Etnografia e Observação Participante

Etnografia e Observação Participante Michael Angrosino

Resenhas - Etnografia e Observação Participante

Jéssica Maria 25/02/2023

Para Metodologia do Trabalho Científico
Li em 2017, para escrever a parte de metodologia do meu TCC. Eu gostei bastante porque atendeu às minhas necessidades metodológicas, principalmente no que se refere aos tipos de observador participante.

Tauana Mariana 30/09/2014

Etnografando
Michael Angrosino (2009, p. 16) conta-nos que os estudos etnográficos tiveram o seu início no fim do século XIX, início do século XX, quando os pesquisadores começaram a perceber que não bastava entender a sociedade através das especulações acadêmicas dos filósofos sociais. Era preciso ir a campo e encontrar verdadeiramente a dinâmica da experiência humana vivida. Neste início, pesquisadores britânicos como Radcliffe-Brown e Malinowski, nortearam seus estudos etnográficos para a compreensão de instituições duradouras da sociedade, caracterizando-se como antropólogos sociais. Já nos Estados Unidos, antropólogos como Franz Boas interessaram-se na compreensão dos índios norte-americanos, cujos modos de vida tradicionais já haviam sido drasticamente alterados, se não completamente destruídos. Assim, a memória histórica e a cultura deste povo eram contadas por seus sobreviventes, o que levou a antropologia americana a ser conhecida como antropologia cultural. Boas e Malinowski eram, de acordo com Angrosino (2009, p. 17), fortes defensores da pesquisa de campo e ambos defendiam aquilo que veio a ser conhecido como observação participante, um modo de pesquisar que coloca o pesquisador no meio da comunidade que ele está estudando. A etnografia, em sua origem na antropologia, ocupava-se da compreensão da diferença, eixo central desta área. Malinowski, por exemplo, considerado o pai da antropologia, conta-nos na obra Argonautas do Pacífico Ocidental (1978), o seu fazer etnográfico entre os habitantes das ilhas Trobriand. No livro, o autor deixa claro o seu mergulho na cultura do outro.
Com o passar dos anos, a etnografia deixou de focar-se apenas nas diferenças, nos grupos oprimidos e/ou isolados, interessando-se também em desenvolver estudos nos bairros e nas cidades, compreendendo seus habitantes e suas especificidades. Mais precisamente, foi nos anos 20 que a etnografia passou a dedicar-se também à compreensão de grupos sociais modernos, a partir dos preceitos dos antropólogos da Escola de Chicago; feito que acabou por influenciar a utilização da etnografia em áreas como comunicação, enfermagem, saúde pública, negócios e educação.

Conceitualmente, Angrosino (2009, p. 30) afirma que a etnografia é a arte e a ciência de descrever um grupo humano suas instituições, seus comportamentos interpessoais, suas produções materiais e suas crenças. Desta forma, não há etnografia de um único indivíduo, visto que, etnografia significa literalmente a descrição de um povo. Isabel Travancas (2009, p. 98, grifo do autor) conta-nos que, de acordo com o dicionário Aurélio, etnografia é parte dos estudos antropológicos que corresponde à fase de elaboração de dados obtidos em pesquisa de campo e estudo descritivo de um ou de vários aspectos sociais ou culturais de um povo ou um grupo social. Para Clifford Geetz (1997, p. 15), o fazer etnográfico não se limita apenas a estabelecer relações, selecionar informantes, levantar genealogias, mapear campos, manter um diário, assim por diante. Para que haja de fato uma pesquisa etnográfica, o pesquisador deve empenhar um esforço intelectual, desenvolvendo uma descrição densa sobre o grupo. Tal descrição é um processo de interpretação que pretende, e espera-se que consiga, dar conta das estruturas significativas que estão por trás e dentro do menor gesto humano".

site: http://tauanaecoisasafins.blogspot.com.br/2014/09/etnografia-e-observacao-participante.html

Sr.F 17/04/2012

Bom mas bem superficial.