A rosa do povo

A rosa do povo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - A Rosa do Povo

Paulo 12/06/2020

Social, político, pessoal
Drummond aborda vários temas, inclusive homenagens a Mário de Andrade e Charles Chaplin, mas o contexto é a dureza da Segunda Guerra Mundial.

Gabriel 31/05/2020

Eu menor que o mundo
Um dos livros mais emblemáticos de Carlos Drummond Andrade, A Rosa do Povo é a representação da segunda fase de Drummond "Eu menor que o mundo" e é marcado pela reflexão sobre o social, política, ditadura, guerra fria etc...

Monique 13/05/2020

A rosa do povo
Carlos Drummond é meu poeta favorito e esse livro deixou claro o porquê.

Jvcsantanna 30/04/2020

Um livro do poemas que traz, como um todo, algumas diferenças entre as partes que poderiam ser contraditórias se não fossem complementares. São 55 poemas, alguns curtos e outros longos, alguns mostrando uma visão mais introspectiva, melancólica, saudosa e incerta, outros uma visão mais social, preditiva, crítica e segura. Como conjunto, os poemas se articulam em blocos de três ou quatro, às vezes por continuação de tema ou temporal. Gostei muitos de alguns poemas, alguns outros devo admitir que não acho que compreendi de forma satisfatória. Para quem prefere ler poemas isolados, separei alguns que achei muito bons:
- Uma hora e mais outra
- Anúncio da rosa
- Morte do leiteiro
- Noite na repartição
- Retrato de família
- Como um presente
- Mário de Andrade desce aos infernos

Nívia ¦ @niviadeoliveirapaiva 21/04/2020

Livro maravilhoso! Super recomendado e cheio de referências.

Edna 07/04/2020

Um Eco
Terminei essa belezura de leitura que é "A Rosa do Povo" e procurei definir em uma frase essa grandiosidade de Drummond que consegue com sua poética traduzir as gerações e os momentos de uma forma tão imortais como se tivesse escrito hoje. "Um Poema nunca termina, ressoa" Foto inicio de Março/20.

Poema: Notícias

Entre mim e os mortos há o mar
e os telegramas.
Há anos que nenhum navio parte
nem chega. Mas sempre os telegramas
frios, duros, sem conforto.

Na praia, e sem poder sair.
Volto, os telegramas vêm comigo.
Não se calam, a casa é pequena
para um homem e tantas noticias.

Vejo-te no escuro, cidade enigmática.
Chamas com urgência, estou paralisado.
De ti para mim, apelos,
de mim para ti, silêncio.
Mas no escuro nos visitamos.

Escuto vocês todos, irmãos sombrios.
No pão, no couro, na superfície
macia das coisas sem raiva,
sinto vozes amigas, recados
furtivos, mensagens em código.

Os telegramas vieram no vento.
Quanto sertão, quanta renúncia atravessaram!
Todo homem sozinho devia fazer uma canoa
e remar para onde os telegramas estão chamando.

#Bagagemliteraria
#Leiaumlivro
#Leiaemcasa
#todoscontraocoronavirus

Samael 06/10/2020

Como sempre, um excelente livro de Carlos Drummond de Andrade. Perfeito para endossar o entendimento do contexto social da sua época.
Nesta coletânea, o autor alterna entre poemas individuais, melancólicos e desesperançosos para poemas proféticos, sociais e com muita esperança.
É tão nítido e lindo de se ver o tom de protesto de Drummond, o quanto ele sentiu sua época e conseguiu traduzi-la em versos, em como ele consegue declarar suas posições políticas, seus sonhos, etc.

Uma leitura que realmente agrega muito.

lilly.ly 03/03/2020

Depois de contextualizar a época em que o livro foi escrito se torna mais compreensível, entretanto gostaria de ter mais tempo e calma antes dos vestibulares para analisar a fundo cada um dos poemas.

Livia 29/02/2020

Poemas nao tao dificeis de interpretar e com um sentimentalismo impressionante

Raabe 24/02/2020

A cada leitura mas interessada por esse autor

kiverdego 24/09/2018

poesia
que poesia sem drummond nao e poesia

Kaio 01/07/2018

A náusea drummondiana
"Como vencer o oceano
Se é livre a navegação
Mas é proibido fazer barcos?"

