Harry e Seus Fãs

Harry e Seus Fãs Melissa Anelli

Resenhas - Harry e Seus Fãs

@leitoraincomum 22/07/2011

Um ótimo guia....
Fala sobre vários aspectos da experiência de alguns fãs da saga e de algumas experiências da própria JK Rowling.
Melissa soube relatar muito bem suas experiências de fandom para nos aproximarmos dela no decorrer do livro.

Philip Rangel 05/06/2011

Harry e seys fãs- Melissa Anelli
Quando presenciei o lançamento desse livro, nem pude perceber a dimensão de informações que nele poderia conter. Primeiro, porque achava que sabia de tudo, por todos esses delongos 10 anos que a saga Harry Potter foi vivênciada, por todas as ansias na espera pela chegada de cada livro, até o momento final quando a Scholastic, editora que retém os direitos da saga, revelar a data de 21 de julho de 2007 junto com a Bloomsbury (editora original inglesa).

É nesse tempo que Melissa começa a narração de Harry e seus Fãs, em uma data que faria todos os fãs finalizar com essa ansiedade a mais de um ano, desde o lançamento do sexto livro O Enigma do Príncipe.

Melissa em todo o tempo se mostra uma fã, doida, que deixou e deixa tudo após conhecer os livros. O livro mescla todas as obras de Harry Potter, tudo que veio acontecendo a todo o tempo.Toda a euforia, as tantas vezes que Jo Rowling tentou uma publicação de seu livro, depois de receber mais de oito não, de quererem alterar o nome de seu primeiro livro, acabou abrindo com a ajuda de seus amigos, quanto a Bloomsburry aceitou a publicação.

Melissa em toda sua escrita deixa visivel tudo que os fãs faziam e fizeram pela saga Harry Potter,desde a criação de bandas de rock como o Harry´s and the Potters, esperar horas nas filas para o lançamento de Harry Potter, morrer para está em uma pré estréia até ter a chance de tirar uma foto com os atore, arrematar um cartão em um leilão, na qual Jo Rowling revelaria um segredo do livro. Em Harry e seus Fãs, Anelli, mostra sua correria, deixando um pouco para trás sua vida pessoal para viver o mundo Potter, ao lado do site The Leaky Cauldron, até quando ela consegue uma das entrevistas com a autora, por mais de oito horas. Após isso, com parcerias, jornalistas famosos da Scholastic, ela conhece os advogados de Jo, e um batalhão de pessoas influentes, at+e visitar os estudios de filmagem com autorização da Warner Bros ela conseguiu, sempre com ajuda de seus amigos.

Os pontos negativos, existiram sim, além de contar muito sobre sua vida, coisa que não interessa para nós fãs, o livro torna- se muito cansativo no capítulo "Rock em Hogwarts", quando foca todo para a banda Harry s and the Potters, e outras criadas na qual a Melissa fica conhecida por ser editora do Leaky, e at+e fazer turne com eles ela faz. Outra parte que tive quase desistindo do livro quando chega a narração dos Ships, ou Shippers,quando nas fanfics, nos sites de Harry Potter os fãs ficam adivinhando com quem Harry irá ficar no final, Harry com Hermione? Harry com Gina e afins, o mesmo o personagem do Rony.Essas páginas sobre ships, e bota muitas folhas sobre o mesmo assunto.

Não posso deixar de falar quando também é citado e todo fã sabe dos contras como Laura Mallory, uma pessoa contra a saga depois dos atentados em uma escola no Colorado, falando que os livros do bruxinho ser todo de bruxaria. Todos nós fãs lembramos de outras publicações sobre isso na internet e muitos querendo proibir o livro.

Por fim, Melissa traz um retrato claro de toda a euforia pottermaniaca que foi a cada lançamento. Indo muito além de seus objetivos, e mostrando a todos que quando queremos algo, como ela entrevistaria Jo Rowling, participaria das premieres, como Prisioneiro de Azkaban, conheceria os atores como Dan Radcliffe, nunca podemos desistir deles, porque com força e objetivo conseguimos. Acho não, tenho certeza que mesmo por decepção em partes desse livro, todo fã deve ter, para mais para frente ler para seus filhos, netos e bisnetos. Porque Harry Potter, foi e sempre sera um fenomeno, e nada nesse mundo pode negar.

