Histórias sem data

Machado de Assis

Resenhas - Histórias Sem data

Pedrojosefin 26/09/2023

Contos críticos!
Muitos dos contos apresentam a tal imoralidade da sociedade, adultério, fragilidade, sexualidade, felicidade, ganância e, acima de tudo é o estudo do homem.

São 18 contos cada um com sua própria diferença, abordando das mais diferentes perspectivas de narração e diferentes formas de apresentar uma crítica.

Embora o Machado coloque datas em suas histórias, não há de se importar, é nada mais que um guia para entender o período em que se passava, pois suas obras tem caráter atemporal.

Até então nunca havia lido nada sobre o Machado. Cada conto foi uma surpresa pela riqueza dos detalhes e as as características marcantes de cada personagem.

Os contos que destaco:
joaobritozz 02/04/2024minha estante
O homi eh brabo ?????

Jonas incrível 05/03/2023

Pois bem
Leituras rápidas, algumas interessantes outras nem tanto, mas boas para entender a época os costumes a forma de se expressar. Uma boa leitura.

Raquel 28/12/2022

Historias sem data
Livro de contos de Machado publicado em 1884. Tem 18 contos que reúnem todas as qualidades que fizeram de Machado de Assis um mestre do conto. Nele estão presentes seus melhores temas, personagens marcantes, além de novas experimentações no campo alegórico, ambientadas em lugares distantes, no tempo e no espaço.

Os contos que mais gostei foram : Galeria póstuma, Capitulo dos chapéus, Anedota pecuniária, A senhora do Galvão.

iasmin 18/10/2022

demorei um pouco pra ler pela linguagem e ambiente mais ultrapassados, mas mesmo assim é um livro bastante interessante que realmente traz a essência de Machado, vale a pena a leitura

Guilherme 03/03/2022

Nao sei pq n esta contando a leitura na barrinha, mas ok... so testando uma coisa aqui msm... o livro é bom e ja fiz a resenha

Vanderley Batista 21/06/2021

Maravilhoso
Ler os contos de Machado de Assis é uma experiência única. Mais uma releitura concluída.

MatheusPetris 07/06/2021

Machado de Assis passeando livremente pela construção do conto, dominando por completo um dos gêneros dos quais é um dos precursores. Contos concisos, diretos e profundamente preocupados em continuar a perpetuar o pacto com o leitor. Tratando ou não de temas ordinários, vão além, investigam desde a psicologia de suas personagens, como as mazelas de um país desigual, sua aristocracia fundada (também) na hipocrisia religiosa. Temas tão caros a Machado como a infelicidade conjugal e a morte, rondam e se mesclam em vários desses contos.

Do macro alcançasse o micro e vice-versa. Se o livro se abre com “A Igreja do Diabo” e se fecha com “Academias de Sião”, é pela magnitude além-humana e pela sondagem do místico e do épico. Os problemas são concretos no mundo da fantasia ou no mundo ficcional verossímil. Há uma gama de personagens atormentados, que, ou se automutilam ou são mutilados pela sociedade. Seja na acomodação, na fuga ou na transformação, a assombração os perseguirá feito uma sombra, sempre na espreita. Uma sombra pronta para devorar qualquer resquício de esperança. Seja o Diabo, seja um Sacristão, seja uma Mulher, seja um Homem, seja o que quer que seja, são almas condenadas à miséria – humana ou não.

E, como adverte Machado antes dos contos, se as datas não importam, isso se amplifica numa leitura atual e nos faz perceber como suas histórias continuam sendo atemporais. Reflexões de um passado que é presente ou de um futuro que chegou a ser o presente, ou mesmo aquele futuro que ainda não alcançamos… E queremos? Ou evitamos? Perguntas e mais perguntas.

Contudo, tudo é ficção, como Machado sempre faz questão de avisar… Uma ficção tão bem construída, que por mais que sejamos alertados de sua artificialidade, cedemos perante seu arcabouço humano (ou mesmo divino). Ou seriam catacumbas? Eis outra pergunta.

