O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

laissa33 19/02/2024

Um ponto importante ao ler essa obra é ter em mente que faz uma crítica, sobretudo aos Estados Unidos ( em específico a classe alta). Essa crítica se mostra transparente em relação as grandes ostentações? ou como ? nesse país tudo é possível?. Tudo se liga no final, porém não consigo falar mais a respeito disso sem dar spoilers.
Ele se tornou um clássico justamente devido a época e a história em que ele se encontrava.

O mais bonito nesse livro é a escrita. O romance é mostrado por um espectador, o Nick, logo, o que acontece entre eles é retratado apenas pelo o que o nick vê e interpreta. Assim, se tem presentes poucos detalhes, mas se a história fosse contada pelo o próprio Gatsby, sinto que ia perder todo o ar de suspense da história, contudo, em contrapartida, também se torna difícil sentir empatia por eles e o romance em si. O livro me passou um sentimento de uma grande fofoca e amantes por aí.

Gabrielli 18/02/2024

Maravilhoso!
Uma releitura que fez toda a diferença para captar a beleza trágica da obra de Fitzgerald. Um retrato incrível da sociedade da época, das ruas de Nova York e de um personagem sonhador, ligado ao passado por um fio muito frágil. Sensacional

Renata.Galdino 17/02/2024

Mais uma ótima leitura veio aí.

Sobre o livro. Apesar de ter achado alguns trechos mais monótonos, em outros a história foi bem fluida, sem muitos rodeios, bons e necessários diálogos, bons personagens, sem muitas descrições desnecessárias de personagens ou lugares.

Sobre a história. Confesso que me pegou de surpresa, com um plot inesperado, que considerei uma jogada arriscada, mas que deu muito certo. O que foi tudo aquilo? Gostei do desfecho? Sim. Era o que eu esperava? Jamais. So digo que valeu a pena.

Sobre os personagens. O Gatsby dispensa qualquer comentário, o cara é uma caixa de surpresas, seguro de si e daquilo que quer. O Nick, um grande, necessário e inesperado amigo, um personagem sábio, calado, porém soube agir com inteligência quando necessário. Daisy e Tom foram descritos perfeitamente pelo Nick "destruiam coisas e criaturas e depois batiam em retirada em direção ao seu dinheiro", acrescento ainda, pessoas egoistas. Jordan foi uma personagem meio sem graça para mim.

Desfecho. A única coisa que me perguntei até a última página foi: "cadê a covarde e egoísta da Daisy?". Depois de tudo, esperava uma última cena com ela, saber o que houve, o que sentia... Enfim, o Gatsby merecia uma pessoa melhor.

Recomendo muito a leitura!!!

Tailana2 17/02/2024

Um cavalheiro
Uma boa leitura, rápida e que nos leva aos anos dourados ricos e cheios de glamour.

O final me irritou bastante rs, aí que ódio de alguns personagens?

Agora vou assistir o filme para poder ter a experiência completa.

Boa leitura!

cindybeverly.ro 17/02/2024

...
Acho que fui com grandes expectativas e por isso tive dificuldade no início do livro; tem que insistir um pouco mas depois a história fica mais interessante e empolgante. Vale a pena a leitura!

*(Talvez volte em um outro momento para releitura)

Ed.Costa 17/02/2024

O Grande Gatsby
?O Grande Gatsby?, de F. Scott Fitzgerald, é uma obra-prima da literatura americana que mergulha profundamente na psicologia dos personagens e na atmosfera glamorosa e decadente da Era do Jazz.

Narrado por Nick Carraway, o romance nos transporta para a Nova York dos anos 1920, onde somos apresentados ao enigmático Jay Gatsby, um homem rico e misterioso cuja vida é um fascinante enigma.

Fitzgerald habilmente tece uma narrativa repleta de intriga, romance, traição e tragédia, enquanto explora temas universais como amor não correspondido, ambição desmedida e a busca pela felicidade em meio ao vazio da riqueza material.

Um dos aspectos mais marcantes do livro é a sua caracterização dos personagens, especialmente Gatsby, cuja personalidade enigmática e sonhadora fascina e intriga o leitor até o final.

?O Grande Gatsby? também é uma crítica contundente à superficialidade da sociedade americana da época, onde a busca desenfreada por riqueza e status social muitas vezes leva à ruína moral e emocional.

