Doutor Jivago

Doutor Jivago Boris Pasternak

Resenhas - Doutor Jivago

Rafael.Gouveia 18/01/2022

Doutor Jivago
Antes de iniciar a leitura recomendo que busque informações sobre a revolução russa. É um romance interessante, apresenta um cenário caótico, uma Rússia em guerra e um povo sofrido. Valeu cada minuto dedicado a leitura desse livro.

Gertrudes 17/01/2022

Ñ é um Guerra e Paz, mas têm seu valor
Confesso que a narrativa de Pasternak não me cativou. Sua escrita me pareceu irregular, por ser poeta o autor têm momentos realmente inspirados mas esse talento poético não se estendeu a sua construção de personagens. Não consegui me simpatizar com nenhum dos principais. Era para ser uma história de amor mas o romance de Jivago e Lara não me convenceu. Me engajei muito mais na leitura quando Pasternak se dedicava aos relatos históricos e as suas críticas a ditadura vigente e em especial nos relatos de personagens secundários que tinham um caráter oral que me agradou muito. Esse livro também possui várias coincidências que a princípio podem parecer forçadas mas Pasternak conseguiu torna-las coesas além de darem certo charme a trama. Contudo, de forma geral, acredito que tirando o contexto histórico em que este livro está inserido é um romance apenas ok.

brunossgodinho 09/01/2022

Essa é uma resenha de uma memória afetiva.

Li esse livro pela primeira vez há mais de dez anos. Estava no final do Ensino Médio, possivelmente em meados de 2010. Salvo engano, ganhei meu antigo exemplar da BestBolso de presente de uma querida amiga.

Doutor Jivago permanece até hoje como um dos primeiros livros que li na minha vida adulta. Já tinha, então, dezessete anos no ano em que faria dezoito. Lembro de passar ao menos um mês com esse livro me acompanhando, na mochila, entre aulas e viagens de transporte público. Lendo sobre cidades e pessoas isoladas em comunidades rurais ou urbanas, cobertas de neve, enquanto ia e vinha pela minha cidade no clima quente e nas estações de trem abarrotadas de pessoas.

Esse livro forneceu-me a única citação literária que guardei por muito tempo comigo, ainda que não a saiba de cor até hoje. Mal sei o começo. Por isso a deixei no meu perfil do Skoob. Sempre quis ter essa memória disciplinada que vemos em filmes estrangeiros em personagens com gosto literário apurado, pessoas que sabem citações inteiras de cor. Isso demanda, claro, que você tenha lido o livro, o poema, enfim, por vezes incontáveis. Doutor Jivago permanece, como a maioria dos livros que já li, um livro de uma única leitura para mim.

Pensando sobre esse livro hoje, lembrar dos detalhes de sua narrativa não é tão importante quanto a memória de tê-lo lido num período pouco definido da vida. É verdade que essa memória não é forte no sentido de rememoração (de lembrar de detalhes, rostos, gestos), mas ela está lá, no fundo, ainda cintilando um afeto de outros tempos: o afeto, que era paixão, pela amiga; o afeto da literatura, que era fuga, distração e imaginação; o afeto pelas comunidades (escola, bairro, pré-vestibular, transporte público), efêmeras ou não, que formaram o caminho que trilhei durante essa leitura.

helena 22/11/2021

700 páginas onde nada acontece
eu amo livros lentos. se você entrar pra ver quais são os meu livros favoritos, a maioria tem +500 páginas e são basicamente focados só nos personagens. mas meu deus, esse livro ultrapassou todos os limites

não acontece nada. tipo absolutamente nada. o personagem principal é um idiota que não faz nada o livro todo, e só vai vivendo a vida. e aparentemente era pra ele estar apaixonado por não sei quantas mulheres mas nada desse sentimento é realmente mostrado, a gente só sabe que eles se amam e ponto.

eu tô muito decepcionada de verdade, eu tava muito animada com o livro e com a escrita do autor, q eu sabia que era bem bonita porque ele escreve poesia e tal, mas não vale a pena nenhuma ler esse livro só pelas raras partes em que tem uma frase bonita.