Marcos.Cesar 22/05/2020

Ótimo livro de contos de Machado de Assis.
São 18 contos todos eles com a marca do grande escritor
brasileiro.

Henrique Fendrich 20/01/2018

Impressiona a regularidade que o Machado mantém ao longo dos contos. Não tem oscilação, é sempre em alto nível. Isso o coloca entre os maiores contistas do mundo.

Fran.Andrighetti 25/08/2016

Histórias Sem Data - Machado de Assis
Histórias sem data reúne 18 contos do grande Machado de Assis, publicados durante o ano de 1883 em periódicos cariocas.
Em uma visão geral e por se tratar de um livro de contos, é bem dinâmico e fluido. A linguagem é bem mais formal e clássica mas, como de trata de um mestre na literatura brasileira, é muito clara e de fácil interpretação.
Falando um pouquinho sobre o Machado de Assis, é importante lembrar que esse exímio intelectual, leitor e escritor retrata em sua obra eventos referentes à sua época e conflitos da condição humana, sempre utilizando uma crítica oblíqua.
Vou tentar falar um pouco de cada conto do Livro, sem dar spoiler.

1 – A Igreja do Diabo: Vai contar uma história de quando o Diabo resolve fundar uma igreja e, com a permissão de Deus, começa a pregar sua doutrina e dogmas aos homens. De começo tudo vai bem, até que os homens voltam às práticas antigas, “a eterna contradição humana”. Esse conto é muito engraçado, um dos meus preferidos. Os diálogos do diabo com Deus são sensacionais.

2 – O Lapso: Vai contar a história do Dr Jeremias Halma, que trata os pacientes com doenças na alma e vai contar também sobre o Tomé Gonçalves, um rico e poderoso homem que não pagava nada.

3 – O Último Capítulo: Vai contar a história do Matias Deodato de Castro e Melo, um bacharel em direito de 51 anos que está prestes a se suicidar e resolve explicar suas razões e seu testamento.

4 – Cantiga de Esponsais: Vai contar a história do músico Romão que sempre quis compor uma música, mas nunca teve inspiração. Além disso, ele era uma pessoa de aspecto triste, até ficar em frente a orquestra para reger, aí ele apresentava alegria e satisfação.

5 – Singular Ocorrência: Dois amigos conversam sobre o caso extra-conjugal de um terceiro amigo com uma mulher que abandonou a prostituição por ele e que o traiu uma vez e isso gera uma seqüência de acontecimentos. Outro conto muito engraçado e com recursos narrativos muito bem colocados. Eu me divirto muito com esse conto.

6 – Galeria Póstuma: Vai contar a história de Benjamin que ficou atordoado com a morte do tio e acaba encontrando o diário dele e descobre o que o tio realmente pensava de todos que estavam a sua volta.

7 – Capítulo dos Chapéus: Vai contar a história de Mariana e Sofia, duas amigas com opiniões e personalidades opostas uma da outra que vivem no Brasil da segunda metade do século XIX. É uma forte crítica sobre a ostentação e a frivolidade da época.

8 – Conto Alexandrino: Vai constar a história dos cientistas Pitias e Stroibus que vão para Alexandria com uma pesquisa científica envolvendo animais e seres humanos, onde eles buscam a origem da desonestidade.

9 – Primas de Sapucaia: Vai contar a história do narrador com suas primas, a Claudina e a Rosa e levantar três aspectos importantes para se pensar: a oportunidade, a primeira impressão e os fatos que nunca sabemos se são bons ou ruins.

10 – Uma Senhora: Vai contar a dificuldade que a Dona Camila tem de aceitar a velhice e todos seus planos e artimanhas para que a filha não se case.

