O Chamado da Floresta

O Chamado da Floresta Jack London

Resenhas - O Chamado da Floresta

LaAs183 28/05/2021

"A misericórdia não tinha lugar na vida primitiva. Era interpretada erroneamente como sinal de medo e esse tipo de incompreensão levava a morte. Matar ou ser morto, comer ou ser comido; essa era a lei; e ele obedecia a essa legislação que vinha das profundezas do tempo."

Beatriz.Cotrim 24/05/2021

Se ainda não leu, mude isso já
O Chamado da Floresta é um livro curto. Mas não se engane, ele é muito profundo. Vemos o mundo pelos olhos do cachorro e é uma perspectiva muito diferente e interessante.

Li há alguns anos, mas ainda ouço seu chamado vindo da estante para eu voltar para perto da fogueira, sob as estrelas.

Jéssica Dutra 08/05/2021

É um livro que narra a vida difícil de cachorros que são usados para puxar trenós.

E eu tive a curiosidade de pesquisar como esses cachorros são tratados hoje em dia, já que o livro foi escrito há mais de um século, mas para a minha tristeza eu descobri que não mudou muita coisa.

Enfim... Para quem é apaixonado por cachorros, com certeza, vai ser uma leitura bem difícil.

Araujo 23/05/2021

Ótimo livro
Um chamado para libertação. Comecei a ler sem nenhuma pretensão e quando dei por mim não conseguia mais parar de ler, fica uma ótima dica de leitura.

Marcos de Mello 06/11/2022

Uma história linda e de grandes aventuras.
Conhecemos Buck, um cachorro domesticado de um juíz.
Apesar de se aventurar com os netos do juíz Buck tem uma vida pacata, até que um dos empregados do juíz o acaba vendendo.
A partir daí o cão passa por várias situações que o vão moldando e trazendo o seu instinto animal para sua própria sobrevivência.
Achei linda a história e fiquei triste em alguns pontos (já que sou um amantes dos doguinhos)
Recomendo demais?

Thiago Gadelha 10/11/2020

Vida em matilha
Achei esse livro muito bom ao tratar da vida em matilhas diferentes de um cão puxador de trenó e sua ligação com a natureza bem descrita. O protagonista dá um baile em muito herói moderno.

Jeff80 21/03/2024

Maravilhoso
Incrível como um esse livro me tocou. Primeira vez que tive a experiência de ouvir uma história pelo ponto de vista de um animal. E foi maravilhoso. A escrita é simples, porém muito rica. O autor sabe cativar. Não atoa essa obra faz sucesso até hoje. Acompanhar o desenvolvimento do Buck de um simples cachorro a um a espírito selvagem é uma experiência para vida. Aprendi demais com esse cão. Até agora, a melhor leitura do ano.
Regis 21/03/2024minha estante
Que bom que gostou, Jeff! Me senti exatamente assim quando li. Lendo o que escreveu, me bateu uma saudade. ?

Jeff80 22/03/2024minha estante
Regis, eu não via um final tão bom assim há um tempão. Infelizmente o dono dele teve de morrer pra finalmente ele seguir a natureza dele. Isso acontece muito com nós, quantas vezes sentimos o chamado da liberdade, mas por opções ou medos, estamos presos a outras pessoas, e as vezes ela não vão morrer pra nos libertar kkkk. Eu adorei esse livro. Vou esperar uns dias pra curtir essa sensação boa que foi lê-lo e começar outro do J. London. ?

Regis 22/03/2024minha estante
Espero que goste muito do próximo. ??

Tiagofas 04/07/2020

Ótimo
Deve ser talvez a melhor história de animal como protagonista.

Taty 03/06/2021

Diferente de tudo que eu já li Recomendo
Eu já assisti diversos filmes e li alguns livros sobre animais, mas do jeito que o Jack london conta essa história eu nunca vi algo parecido, se bem que eu nunca tinha me aprofundando ou entendido de fato como era a vida dos cães que puxam trenós, Jack tem um jeito realista e ao mesmo tempo místico, de mostrar a natureza de um cachorro muito além do que nos conhecemos dos nossos pets em casa. É cruel, emocionante, apaixonante, e com certeza você vai olhar seu doguinho de uma forma diferente assim como eu fiz com os meus.

Larissa 18/06/2021

Ver cachorro sofrendo não dá não, eu perco todo o foco filosófico do negócio.