E OS PERSONAGENS? tipo eu to acostumada com livros russos onde saem 20 mil personagens do bueiro e tem 5 nomes diferentes (alô tolstoy) mas nesse eu simplesmente não entendia a relação entre eles. surgia amigo do jivago não sei da onde e eles não tinham papel nenhum na história, só estavam lá por estar

sabe quando você lê umas páginas mas não absorve nada do que realmente tava escrito? sou eu com esse livro. li 700 páginas e não consigo te dizer uma coisa de importante que aconteceu. que dor
Ziza 03/12/2021minha estante
Tô sentindo a mesma coisa e olha q ainda estou em 13% da leitura :(

helena 03/12/2021minha estante
pois é, vi muita gente elogiando a escrita e como o livro é muito bom, e apesar de eu ter adorado algumas frases e realmente achar que o autor escreve muito bem, não acontece absolutamente nada e eu não me prendi nos personagens. se você continuar se sentindo assim depois de um tempo lendo, desiste mesmo rs não tem mal nenhum, e eu te garanto que o resto do livro é praticamente a mesma coisa

Ziza 03/12/2021minha estante
Bom... Vamos ver no q q dá! ;)

helena 03/12/2021minha estante
hahaha boa sortee

brenin 16/09/2021

Uma guerra e o amor?
Quando iniciei a leitura desse livro, eu não sabia nada da história e tinha uma grande apreensão por conhecer a fama da literatura russa. Ao longo do livro, percebi que não era tao difícil a leitura quanto eu imaginava, a única dificuldade que tive foi na questão dos nomes dos personagens, talvez eu tenha perdido um pouco da história em decorrência disso.
É perceptível a crítica ao governo soviético, o que fez esse livro ser proibido na URSS. Além das alusões históricas, que devem ser em sua maioria muito apuradas, o que me prendeu na leitura foi a incrível história de amor entre Jivago e Lara. Realmente uma história de amor incrível.
Um ótimo livro para quem ja tem interesse por literatura russa e para mesmo aqueles que não conhecem muito.

Michela Wakami 27/08/2021

Corre que é cilada Bino
Com uma escrita prolixa e arrastada, esse livro me levou ao cansaço mental.
Não consegui me apegar a nenhum personagem, a única coisa que salvou, foram as informações históricas.
Carlos Souza 27/08/2021minha estante
Amei o título kkkkkk

?????

CPF1964 27/08/2021minha estante
Não recomendado para portadores de dores lombares..... Uma carga muito pesada de ler.

Michela Wakami 27/08/2021minha estante
Eu não recomendo para nenhum ser vivente do nosso planeta. ???????

Rebeka 27/08/2021minha estante
Também adorei o título...kkkkkk

Obrigada, Rebeka. Kkkkk.

Carolina.Gomes 27/08/2021minha estante
Já soube q é uma maçada.

Michela Wakami 27/08/2021minha estante
Sorte sua, Carolina. Não tive a mesma sorte, de saber antes de comprá-lo.

Douglas Finger 27/08/2021minha estante
Kkkkkk que medoo, to foraa

?????

Michela Wakami 28/08/2021minha estante
Kkkkkkkkk.

Catia Gama 16/08/2021

Importante leitura
Terminei o livro com a sensação de que o amor, apesar de td sobrevive, que apesar de todas as dificuldades é necessário ter esperança em um futuro melhor.

É um livro muito importante e necessário, não à toa foi proibido na Rússia, mas é preciso entender a história através do romance e repensar, sempre o nosso futuro.

Diana Vila 18/07/2021

Ama ou odeia? ?
Dizem que este é um livro que ou você ama ou você odeia. Eu particularmente gostei muito?