11 – Anedota Pecuniária: Vai contar a história de Falcão, um homem muito ganancioso que queria dinheiro apenas pelo prazer de possuí-lo, e que vende as sobrinhas para seus pretendentes, apenas para juntar mais dinheiro.

12 – Fulano: Vai contar a história de Beltrão, um homem que vai se tornando cada vez mais uma figura pública e que acaba deixando todo seu dinheiro para a posteridade e não para a família.

13 – A Segunda Vida: É a versão machadiana do mito de Er de Sócrates, que conta a história de José Maria, que após a sua morte procura o Monsenhor Caldas alegando ter passado por outras vidas.

14 – Noite de Almirante: Vai contar a história de fidelidade e inconstância de Deolindo Venta-Grande e Genoveva.

15 – Manuscrito de um Sacristão: Vai contar a história e o relacionamento dos três personagens: o Sacristão (que narra a história), o Padre Teófilo e a Eulália, uma solteirona de 38 anos que se recusa a casar.

16 – Ex-Cathedra: Vai contar a história de Fungêncio, um viúvo rico, Caetaninha, afilhada de Fulgêncio e Raimundo, o sobrinho de Fulgêncio que foi morar com ele após perder os pais. Ao ver o quão bem Caetaninha e Raimundo se davam, Fulgêncio tenta prepará-los para se casarem e descobre que, além de ser uma missão bem complicada, a afilhada e o sobrinho não precisavam de aula para se amarem.

17 – A Senhora do Galvão: Vai contar a história de Maria Olímpia que começa a receber cartas de uma pessoa anônima pelo correio insinuando que seu marido advogado está tendo um caso com uma jovem viúva.

18 – As Academias de Sião: Vai contar a história do rei Kalanpanko e a rainha Kinara que trocam de corpo objetivando toda a problemática do comportamento humano. E tem também o U-Tong que denuncia todos do reino como mentirosos.

Dayana116 05/05/2014

Mais uma vez Machado de Assis consegue me deixar entusiasmada com a leitura de seus contos. Em Histórias sem data ele reúne treze contos para falar sobre as idiossincrasias de sua época. Mas o que é surpreendente é que muitos dos temas expostos ainda são relevantes hoje.

Dos contos apresentados aquele que mais gostei foi: A igreja do diabo. Um conto incrível que fala sobre a condição do ser humano de desejar e perder o interesse tão logo o objeto desejado seja alcançado. E como Deus diz ao Diabo na parte final do conto: "Que queres tu, meu pobre Diabo? As capas de algodão têm agora franjas de seda, como as de veludo tiveram franjas de algodão. Que queres tu? É a eterna contradição humana".

Acredito ainda que esse conto "abre-alas" é mesmo uma espécie de prefácio as outras contradições humanas que se apresentam nas histórias seguintes. Como por exemplo: a amante que ama o amante mas que supostamente o trai com outro homem. A mulher que teima que o marido troque seu chapéu usual por outro e quando este finalmente o faz ela pede que ele retorne ao uso do outro. Entre outras.

Outro conto que gostaria de destacar é: A segunda vida. Também achei-o particularmente interessante por conta da tensão na cena narrada. Um homem louco confessando a um padre a sua loucura. O padre assustado manda que busquem ajuda enquanto isso a narrativa do louco vai crescendo, crescendo até o momento final que deixa o leito preso num suspense. Muito bom.

IvaldoRocha 19/04/2014

Vale muito a pena.
Embora não seja muito amigo de ler prefácio ou introdução neste caso fez toda a diferença. Com toda certeza pude aproveitar melhor o que por si só já era muito bom.

Paulo 06/04/2010

Leituras com alguma data
Li pela primeira vez em 1992, durante o curso de Letras na USP, na disciplina sobre contos do Machado ministrada por José Miguel Wisnik.

Reli em 2007: é excelente, mas talvez sofra de uma ressaca do fantástico "Papéis avulsos", volume anterior de contos.

Dois contos antológicos:

- O lapso