Um Trecho que mais chamou atenção:

(...)"Uma moça, não muito mais jovem do que eu, estava sentada perto do fim de minha linha de visão; também estava lendo, com a mochila colorida no colo e os braços ao redor, o livro funcionando como uma fivela para manter tudo no lugar. Eu me movi para o tubo de apoio seguinte para dar uma olhadela discreta mais de perto; ela não estava lendo As Relíquias da Morte. Seu livro não era cor de laranja e sim cor-de-rosa, água e areia, e mostrava um garoto montado numa vassoura e um unicórnio branco. Harry Potter e a Pedra Filosofal. Ela nem reparou que eu a estava observando. Ah, eu invejo você, pensei, mas estava sorrindo por ela. Ela estava apenas começando."(...) - Melissa Anelli.

Quem puder leia, ainda mais se você cresceu como eu, lendo os livros, que sempre iremos, ler, reler, e sentir saudades da história do menino que sobreviveu.

Raphael Rosado 21/05/2011

Muito bom, me fez lembrar da minha infância, de quando fui assistir Harry Potter nos cinemas em 2001, de quando li o Pedra Filosofal pela primeira vez em 2003... me fez lembrar de toda a caminhada dessa série que marcou pra sempre minha vida. Simplesmente espetacular. Obrigado Jo

tiagoodesouza 10/05/2011

Antes de tudo, não me crucifiquem pelo que digo aqui!

Bem, como fã de carteirinha de Harry Potter eu me senti obrigado a comprar aquele que seria o relato definitivo da história dos fãs que acompanharam os longos anos até o final da série. Embora Harry e seus fãs não seja um livro "oficial" - escrito pela autora da série original - ele vem com o prefácio de J. K. Rowling. Isso deveria bastar para me convencer de que realmente eu lerei a "verdadeira história de um menino-bruxo, seus leitores e os detalhes da vida dentro do fenômeno Harry Potter".

Quando eu li o primeiro capítulo, pensei: esse livro vai ser uma história romanceada de um fã e as coisas que ele fez durante todos os anos em que esteve envolvido com a série. De certo modo, não me enganei. Melissa Anelli conta, de forma meio fora de cronologia, vários acontecimentos sobre lançamentos dos livros e filmes e todas as expectativas que o fandom tinha a respeito do que aconteceria. O livro é vendido como citado anteriormente: deveria ser para falar sobre a história de Harry Potter. Mas o que eu captei ali foi uma coisa muito diferente.

Senti que esse livro é uma homenagem disfarçada ao site The Leaky Cauldron, site de que Melissa faz parte da equipe. Em vários momentos, lemos como Melissa esteve em dúvida entre cuidar de seu trabalho, seguir em frente com sua vida e obrigações ou se dedicar ao fenômeno Harry Potter. Melissa tivera uma aproximação com a série como qualquer outro fã já teve: calma e sem muitas expectativas até ler algum livro que o tenha prendido de uma vez. E com toda a vontade de fazer mais, acabou por chegar ao Leaky Cauldron. No livro, várias conquistas do site são listadas, como as entrevistas exclusivas e a não-oficial "assessoria de imprensa" para assuntos pottéricos que eles ofereciam aos jornais da cidade.

Creio que se o livro tivesse sido vendido como uma homenagem a todos que trabalharam no Leaky Cauldron para divulgar o fenômeno Harry Potter eu teria me decepcionado menos com o livro.

Mas várias das coisas que aconteceram durante os dez anos da série estavam lá. Todas as angústias pelos lançamentos de livros, medos de spoiler e confusões desagradáveis com fanáticos religiosos que pregavam que os livros de Jo ensinavam às crianças a produzir bruxaria. O boom que a internet trouxe à história... algumas partes do livro são enfadonhas e começam a partir do capítulo "Rock em Hogwarts" em que Melissa discorre sobre a banda de "wizard rock" Harry and The Potters". Para o que gastar um capítulo inteiro falando sobre isso, eu não entendi. Mas até relevei, achei levemente curioso. É curioso que um livro tenha gerado outras mídias.

