Histórias sobre ética

Histórias sobre ética Machado de Assis...

Resenhas - Histórias sobre ética

Marruda 06/03/2024

Ele é bom, as histórias não te prendem muito, mas são curtas, tem boas lições de ética, como o nome diz, é rapidinho de ler, não é ruim mas não é o melhor

Daphine 15/07/2023

Livro de escola
God knows what is hiding in those weak and drunken hearts
Guess he kissed the girls and made them cry
Those hard-faced Queens of misadventure
God knows what is hiding in those weak and sunken lies
Fiery thrones of muted angels
Giving love but getting nothing back

Oh, People help the people
And if you're homesick, give me your hand and I'll hold it

Maria16556 28/03/2023

Não é tão ruim
A leitura é bem antiga e em alguns pontos é bem difícil de entender, mas algumas histórias são até que interessantes, obviamente não é tão interessante quanto os livros de romance e fantasias dos dias de hoje mas para um livro didático de escritas dos anos de 1840 a 1950 é um dos melhores.
As histórias envolvem temas polêmicos e bem diversos além de serem escritas por 11 escritores diferentes e pelas avaliações ruins que ouvir falar ele até me surpreendeu.
MariaFl 31/03/2023minha estante
Eu odiei

Maria16556 02/04/2023minha estante
Não foi tão ruim teve algumas histórias até que boas

sara 03/06/2022

Com certeza o livro poderia seria mais interessante. Algumas das histórias realmente nos fazem pensar sobre ética, porém alguns dos contos são chatos e tem foco em algo mais e não as relações éticas e antiéticas da sociedade.

Camila 28/04/2022

Não gostei muito. As histórias não me prenderam e a leitura foi um pouco difícil. Achei complexo e não me cativou.

Mari 09/05/2021

Gostei muito de toda a obra, retratam problemáticas com críticas muito bem construídas, sendo fáceis de ler e até prazerosas. Meus contos favoritos foram: O dia em que matamos James Cagney, de Moacyr Scliar, uma crítica à mídia e à banalização da violência; Casa de Bonecas, de Katherine Mansfield, um conto que retrata o elitismo, a divisão de classes sociais a partir de figuras femininas infantis; A nova Califórnia, de Lima Barreto, que retratou a ganância com uma narrativa extremamente cativante por ter um plot misterioso, cheio de suspense; Os gatos pardos da noite, de Lourenço Diaféria, o conto mais difícil de ler por retratar a violência policial e o racismo de uma forma crua e realista ? apesar de ser um conto bem curto ? criticando sobretudo a banalização do sadismo dos policiais que voltam às suas vidas normalmente, justificando um assassinato como apenas um acidente e dizendo a frase que deu título ao conto: "à noite todos os gatos são pardos", sem deixar de lado, obviamente, a questão racial. Por último, mas não menos importante, o conto Paloma, de Álvaro Cardoso Gomes, a carta de um detento à sua mãe, talvez o conto mais emocionante do livro.

Daniel 05/07/2020

Ética
Eu acho que o livro apresenta uma seleção interresante sobre histórias com temas éticos, com contos curtos de 11 escritores que propõem uma reflexão sobre a conduta ética de cada um de nós.

Biahhy 19/08/2016

Um livro com uma temática diferente
Uma reunião de 11 contos de escritores diversos, cada um com sua escrita e forma de pensar incluindo nas suas historias um pouco da ética de cada ser

Literatura 15/04/2013

Devolvendo a alma
Confesso que quando pedi Histórias sobre ética, coleção Para gostar de ler (Editora Ática, 136 páginas) foi na malandragem. Além de conhecer os autores, o ponto norteador é o meu trabalho de professora (rsrsrsrs). Refletir sobre a ética é urgente e gritante na sociedade pós-moderna, e, lógico, é com maestria que os autores: La Fontaine; Machado de Assis; Moacyr Scliar; Lygia Fagundes; Voltaire; Guido Fidelis; Katherine Diaféria; Artur Azevedo; Lourenço Diaféria; Artur Azevedo e Álvaro Cardoso, fazem.

Já dizem os grandes sábios que tudo o que fazemos, como um bumerangue, retorna ao seu dono. Nossa relação moral com o outro nem sempre é das melhores, numa sociedade onde ser o vitorioso é mais fundamental que respeitar o próximo, os mais esperto vivem mais. A grande questão são as consequências de tais atos.

Claro que quem acredita que ser corruptível é o melhor caminho, também acredita que está sendo ético. Contudo, essa verdade pode ser abalada, quando, como no efeito borboleta, refletimos nas implicações de nossas ações. E do pequeno forma-se o grande, quando aceitamos o troco a mais na loja, alguém vai ter que pagar por aquilo. E é justo que uma mãe assalariada tenha descontado R$50,00 do salário por causa de um engano que poderia ter sido desfeito acaso a minha ética estivesse viva?

Veja resenha completa no site:

HARRY BOSCH 12/09/2011

Etica
O livro apresenta uma coletanea,formada de grandes escritores da literatura universal,com contos de fundo moral,despertanto o leitor para a reflexao de valores eticos.Etica no Brasil e uma das palavras mais usadas e a menos utilizada,por isso e sempre bom resaltar obras de valores morais.