A Rosa do Povo é uma coletânea de poesias de Drummond menos românticas, menos irônicas, menos cômicas, mas não menos incríveis. São poemas mais engajadas socialmente e duras críticas ao contexto político da época (Era Vargas), à desigualdade e ao capitalismo.

Sem dúvidas a mais séria e (talvez?) a melhor obra de Drummond.

Mr. Jonas 04/02/2018

A Rosa do Povo
Drummond é o maior poeta da literatura brasileira ao lado de Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto. Seu aparecimento nas letras nacionais, em 1930, comprovava a maturidade da estética modernista entre nós. No entanto, o poeta conseguiu imprimir marcas pessoais ao modernismo. De um lado, na postura mais desconfiada diante do deslumbramento pela cidade grande que os modernistas sempre demonstraram. O progresso sempre mereceu do poeta mineiro um tratamento entre a ironia e o desprezo.
De outro lado, pelo sistemático desrespeito ao ambiente nacional por excelência, a vida no campo, diante da qual Drummond sempre assumira uma posição crítica. Descontente no campo e na cidade, ele encarnará a figura prenunciada no primeiro poema de seu primeiro livro: o poeta gauche, expressão do incômodo diante da vida e do mundo.
Se nos primeiros livros evidenciou uma forte marca subjetiva em seus poemas, ao longo dos anos 1930 foi se abrindo cada vez mais para experiências de contato social, de coletivização. Algumas das causas dessa mudança de posicionamento estão ligadas ao contexto social de iminência da guerra na Europa e endurecimento do regime de Getúlio Vargas no Brasil.
O livro A Rosa do Povo é o marco mais consistente desse momento da carreira de Drummond. Nele, o poeta dá forma literária ao compromisso ideológico assumido em sua vida pessoal. O mineiro assumiu a posição de co-diretor do jornal Tribuna Popular e de porta-voz do Partido Comunista Brasileiro, comandado por Luís Carlos Prestes, que convidou Drummond para a função.
A coletânea é constituída por 55 poemas, que representam as principais linhas temáticas do poeta. Tais linhas foram definidas por ele mesmo, ao organizar uma coletânea de sua obra em 1962. Naquela ocasião, Drummond dividiu sua produção em nove temas: o ponto de partida era o indivíduo, envolvendo a relação com a cidade natal e a família. O leque se amplia no contato com os amigos, com a sociedade e com a experiência amorosa. Essa colocação no mundo se dá sempre na condição de poeta, razão pela qual a poesia se torna um tema fundamental, inclusive no que ela possa ter de inovação, na tentativa de expressar a perplexidade diante do mundo.
Embora todos eles estejam representados em A Rosa do Povo, isso ocorre de forma irregular, já que as temáticas do indivíduo, da sociedade e da poesia aparecem de forma mais contundente. Essa circunstância conduz a uma conclusão geral sobre a obra: o livro traça uma relação entre o indivíduo e a sociedade, relação que ocorre por intermédio da poesia.

Charlene.Ximenes 03/01/2018

Flores que falam
"A rosa do povo" marca os acontecimentos históricos de uma época, apresentando características políticas e artísticas fortes, sendo possível observar um Drummond que dá forma literária ao compromisso ideológico que assumiu em sua vida pessoal. O livro é aclamado por muitos como o melhor do autor, sendo considerada uma das obras primas da literatura brasileira.

Publicada em 1945, essa coletânea é dividida por 55 poemas, que evidenciam as principais temáticas que Carlos costumava trabalhar, questões envolvendo o indivíduo, a relação com a cidade natal e a família, seu contato com os amigos e com a sociedade, sua observação do cotidiano social, bem como suas experiências amorosas. A própria poesia torna-se temática do poeta, pois é aí que Drummond busca evidenciar a complexidade diante da vida.

A Rosa do povo, dois substantivos juntos que unidos adquiriram tanta força, é daquelas livros para gente colocar na cabeceira e caminhar para dentro dele como quem mergulha em si e no mundo. Leiam Drummond! Não há que se ter medo de poesias. Elas são salvação.

Vitória. 31/05/2017

"O tempo é ainda de vezes, maus poemas, alucinações e espera"