Mas o que me fez querer desistir e jogar o livro fora ou no minímo longe foi aquela história toda dos ships. Perdoem-me a explosão... mas eu ODEIO ships e shippers! Como é que alguém em algum momento pôde visualizar Harry com Hermione? Nossa, desde o primeiro livro que eu li - Prisioneiro de Azkaban - ficou tão claro para mim que seria Rony e Hermione! Sem contar todas aquelas fanfics medonhas com casais mais medonhos ainda. Realmente achei cansativo todas aquelas páginas e mais páginas sobre ships. E me sentia aliviado quando ela mudava de assunto. Mas quando, em vários outros momentos para frente ela voltava a falar no assunto, me sentia frustrado.

Como um registro de fã, eu não acho que esse livro seja muito fiel e imparcial. Pois nada vai me tirar da cabeça que ele foi feito para o ego do Leaky Cauldron. Eu, até o momento, sou moderador de uma comunidade de Harry Potter. Eu sei que aquela comunidade tem uma história ampla, registrada na mente e nos bits e bytes. Eu já pensei em juntar o pessoal de lá e criar um livro sobre a comunidade muito antes de ouvir falar do livro da Melissa. Por que ela não iria querer "imortalizar" o trabalho muito bem feito do site em um livro? Não vou negar que há partes que não têm nada a ver com o Leaky, mas praticamente é o que eu li. Não sei o que outras pessoas leram. Não sei se é implicância minha. Mas desde que eu vi que o título do livro seria "Harry e seus fãs" eu senti uma pontada de vergonha e tinha prometido a mim mesmo que não ia comprar. Comprei por estar barato. Comprei porque me convenci que não devia julgar o livro sem lê-lo antes.

Eu ainda prefiro ler minha biografia não autorizada - e desatualizada - de J. K. Rowling e vê que ali há mais indicações de como foi o fenômeno Potter do que esse livro.

PS: só para deixar bem claro uma coisa: o Leaky realmente fez/faz um excelente trabalho sobre a série e tem realmente motivos para se orgulhar de ser um fansite indicado pela própria autora. Mas o que me incomodou foi Harry e seus fãs ser vendido assim, como se fosse feito para nós. Pelo menos, não senti que foi feito para todos os fãs do mundo e sim para aqueles que puderam acompanhar o desenvolvimento através do Leaky.
Rebeca 14/06/2011minha estante
Ah, quando eu li "verdadeira história de um menino-bruxo, seus leitores e os detalhes da vida dentro do fenômeno Harry Potter", eu soube que era uma definição exagerada, e sendo um livro que fala sobre livro eu já comecei não esperando muita coisa, então não me decepcionei. Tem livros muuuuito piores falando sobre Harry. Mas entendo sua sensação.

Natalia 28/08/2011minha estante
Desculpe mas eu discordo de absolutamente TUDO o que disse, e algumas coisas são TÃO sem fundamento. Primeiro, você disse que iria desistir do livro por causa dos ships, porque disse que odeio certo? Mas você disse isso como se fosse ela quem quem iventou isso, se não gosta tudo bem, mas não poderia desistir do livro por isso, porque afinal, não tem como falar de Harry Potter sem falar em ships, isso é ridículo. Claro que estava óbvio que o Rony ia ficar com a Hermione, mas só por isso ela não deveria citar os outros ships? Ela tem que falar em todos os pontos, e também, ela deixou bem claro sua preferência.Absolutamebte RIDÍCULO, isso da divulgação do Leaky, óbvio que ela iria falar quase o tempo todo desse site, faz parte da história dela com Hp, senti uma pontinha de inveja da sua parte, perdoe-me se não é isso, mas você transpareceu e MUITO isso... Enfim, essa resenha só fala de como ela citou o Leaky e tals, realmente sem fundamento. Minha opinião.

tiagoodesouza 28/08/2011minha estante
Natália, por que eu teria inveja dela? kkk

Jamais disse que foi ela quem inventou essa história de ships. E como está bem explicado aí, eu - EU - não gosto dessa ideia tosca de criar casais absurdos com os personagens. Se você gosta, ok. Mas que eu realmente senti vontade de largar o livro quando ela começou a falar sobre isso durante páginas e mais páginas, eu senti.

