito bom!!! A revolução russa como vista pelos próprios russos. Ótimo livro. O dr. Yuri virou meu herói de infância =)
Guilherme 28/02/2011minha estante
Ah, foi?

San... 27/01/2010

Uma linda história situada na época da revolução Russa. Enterneceu meu coração a história de Yuri, seu bom coração, sua pureza muitas vezes infantil, a maneira como buscou sua amada até o fim de seus dias. Uma história triste, marcada por sofrimentos e mesmo assim muita linda mesmo. Vale a leitura.
Cissa 23/08/2010minha estante
San...
Linda história que se completa magistralmente com o filme.

Bano 30/11/2009

Amor, Revolução e Esperança
1. Introdução:
"Doutor Jivago", escrito por Boris Pasternak e publicado em 1957, é um romance épico que se passa durante a Revolução Russa e o período pós-revolucionário. A história é ambientada na Rússia do início do século XX e segue a vida do protagonista, Yuri Jivago, um médico e poeta.

2. Enredo e personagens:
O enredo de "Doutor Jivago" abrange um amplo período histórico e aborda temas como amor, guerra, política e os desafios enfrentados pelos indivíduos durante um período de grande agitação social. Yuri Jivago é retratado como um personagem complexo e sensível, cuja vida é afetada pelas mudanças políticas e sociais que ocorrem ao seu redor. Ele se envolve em um triângulo amoroso com Lara, uma mulher intensa e misteriosa, e Tonya, sua esposa leal.

Ao longo da narrativa, Yuri enfrenta inúmeros desafios pessoais e políticos, que moldam sua visão de mundo e suas escolhas. Os personagens secundários também desempenham papéis significativos na história, retratando as diferentes facetas da sociedade russa da época. O desenvolvimento dos personagens é marcado por conflitos internos e externos, destacando suas complexidades e proporcionando uma visão abrangente da sociedade em meio à turbulência revolucionária.

3. Temas e mensagens:
"Doutor Jivago" aborda uma série de temas e mensagens profundas. A busca pelo significado da vida, a importância do amor e a luta entre ideais e realidade são temas centrais do livro. Boris Pasternak explora a contradição entre a aspiração individual à liberdade e a opressão política e social que acompanha períodos de mudança. O romance também explora a conexão entre a arte e a vida, revelando como a criatividade e a poesia podem fornecer consolo e esperança em tempos difíceis.

Por meio da história de Yuri Jivago e dos personagens que o cercam, Pasternak faz uma crítica à desumanização causada pelo regime comunista e aos efeitos devastadores da guerra. O autor destaca a importância dos relacionamentos humanos e do amor como forças capazes de transcender as adversidades e manter a esperança viva.

4. Estilo de escrita e narrativa:
Boris Pasternak demonstra um estilo de escrita lírico e introspectivo em "Doutor Jivago". Sua prosa poética envolve o leitor, fornecendo descrições detalhadas e vívidas que capturam tanto a beleza quanto a brutalidade do ambiente em que a história se desenrola. Pasternak também utiliza a técnica narrativa de alternar entre os pontos de vista dos personagens, permitindo que o leitor obtenha diferentes perspectivas sobre os eventos e compreenda as motivações de cada um.

A estrutura do livro é fragmentada e apresenta saltos temporais, refletindo a natureza caótica e fragmentada da época retratada. Embora isso possa dificultar a leitura em certos momentos, também acrescenta profundidade à narrativa e ao desenvolvimento dos personagens.

5. Análise crítica:
"Doutor Jivago" é uma obra ambiciosa e complexa, que retrata de forma magistral os eventos históricos e as questões humanas que permeiam a Rússia durante a Revolução. O enredo, embora apresente momentos arrastados em seu início, ganha força à medida que a história avança, proporcionando ao leitor uma experiência emocionalmente envolvente.

Um ponto de crítica pode ser o grande número de personagens com nomes complicados, que pode dificultar a compreensão e o acompanhamento da trama em certos momentos. No entanto, os capítulos "Regresso a Varikyno" e "O Fim" se destacam como pontos altos da narrativa, revelando o talento de Boris Pasternak para criar cenas poderosas e cativantes.

No geral, "Doutor Jivago" é uma obra-prima literária que oferece uma perspectiva profunda e multifacetada sobre a condição humana e o impacto das grandes transformações históricas na vida individual. A escrita habilidosa de Pasternak e sua capacidade de criar personagens complexos e memoráveis fazem deste romance uma leitura valiosa e inesquecível.
João 10/10/2012minha estante
Concordo.