Sempre que pensamos em história da Rússia na primeira metade do século XX, pensamos nas guerras e nas revoluções, nos grandes nomes que a fizeram. Em Doutor Jivago além desses acontecimentos, nós acompanhamos o drama do povo russo de todas as classes sociais; as dificuldades e a condição de miséria; as dúvidas, as inquietações e convicções políticas e filosóficas que afligiam o povo a cada decisão daqueles que estavam no poder. Tudo isso escrito por alguém que estava lá durante os acontecimentos, por isso eu acho que esse é um romance de muito valor histórico.

Pasternak não escreveu um romance baseado em documentos históricos, ele viveu a história e baseou seu romance em sua experiência de vida.

Acho que isso já vale a leitura ?

Karin 28/06/2021

Um livro épico, poético, sublime em muitos momentos mas que não a história não me envolveu totalmente. Retrata bem o impacto da revolução na vida das pessoas e crítica o regime sem que seu crítico não seja duramente afetado pelos acontecimentos.

Fernando.Dias 20/06/2021

Leitura para degustar
História, drama, romance, política, tendo como pano de fundo a Rússia do início do século XX. O foco está no sofrimento e perseverança da população em meio a revoltas, revoluções e guerras (civil e mundial). Muito bem escrito (e traduzido diretamente do russo por Sônia Branco), utilizando metáforas certeiras na descrição de paisagens e do estado emocional dos personagens. Há surpresas e reviravoltas, entretanto elas não são muito valorizadas pela narrativa, o que acaba dando um ritmo lento ao enredo. Uma obra para degustar, sem pressa.

Jooy 14/06/2021

Um livro incrível que não me prendeu tanto
Antes de tudo, minha nota foi dada de forma a equilibrar o conteúdo da obra e a experiência que tive ao lê-la.

Dr. Jivago realmente é um livro com críticas sociais e políticas maravilhosas, com referências a arte e outros temas que nos fazem refletir e ver beleza nas coisas (aqui cabe ressaltar os poemas de Jivago, que se encontram no final da obra).

A história se passa em um contexto onde a revolução de 1917 permeia toda a sociedade russa (precedida por acontecimentos que ocorreram em 1905). E, nesse ambiente vive Iúri Jivago, Larissa (Lara) Fiodórovna, Antonina (Tônia) Aleksándrovna e Pável (Pacha) Antípov. Personagens esses que vão se cruzando e sofrendo mudanças ao longo da vida juntamente com a revolução que vai também mudando toda a Rússia.

A obra nos mostra a triste realidade de miséria e de outros problemas sociais que chegou no país antes e durante a revolução, a hipocrisia e/ou ingenuidade das pessoas, a incerteza e desespero que sempre ocorre em tempos de guerra, a tentativa de sobreviver e de viver uma vida melhor, os extremos a que os indivíduos chegam pra alcançar seus objetivos, a opressão, a solidão etc. Mas sempre se focando, de forma majoritária, na jornada do médico Jivago, nos seus pensamentos e ideias acerca do mundo a sua volta e no seu amor por Lara.

Para mim, até metade do livro a escrita foi muito arrastada e, com muitas passagens que poderiam muito bem ser retiradas sem estragar a essência do livro. A presença de vários nomes de personagens (em russo, obviamente) e de suas variações também me confundiu em alguns momentos. Na maior parte da leitura, inclusive, achei que não iria acabar nunca. Com isso, senti que estava apenas lendo por obrigação mas, como fazia parte de uma Leitura Coletiva e eu queria terminar, fui até o fim. Porém, depois da primeira metade houve uma mudança no ritmo que melhorou um pouco a experiência.

Ademais, entendi a importância e o porquê de Dr. Jivago ser premiado com um Nobel, entretanto, vale dizer que não é um livro pra ser lido rapidamente nem é para todos os tipos de leitores. Acredito também que é interessante fazer pesquisas externas durante a leitura para melhorar seu entendimento e enriquecer ainda mais a experiência da obra.