E é claro que ela só citou o site dela, o site que ela faz parte como se não houvesse nenhum outro site de fã por aí. O problema de muita gente que lê esse livro é o fato de J. K. ter feito o prefácio, parece que as pessoas veem como uma "aprovação absoluta" do conteúdo. Eu me senti decepcionado com o livro.

Simonovitch 23/01/2013minha estante
De fato, sempre soube com quem Hermione ficaria, mas parece-me absolutamente leviano ridicularizar os ships. Acho que são a prova de que J.K Rowling fez mais do que contar uma história - ela instigou a imaginação dos leitores e por isso tantos criam casais malucos. É como dar asas à criatividade de alguém. E de fato, acho que o livro não foi lá escrito para os fãs, e nas partes que já li, há uma grande lacuna. Tantos assuntos que parecem terem sido deixados de fora...

Soliguetti 28/12/2017minha estante
Esse capítulo sobre Harry and the Potters é um porre mesmo...

Gabriel Araujo 07/05/2011

"Trabalho magnífico de Melissa Anelli"

No livro ela consegue explorar os temas comuns do fandom Potter até esmigalhar teorias absurdas de pactos demoníacos contidos no cânon. Gostei muito das entrevistas com Jo, ri em muitas passagens que Melissa e seus amigos se assemelham a mim, nos ultimos capítulos derramei algumas lágrimas, pois Melissa faz refletir o quanto Harry Potter acrescentou e mudou sua vida e consequentemente na vida de milhões, e é claro na minha vida também.
A relação econômica não fica de fora na obra: ela nos explica o porque da relação filme e livros ser uma relação apenas de necessidade. enfatiza os mais mirabolantes objetos que levaram a marca Harry Potter - alguns mesmo ilegalmente - mostrou também a visão de J.K.Rowling sobre os fãs e sobre o mundo que ela criou e que hoje não tem tanto controle.e é claro o livro ganha mais força ainda quando tem um magnífico prefácio, que é sutil e meigo, uma escrita que qualquer fã dos livros Harry Potter reconhece a quilômetros - a literatura de Jo -.
Como boa entendedora dos livros ela abstraiu aquilo que julgo o tema principal das obras e a mensagem de Jo Rowling - o Amor - A história do garoto que dormia no armário sob a escada, do garoto que sobreviveu, que tem uma coruja e uma cicatriz em forma de raio na testa nos mostra deste o inicio que a maior forma de magia é o amor.

Patricia 03/04/2011

Correndo o risco de soar extremamente clichê, eu irei começar essa resenha afirmando que esse livro foi escrito de fã para fã. Porque embora possa parecer superficial, essa frase define o sentimento que obtive do livro ao longo da leitura.

Tendo dito isso, eu irei separar a minha resenha para três tipos de futuros leitores:

1- Não fãs de Harry Potter.

2- Fãs que começaram a ler o livro muito tempo depois de série estar completa.

3- Fãs de Harry Potter que acompanharam o fenômeno passo-a-passo.

Para o primeiro grupo, ao qual fazem parte os meus pais, eu recomendo que leiam o livro para compreender, pelo menos um pouco, o amor dos fãs de Harry Potter pela série. Para perceberem o verdadeiro fenômeno que ele foi e descobrir que, muito provavelmente, ele em algum momento atingiu a sua vida de forma que você não poderia nunca imaginar. Você irá mergulhar em mundo fantástico que até então você ignorava que existisse, um mundo que cruzou os limites de um simples livro, que mudou e continua mudando a vida de milhões de pessoas em todo mundo, independentes de suas nacionalidades e religião.

Para o segundo grupo, que por diversas vezes me disseram o quanto lamentam não terem participado de lançamentos de livros, de discussões em fóruns na internet sobre teorias, etc. Essa é uma oportunidade de vocês terem um pouco dessas memórias, de durante um tempo vivenciarem esses alguns desses momentos. O livro relata bem os aspectos bastante marcantes daquela década. Talvez no final do livro você desejará mais do que nunca ter participado mas pelo menos não ficará tão perdido em futuras conversas de fãs.