Em suma, ?O Grande Gatsby? é um romance envolvente que continua a ressoar com os leitores décadas após sua publicação, não apenas pela sua história cativante e personagens memoráveis, mas também pela sua poderosa análise da condição humana e da sociedade.

Vale à pena conferir!

Kasimoes 17/02/2024

Sonho americano
Gatsby traz o estilo e referências de uma época dos EUA, de uma classe que vivia o ?sonho americano?. Fitzgerald capta essa essência no seu romance.

Luisa ð 17/02/2024

A devassidão da sociedade
Os belíssimos anos 20!
Eu adorei a estética do livro, a narração é bem interessante, os personagens são bem exagerados, não no sentido negativo, mas eles vivem como se fosse o último dia, e nada além disso.
A superficialidade da sociedade é muito bem executada e demonstrada.
Os ricos e suas lealdades, a ousadia e o sufoco de subir na vida. Adorei!
O final realmente me pegou de supresa, porém achei um final consistente com a história e o caráter dos personagens.
Gostaria de mais alguns detalhes, mas como são lembranças de uma pessoa faz total sentido ele não se atentar para todos os detalhes
Vale a pena a leitura.
Clássicos são clássicos por algum motivo ?

emileysz 16/02/2024

I hope she'll be a beautiful fool
Bom, gostei do livro mas no meio do caminho perdi o ritmo então, pra mim, o final me pareceu acelerado demais. a daisy e o tom são dois canalhas. gostei da narração do livro.

Ani 16/02/2024

"Sorriu compreensivamente ? ou muito mais do que isso. Era um desses raros sorrisos que têm em si algo de segurança eterna,um desses sorrisos com que a nós talvez nos deparemos quatro ou cinco vezes na vida. Um sorriso que, por um momento, encarava ? ou parecia encarar ? todo o mundo infindável, e que depois se concentrava em nós com um preconceito irresistível a nosso favor. Um sorriso que nos compreendia só até o ponto em que nós queríamos ser compreendidos, que acreditava em nós como nós gostaríamos de acreditar, assegurando-nos que tinha de nós exatamente a impressão que, na melhor das hipóteses, esperávamos causar."

JosA225 16/02/2024

Não é sobre o livro, é sobre mim.
Peguei esse livro emprestado da minha vizinha pra pegar a prática de ler e de alguma forma me aproximar dela. Demorei muito pra terminar, fui e voltei várias vezes. Acabou que nos envolvemos, me apaixonei por ela perdidamente e no processo a perdi.

AdryAlle0 15/02/2024

The great gatsby
Um livro que conheci através do filme, que conheci através da tão famosa música "young and beautiful". como vi o filme primeiro, já achei espetacular toda a produção, e quando li o livro, foi ainda melhor. quase tudo o que está no livro, estava no filme também, um dos poucos que realmente conta exatamente o que está no livro. tanto o livro quanto o filme são perfeitos. somente algumas partes do livro, por ser de época, achei difícil a leitura, mas de resto, tudo muito leve, uma leitura muito boa.

Gabriela3319 15/02/2024

De tirar o fôlego
No incio a história parece muito parada, arrastada e superficial, mas conforme se desenrola você entende o por quê é um clássico.

carloseduvrdo 13/02/2024

Clássico americano desenvolvido por Fitzgerald, história que se passa década de 20, período em que os Estados Unidos promulgaram a Lei Seca e havia a crescente na compra de ações da bolsa de valores. O enredo conta sobre a vida e relação do bilionário Jay Gatsby com Daisy pela visão de Nick Carraway, vizinho do protagonista. Livro que mostra mentiras, traições e paixões no período pós-1°GM e entretém qualquer leitor fã de clássicos.

trizisreading 13/02/2024

"O Grande Gatsby" foi minha primeira leitura de Fitzgerald. No começo, eu estava um tanto hesitante pelas críticas sobre os personagens serem rasos, mas para mim, foi o oposto; cada personagem tinha sua profundidade. Eu gostei muito da escrita do Fitzgerald e o final me marcou demais.

Resenha completa no meu perfil literário no instagram: @trizisreading
mirianbezerra 16/02/2024minha estante
quero muito ler esse

trizisreading 17/02/2024minha estante
amiga, lê! eu sabia que por ser clássico deveria ser bom, mas não pensei que fosse tão bom

mirianbezerra 17/02/2024minha estante
já está na lista desse ano, tenho certeza que é maravilhoso!