Isaque 01/08/2018

SÓ LI POR CAUSA DO "NA NATUREZA SELVAGEM"
No livro “Na Natureza Selvagem” de Jon Krakauer que conta a história de Chris McCandless, vulgo Alex Supertramp cujo filme ficou muito famoso. Chris (“Supertramp”) cita 2 livros várias vezes: “O chamado da floresta” do Jack London e “Walden: a vida nos bosques” Henry Thoreau que o inspiraram a jogar tudo pro alto e “meter o louco” pro Alasca. Sendo que “O chamado da floresta” é ainda mais citado do que “Walden” e desde então fiquei intrigado com o tal do livro até que certa vez achei essa edição da coleção “o prazer da leitura” da Editora Abril.

Nunca tinha ouvido falar de Jack London cuja história é mais interessante que o livro rsrsrs (vale a pena dar uma googlada)... E descobri que ele é uma espécie de Júlio Verne americano, com vários livros infanto-juvenis consagrados.

Bom, vamos ao que interessa: li o livro com a expectativa de ter algum conteúdo filosófico nas entrelinhas ou tentando entender algo que cativasse alguém como Chris para jogar tudo pro alto e ir pro Alasca mas o que encontrei foi um apenas um livro infanto-juvenil com pouco a agregar.

Enredo:
Buck é um cachorro de um sítio de uma família de um lugar nos EUA chamado de Vale da Santa Cecília, não se identifica o estado no livro, procurei na internet rapidamente e não achei, vi em outras resenhas que fica na California, a única coisa que fala no livro além disso é que é no “sul”, sendo norte = Alasca/Canadá. Enfim, Buck é vendido por um caseiro de forma escondida onde ele viaja de trem para Seattle e de lá é comprado para ser levado ao Alasca de navio para ser cão de trenó, onde está tendo uma “corrida do ouro”.

(Fato que realmente aconteceu e que o autor Jack London participou e cita várias referências de lugares no livro. Ao redor do ano de 1897, acharam ouro no Alasca e vários americanos foram pra lá com o intuito de trabalhar como minerador e enriquecer, essa “corrida ao ouro” demorou uns 15 anos)

Então Buck passa por vários donos diferentes, convive com cães violentos e muda totalmente de um animal doméstico para um animal selvagem onde o livro conta vários episódios de perrengues, superação e adaptação do cão nesse novo ambiente e como seus sentimentos e atitudes vão mudando dentro da sua cabeça até que no final do livro ele ouve o “chamado da selva”.

Claro que tem outras resenhas aqui de gente citando darwinismo e alguma coisa de filosofia por trás do livro mas a verdade é que eu li garimpando essas coisas e não tive a sensibilidade de absorver muita coisa nas entrelinhas, o que me frustrou e me deixou sem entender como um simples livro infanto-juvenil fez Chris (“Supertramp”) largar tudo.

A leitura:
O livro é curto (111 págs.) e muito fácil de ler, cada capítulo tem em média umas 15 páginas, cheio de ilustração e linguagem simples, cada pegada eu matava pelo menos um capítulo. Essa edição da coleção “o prazer da leitura” da Abril em particular é muito boa, capa dura, prefácio com explicação da obra e vida do autor, ilustrações bonitas, apêndices com glossário, informações sobre a corrida do ouro no Alasca, fauna do Alasca e cães de trenó.

Marcos.Cristino 19/09/2020

Nesta aventura nós embarcamos na pele de um Canis lupus familiaris, porquê o nome científico ? Pelo motivo de irmos a fundo no cerne da ancestralidade, podermos observar a origem das adaptações de um ser. o livro é vai muito profundo em questões de relações de comunidade, indivíduo e aspectos sociais e a força de uma de uma amizade.

Georgeton.Leal 29/04/2021

Respondendo ao chamado
Sempre que ouço falar de alguma história que tenha cães como personagens logo me vem à mente algo de natureza piegas ou tosca (sei que a banalização da TV quanto a esse tipo de abordagem acabou resultando nesta minha desconfiança). No entanto, em "O Chamado da Floresta" isso ficou bastante longe de acontecer.
Ainda que este livro não possua o mesmo peso de "O Lobo do Mar", ele não fica aquém do esperado para um clássico de Jack London. A obra cumpre muito bem o que promete, de forma bastante clara e sucinta. A narrativa é precisa e não faz rodeios na trama, sendo convincente em todos os aspectos, inclusive geográficos. Todo desenvolvimento do cachorro Buck em sua jornada nos entrega uma empolgante história repleta de desafios e conflitos contra a ganância humana em contraste com a fúria selvagem da natureza.
Eis aí uma excelente aventura que não se apega em discursos clichês ou soluções "deus ex machina".

site: https://senso-literario.blogspot.com/2022/03/respondendo-ao-chamado.html

Luidy Ayres 09/03/2023

Bom, nada mais...
Esperei um pouco mais da obra, por ser um clássico tão procurado e evidenciado ao longo dos tempos.