E finalmente o terceiro grupo, ao qual faço parte. A esse grupo eu lhe digo a minha própria experiência lendo esse livro. Foi como encontrar um velho amigo e começar a conversar sobre o passado, se lembrar de anos maravilhosos. O livro me fez chorar e rir. Por diversas eu ao longo do livro eu pensava: "Hahahaha eu fiz isso", "Eu me lembro disso, foi exatamente assim", "Ah, eu tinha essa teoria também", "Essa foi exatamente a minha reação ao ler isso!", etc. Por diversas vezes eu tive a sensação que poderia ter sido eu que escrevi esse livro.
E ao longo do processo de ler as loucuras que uma fã fez por Harry Potter você vai relembrando as suas próprias loucuras. Ao ler sobre as amizades que autora fez devido ao livro você lembra-se de suas próprias amizades que nunca teriam surgido sem Harry Potter.

No final fica aquele sentimento de saudade de uma década incrível que parece que não acabou.

Então se você está querendo saber se eu recomendo o livro, a resposta é "É claro que sim! O que você tá fazendo aqui ainda?". Eu vou parando por aqui porque eu estou louca para reler Harry Potter pela milionésima vez!
Carol 19/03/2012minha estante
Concordo plenamente com você Patricia! Quando eu acabei de ler o livro chorando e revivendo meu sentimento de vazio e luto pós-Relíquias. E o melhor de tudo foi descobrir que eu não estava sozinha e milhões de pessoas fizeram as mesmas coisas que eu e sentiram as mesmas coisas que eu. Foi uma década sem igual retratada muito bem pela Melissa! Ótima resenha!

Lodir 20/03/2011

Um bom retrato do fenômeno Harry Potter
Melissa Anelli é suspeita para falar sobre Harry Potter. Formada em comunicação, ela é uma fã da série, mas não qualquer fã. Ela representa a tipologia máxima do fã fanático. Após começar a ler os livros, ela se viciou em tudo que diz respeito a Harry Potter, entrou para a equipe de um dos maiores sites de fãs e passou a dedicar boa parte do tempo ao tema.

O título brasileiro de “Harry e Seus Fãs”, livro escrito por ela, representa muito bem seu conteúdo, até mais do que o título original em inglês (Harry – A History). É uma obra que mescla a biografia dos livros Harry Potter e também de seus fãs. Ao longo da leitura, não apenas a história do nascimento do fenômeno literário será acompanhada, mas também a loucura envolvendo os fãs da série em sua jornada de espera pelos próximos volumes.

Loucura essa que se manifesta de diversas formas. Como a própria J.K.Rowling bem verificou no prefácio, Melissa documentou tudo o que os fãs seriam capazes de fazem por Harry Potter. Criar bandas de rock com letras inspiradas na trama, esperar por horas a fio na porta das livrarias para o lançamento, juntar milhares de dólares para arrematar um cartão escrito pela autora em um leilão, largar o emprego para viajar a outro país e acompanhar um evento com a presença da escritora.

Os detalhes sobre a criação de Harry Potter são o que há de mais interessante da obra. Acompanhamos tudo em detalhes desde a época em que J.K.Rowling começou a bolar a trama em sua cabeça. Vemos então a batalha da autora para conseguir a publicação do primeiro livro, depois de receber várias negativas. Quando finalmente conseguiu uma editora, Rowling bateu de frente para manter no livro algumas características que queriam mudar, mas que depois se revelaram acertos. Em longas entrevistas com J.K. – incluindo uma de oito horas – Melissa registrou os relatos sobre o que aconteceu desde então, como cada livro foi sendo escrito e lançado, como a escritora percebeu que sua série estava virando um fenômeno e todas as conseqüências disso.

Melissa faz um retrato claro do que foi o fenômeno potteriano que se instalou no mundo a partir de 1999. Ela peca em algumas partes, no entanto, por mostrar demais sua vida pessoal, em relatos que podem passar por várias páginas, e dar excessivos detalhes sobre passagens não tão importantes e interessantes, como a turnê da banda Harry and the Potters.

O livro é, ainda assim, um documento importante de uma década de euforia, um alivio para os fãs até hoje sedentos por curiosidades e um espelho para aqueles que, assim como os diversos personagens reais do livro, são fanáticos pela série e passaram horas discutindo na internet os detalhes da trama, na tentativa de encontrar uma boa pista sobre os próximos livros.