PS: Foi o primeiro livro russo que li. Acredito que esse foi também um fator de grande influência pra mim.

Cynthia 25/04/2021

O livro descreve a trajetória do Dr. Jivago durante a primeira metade so século XX. Retrata as guerras e revoluções da época e como este medico sobreviveu a esse período. Mostra ainda os amores vividos por ele nesse período conturbado da Rússia.

Renan 26/03/2021

Doutor Jivago ou Yury Andreyevich
Doutor Jivago é um prato cheio para leitores que busquem uma história complexa e filosófica, a inimaginável capacidade que Boris Paternask teve de conseguir unir tantos personagens com pensamento distintos em uma história envolvente. A cada capítulo do livro é uma descoberta surpreendente,Iuratch, Doutor jivago, ou simplesmente Yuri, são utilizados para designar o mesmo personagem, isso é estranho? não , a naturalidade que o autor trouxe para os diálogos revelam a intimidade e a tensão vivida por cada personagem.
Além de ser um romance histórico,o livro se propõe a uma reflexão extremamente complexa do percurso que levou a formação da revolução russa em 1917 e de como o desenvolvimento tecnológico tornou a guerra "uma maquina mortífera para as nações envolvidas no conflito diretamente e indiretamente" parafraseando uma reflexão do médico.
Esse livro é de uma riqueza filosófica surpreende, os diálogos que o foco é a história ou o que é a arte é simplesmente uma aula de figuras de linguagens.
Eu adorei muito a história, entendo que ficou decepcionado com o final, mas provavelmente não que foco do livro não é o romance e sim a sutiliza dos autores soviéticas que tentavam se posicionar diante do novo autoritarismo emergente na Russia.
É um um livro, como Nós do Zyamiatin,que nos levam a reflexões profundas sobre a histórica soviética longe das idealizações que aprendemos na escola.

Luigi.Schinzari 24/01/2021

Sobre Doutor Jivago, de Boris Pasternak:
A ficção histórica é um prato cheio para os admiradores da boa literatura. Alguns de seus grandes expoentes como Guerra e Paz, Educação Sentimental e Vida e Destino -- para ficarmos apenas em alguns -- são verdadeiras experiências de como se narrar a vida de personagens interessantes e seus conflitos em meio a eventos marcantes de nosso passado; acredito que o elemento histórico ressalta opiniões, caráteres, crenças e todo o pensamento das pessoas retratadas nesses livros, sendo um pano de fundo marcante para trabalhar um romance que visa retratar um período e as mentes ali criadas e desenvolvidas, além do momento escolhido ser esmiuçado para o leitor curioso por história. Doutor Jivago, romance de 1957 escrito por Boris Pasternak (1890-1960), vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1958, sem dúvidas é um dos melhores exemplos de romance histórico, pois, perpassando por todo um panorama vasto da história da Rússia, de 1905, em seu Domingo Sangrento e o burburinho revolucionário, até a tensão entre a já União Soviética e a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, bem no calor fértil que a Rússia proporcionava naqueles anos, encontra tramas e personagens fortes, carregadas e ligadas pelo protagonista homônimo do título, Iúri Andréievitch Jivago, um médico, vivenciando tudo em tempo real.

Acompanhamos Jivago desde sua infância ao lado do tio Nikolai, logo após o falecimento de sua mãe, e o vemos deixar a inocência de sua infância junto aos amigos para um adolescência espirituosa e de traços intelectuais até se formar em medicina e se enveredar para os grandes autores de seu país -- amplamente discutidas aqui e acolá durante a obra --, tendo contato com nomes como Tchekhov, Tolstói e Púchkin; junto ao conhecimento e a medicina, Jivago nutre paixões ao longo do romance, passando entre o amor matrimonial até o adultério mais angustiante para si mesmo, homem já formado e com uma família para criar nesse ponto do livro. Toda sua história é influenciada diretamente pelos acontecimentos da Revolução de 1917 e seus antecedentes e, principalmente, suas terríveis consequências, moldando o caráter dele, antes crente nas boas-novas que o governo bolchevique traria a Rússia, e, com o desenvolver da narrativa e as barbaridades ocorridas ao seu redor, sua desilusão com os ideais comunista e o novo Estado soviético.

