O grande Gatsby

O grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

babisiiiiiiil 03/05/2024

Um clássico!
Sei que é o livro é uma crítica ao sonho americano e é algo bem filosófico e blá blá blá mas o que realmente me pegou foi a escrita impecável do autor e a narrativa melancólica da vida de Gatsby, guiada através do romance com Daisy. deixou-me profundamente abalada ao perceber que a obsessão de Gatsby não era por Daisy, e sim pelo que ela representava: a vida de luxo e alta sociedade da qual ele foi privado de ter devido ao baixo nascimento.

Mariana 03/05/2024

I hope she'll be a beautiful fool who takes my spot next you
Confesso que resolvi ler o livro por saber das referências a ele nas músicas da Taylor Swift.
Antes de iniciar a leitura, vim consultar as resenhas aqui na página e fiquei um pouco desanimada e preocupada que fosse uma história desinteressante e com personagens chatos. Porém, para minha surpresa, o livro acabou sendo uma leitura muito divertida. Essa edição, em especial, é legal porque tem introdução e notas que ajudam a entender muitas das referências e intenções do autor em alguns trechos do livro.
Fico feliz em ter lido. Obrigada, Taylor!

Rafael1218 03/05/2024

Deception
Eu esperava bem mais desse livro. Eu li resenhas dizendo como era uma obra prima que retratava de forma primorosa a alta sociedade americana em seu apogeu.
De fato, o Fitzgerald retrata sua própria visão acerca do modo de vida americano de maneira sutil, porém em determinado momento parece que ele se perdeu na história.
O livro tenta desenvolver o romance de Gatsby e deixar o narrador (Nick) em uma posição de pleno conhecimento dos fatos. Isso faz com que Nick, o único personagem realmente interessante, perca espaço no meio da obra.
Eu esperava críticas mais presentes e ásperas, tal como um romance simples. Não recebi nada disso e fiquei com o gosto amargo desse final preguiçoso na boca.

adsodalua 03/05/2024

Gatsby cozinha o seu amor platonico por daisy, que de certo ponto até pode ser mútuo entre as partes, mas pouco importa se vão ficar juntos no final do livro. aqui a melancólia, e a obsessão americana pelo sexo se faz presente ao decorrer dessa tragédia muito bem escrita.

Gabriela.Andrade 02/05/2024

Minha primeira experiência com o Fitzgerald e gostei bastante!
A escrita dele é sofisticada bem no estilo clássico que dá gosto de ler

A história é simples e a moral é aquela que a gente já conhece: só temos valor quando temos o que oferecer

Mariana 30/04/2024

05/10
?Todo mundo suspeita ter pelo menos uma das virtudes cardeais, e esta é a minha: sou uma das poucas pessoas honestas que já conheci.?

Luiz Rodrigo de 28/04/2024

O dinheiro querido de nosso grande Gatsby.
Grande Gatsby de Scott Fitzgerald
Vigésima Sétima leitura de 2024
Período: 26/04/2024 à 28/04/2024
Páginas lidas 252/ 8 975

Esta rápida história é bem mais que o grande Gatsby, talvez seja a primeira descrição sobre o grande sonho americano, o ideal de capitalismo, da meritocracia. Apesar da sombra da origem da fortuna do 1Gatsby se abater maldosamente sobre os cochicho da sociedade hipócrita. Hipócrita pois apesar das fofocas o que importa mesmo não é a origem, mas o donheiro que se tem ou as festas que se dá, os carros , joias e roupas que se pode comprar.
Vi o filme com o Leonardo Dicaprio, e o que eu achei da adaptação. Parece que tudo do livro está no filme, mas a impressão é que todos os elementos estão um passo do lado. É bonito mas é estranho, já o livro é maravilhoso.

Beto 28/04/2024

Sinceramente não vi o motivo do auê todo em cima desse livro. É evidente o contexto histórico e a representatividade mas é só, personagens bem desinteressantes.

Topre 28/04/2024

Todos querem ser Gatsby.
O sonho americano, viver o capitalismo sendo bem sucedido e autodidata? ser o dono das noites da sua cidade, referência e o desejo da grande maioria das mulheres. Fazer isso por tempo suficiente pra perceber que o vazio que isso trás é um sentimento quase que irreparável? e voltar ao passado pra tentar preencher o presente e construir um futuro pode ter um resultado extremamente infeliz.

Eu já quis ser gatsby, hoje só quero ser eu.

Livrão!!

EloiiseBridgerton 26/04/2024

A história é narrada por um jovem estudante, Nick Carraway, que foi incluído na alta sociedade para fazer amizade com o famoso Jay Gatsby, um misterioso milionário que abre sempre suas portas para as festas mais extravagantes e extraordinárias possíveis.

É interessante ver ao decorrer do livro todo o mistério de Jay Gatsby e como foi conseguido todo seu império, porém, também é muito triste saber que foi feito isso apenas para tentar reconquistar sua única amada, Daisy, que já se encontra casada com Tom Buchanan. Enfim, aristocratas tradicionais fúteis e entediados.

Gostei bastante, um pouco confuso, mas ainda assim interessante.

?Não há fogo ou frescor suficientes para competir com o que um homem é capaz de armazenar nos espectros de seu coração.?

Vanessa R Galharde 26/04/2024

Apesar de fazer uma bom retrato da sociedade da epóca nao achei os personagens ou a narrativa muito cativantes, acredito que existem livros melhores que abordam o mesmo periodo, em resumo uma obra superestimada.

Juliana2931 24/04/2024

É um clássico de leitura obrigatória. A versão que eu li tem 3 resenhas no final, gostei disso. A leitura não flui muito, são muitas descrições de ambientes e clima, posturas e vestimentas, mas tais descrições são necessárias para entender a historia.
Do meio pro fim o livro fica mais dinâmico.
O egoísmo dos personagens é bem explícito, desfrutam e descartam de acordo com a conveniência. Talvez seja essa o segredo do sonho americano, o egoísmo. Tudo vc consegue ,basta saber quais conexões são necessárias e quais regras podem ser quebradas.