Luar em Odessa

Luar em Odessa Janet Skeslien Charles

Resenhas - Luar em Odessa

Karina Q. Belin 03/01/2022

Luar em Odessa não ganhou meu coração de cara, pois achei ele um pouco confuso, até porque a história se passa na região da Ucrânia e os costumes são bem diferentes dos nossos. Mas é um livro que nos mostra a dificuldade de correr atrás de um sonho e o preço a ser pago! Tive vontade de bater na personagem várias vezes, mas a realidade dela é muito diferente da nossa!

Livia 16/07/2021

Borscht
Para mim, a leitura foi bastante arrastada do começo ao final do livro. Foi cansativo sair de cada capítulo, provavelmente pela própria dificuldade da protagonista Daria com as situações impostas à sua vida (socioeconômicas, familiares, amorosas). Gostei de conhecer sobre a cultura e a sofrida história da Ucrânia pós-União Soviética. Ainda assim, passei muita raiva e não consegui me apegar aos personagens. O fim aliviou um pouco a decepção, mas gostaria de ter lido mais sobre Dasha e Boba para completar o enredo...

ascarvalho 07/05/2021

tirei o dia para terminar a leitura desse livro, confesso que no começo, até a página 150 eu penei um pouco para ler mas a leitura foi fluindo. É uma leitura cheia de emoções, mas fiquei meio ??? No final.

Cacau 13/04/2021

Independência do Oriente
Pois bem, o livro se passa em Odessa, uma cidade na Ucrania e ainda pos URSS (logo após a Perestroika). Muitas pessoas precisavam lutar pela sua sobrevivência para sustentar a sua familia, em meio a miséria, inflação, assedio, a mafia, entre outros descasos governamentais. Até ai, essa historia podia ser um drama, um Thriller... O que eu nn imaginava, era me sentir amiga de Dasha como se eu estivesse lendo um Chick-Lit.
Eu lia as histórias e aventuras de Dasha e queria estender a minha mão para ajuda-la; protege-la dos perigos da Ucrania (e do ocidente tambem), mas o que eu so fui ter certeza no final da história, é que ela não precisava que ninguem a protegesse!
Vamos a história: Nossa personagem trabalha como secretaria de uma empresa de importações que possuia filiais no mundo todo. La, ela conheceu Vladmir, um mafioso que era doido com ela (Mas ela não dava o beaço a torcer, visto que o proprio era um ucraniano). apos alguns problemas no serviço Dasha tem medo de ser demitida e arruma um segundo emprego, no qual ajuda americanos a acharem noivas odessanas, traduzidos suas cartas. Foi nesse momento que Dasha conheceu Tristan, um professor estadunidense que parecia um principe: era culto, íntegro, educado, bonito e o melhor,prometia todas as belezas do ocidente de mão beijada (esperando so um anel no dedo).
A escrita da autora é muito fluida e eu fiquei louca pra conhecer Odessa: me sentia parte da cidade, era como se conhecesse o povo odessano e suas manias, crenças, opiniões, jeitos, gostos e tradições. Eu fiquei encantada com o final, no qual Dasha realiza todos os seus sonhos, após muita dificuldade e luta! É um livro importante pois retrata a realidade de mulheres que buscam melhora aki no ocidente, mas percebem que foram enganadas e nem smpr coneseguem voltar pra casa.
Virou um favorito da vida

Luað 07/03/2021

Caraca! Que final foi esse????? Alguém vai ficar igual a mim?? Imaginando o que acontecerá? Cadê o Vlad?? ? Cadê o final feliz? kkkk

Milla Silva 03/09/2020

uma história mto boa
amei, a história me fez sentir todas as emoções descritas no livro, um ótimo livro indico a todos

Renata Rocha 22/02/2020

Um livro que no começo te deixa imersa na leitura, mas o final foi péssimo e a leitura ficou ruim, fiquei muito chateada com isso.

Ticiane 27/08/2018

Um romance tão leve que você não quer parar de ler. Personagens cativantes, descritos com clareza, nessa história de busca pelo sonho e de não desistir apesar dos obstáculos. Como ficamos apaixonados pela personagem principal, o final poderia ter aprofundado mais sobre o futuro amoroso dela, mas dá para deixar a imaginação dizer! Muito bom, vale a pena a leitura.

MPankoski 28/07/2018

Uma narrativa viciante, uma mulher sonhadora com seu próprio final.
Desde o começo o livro já te prende por ter uma narrativa simples e bem descritiva de todos os fatos, lugares e pessoas. A personagem principal é uma mulher cativante. É diferente de todas as outras habitantes que existem em Odessa. A mulher de época ?fora da caixinha?, que quer e sabe que pode ter mais.
Um romance realmente bem construído, que dá uma bela visão do que era o mundo pós União Soviética.
Aborda os casamentos por encomenda e como era a vida das mulheres que aceitavam virar esposas, só para ficar nos EUA. Tudo o que elas eram capazes de aceitar e fazer, só para ganhar um visto e viver ?o sonho americano?.
A trama toda gira em torno de vários amores e inúmeros finais. Porém... O grande final do livro não era bem o que eu esperava. É o típico final aberto que deixa todo mundo morrendo por dentro (e que eu particularmente não gosto muito), mas te dá margem pra imaginar o que vem depois e deixa o destino da personagem nas suas mãos.
Vale muito a pena conhecer essa história e ter uma imagem bem real de como as mulheres da época viviam, como eram suas vidas e expectativas, suas metas e sonhos.
O livro em si te causa um misto de sensações e expectativas. Te frustra e te excita ao mesmo tempo. Te deixa feliz e com raiva num mesmo parágrafo. É simples e bem elaborado. Vale a pena.

Poli 08/01/2014

Hã? Como assim?
Estava eu absurdamente envolvida por um romance cativante, com narrativa envolvente, tomada por uma cultura tão diferente da nossa, detalhada com destreza e inteligência que só alguém que viveu algum tempo em Odessa poderiam descrever, ou seja, estava me deliciando maravilhada, então chega o tão esperado final, meu coração estava trepidando de tanta ansiedade,meus olhos percorriam vorazes engolindo cada palavra, quando viro a P...ra da página, me deparo com "AGRADECIMENTOS". Por favor!(testa franzida e fumaça pelas narinas) que M...da de final foi esse? Cadê o Vladimir? nãnh!
Só queria acrescentar que estou surtando neste momento, não vou conseguir dormir, só me resta desabafar.
#Chateadérrima.
Mel 02/03/2016minha estante
Concordo plenamente! O final foi decepcionante! Terminei de ler ontem e estou inconsolável..rs

Mayara 19/06/2016minha estante
Hahahahah senti a mesma coisa! Mas quero acreditar que depois dela viver tudo o que queria, ela finalmente enviou "o sinal" que ele esperava.

Aline221 28/06/2018minha estante
Não acredito que o Vlad e ela pudessem ficar juntos, já que ele não iria querer morar nos EUA. Acho que o David é que demonstrou estar na Friendzone... Quem sabe pinte um clima?
Mas senti falta de saber como ficou Boba =/

Poli 11/07/2018minha estante
Oi meninas! Deixa eu dizer! Na época eu consegui falar com a autora, ela me respondeu. Eu queria saber o que tinha acontecido. Ela me disse que ela é o Vladimir voltam a se ver, que o amor entre eles perpassa o tempo, e constantemente pensam um no outro com pesar. Mas que não poderiam ficar juntos, o mundo deles não estava mais em sintonia. Ela acaba se dedicando ao trabalho é muito feliz com amigos e outros amores

Aline221 13/07/2018minha estante
*-*