Pasternak preenche sua obra com dezenas de personagens, guiando Jivago de um evento a outro, tornado o livro inesgotável e cíclico: há idas e retornos, tanto para os locais visitados -- Moscou e a fictícia Varíkno, as principais localidades do romance e eternos pontos de volta e de partida de Jivago e seus conhecidos -- quanto para personagens, sempre cruzando com ele e deixando-o (ou sendo deixado) repentinamente, apenas para voltar em algum momento necessário para a grande história que está sendo traçada. Nas mãos de um autor menos hábil, as coincidências impostas ao leitor e sua boa-fé e senso de descrença seriam um incômodo, mas, nas mãos de Pasternak, torna-se um elemento a ser analisado de forma minuciosa e necessário para a trama, eximindo-se de qualquer culpa seja por sua trama envolvente, seja pela narração que sempre nos lembra do acaso e do destino.

O contexto histórico, por sua vez, é o que distingue essa de outras grandes obras. Doutor Jivago consegue retratar de forma fidedigna e aprofundada os sentimentos populares entorno dos acontecimentos turbulentos da primeira metade do século XX na Rússia. A revolução, antes encarada como algo benéfico, começa a dar seus tons autoritários logo após a tomada do poder, e seus reflexos estão claros ao longo de todo romance com os conflitos ouvidos por uma personagem, o deslocamento forçado de uma capital para o interior por conta de rumores sobre perseguição -- os acontecimentos históricos que cercam Jivago nunca assumem o protagonismo da história, apenas estão lá, encarando-o e nos vislumbrando, influenciando sua vida, mas nunca posta como um estandarte. Não vemos Lênin, Nikolai II, Stálin, Trotsky, mas estamos ali com o pequeno proprietário, o médico, as crianças, acompanhando os mandos e desmandos daqueles que, independente de suas crenças, tornam a vida de seus cidadãos mais difíceis, e é a muito custo que essa realidade começa a se fixar na mente do antes crente Jivago e de muitos ao seu redor, todos desiludidos com o comunismo, antes tão promissor e redentor, agora tão despótico e cruel quanto a monarquia Romanov.

E é nesse contexto, campo fértil para momentos de desgraça -- exploradas muito bem pelo autor --, que Pasternak apresenta uma espécie de respiro com exemplos de amor puro, de apego a sentimentos nobres, a paixão pela boa cultura e a esperança de um futuro melhor inquebrantável. Saber trabalhar episódios trágicos de morte e devastação, vastos no livro, aliado a descrições de elevação do homem e de seu espírito por conta da beleza, do amor e da arte -- discute-se até mesmo a questão imposta por Dostoiévski em O Idiota sobre a salvação do mundo --, é, acredito, a maior qualidade de Doutor Jivago. A pena de Pasternak sabe dosar perfeitamente as doses entre o horror e o belo, e sem dúvidas em Doutor Jivago tal conflito, assim como o choque entre ideias, cidades e personagens, como já citei previamente, é basal para a estrutura do romance histórico apresentado. Ao contrário do que pode se pensar, Doutor Jivago não é épico por conta de seus acontecimentos grandiloquentes, mas sim por tecer tão bem uma história íntima contornada e levada por eventos que fogem ao nosso controle, aliada a uma escrita refinada e reflexões profundas sobre o homem e sua história.

Klelber 17/01/2021

Grandioso
Eu demorei pra ler ele todo, parei um tempo, levava tempo pra entender a ligação das narrativas, mas valeu. É um livro pra ser lido devagar, com paciência.