O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Lucas Lima 19/05/2024

Assisti ao filme antes da leitura do livro, mas isso quando nem sabia sobre a existência de um livro. Também não me recordava os detalhes do filme.

O livro é curto e interessante. O narrador nos leva a conhecer um pouco mais da história de Gatsby, sua ascensão e queda. O livro fala sobre a vida luxuosa, sobre ingratidão, sobre os limites do amor, dentre outros temas.

O filme é melhor (?) rsrs

Ricardo Beltzac 19/05/2024

Um clássico que não me conquistou. Em certas partes a escrita era super fluida, e em outras um pouco confusa, o que fez com que o livro não me deixasse com vontade de ler. A ambientação é interessante mas a maioria dos personagens são esqueciveis.

iorimarch 19/05/2024

Levei um tempo enrolando para concluir a leitura?
resolvi, então, assistir ao filme de 2013, para ver se alavancaria minha leitura.
gostei do filme, e de fato, minha leitura se tornou mais fluida.
a obra consegue fazer você se sentir dentro dos cenários, contemplando os ambientes, tal qual o próprio narrador, Nick Carraway.
todas as cenas ecoavam em minha mente, durante a leitura, com músicas clássicas de um jazz animado ao fundo, explosões de brilho e o tilintar de moedas caindo como água numa cascata.
todo o esplendor descrito na narrativa é fácil de ser sentido?
críticas atrás de sátiras, uma obra e tanto?

Juliana 19/05/2024

Se a personalidade consiste chamar-se-lhe interrupta de gestos bem-sucedidos, então é certo que a havia nele algo magnífico, uma apurada sensibilidade para as promessas da vida, como se ele tivesse alguma relação com esses intricados maquinismos que registram terremotos ocorridos a dez mil milhas de distância. Essa sensibilidade nada tinha a ver com essa flácida impressionabilidade dignificada pelo nome de " temperamento criador": era um dom extraordinário de esperança, uma presteza romântica como jamais encontrei qualquer Outra pessoa e que, provavelmente, jamais tornaria encontrar.

Fred 17/05/2024

Incrível como uma história de ricos fazendo riqueces e seus tedios viraria uma história tão legal e que surpreendeu muito, cada plotwist bom demais!! Gostei muito!!!!

Yasmim439 17/05/2024

O Grande Gatsby
"A verdade era que Jay Gatsby, de West Egg, Long Island, havia se originado de sua concepção platônica de si mesmo."

-pag 113

Ricks_ 16/05/2024

O quanto podemos fazer de nós mesmos
O texto nos seduz com os luxos e encantos da vida da alta sociedade, e como Gatsby, vamos nos despedaçando a cada descoberta. Podemos nos fazer como bem queremos? Ou nosso meio irá inevitavelmente se impor sobre nossa identidade? Não é mesmo o meio que cria nossos desejos?
Um mundo fascinante criado no espaço pequeno onde vivem essas pessoas tão interessantes, mas completamente humanas.

Laura 15/05/2024

Mesmo sendo um livro mais parado gostei dele, em geral pq gosto mais de livros q trabalham mais em cima de construção de personagens, com seus nuances e mtas camadas.
O final me deixou com um vazio no peito, mesmo sabendo q tds personagens ali são mesquinhos, o q da mais pra salvar é o Nick msm ele n sendo um narrador mto confiável.

beca 15/05/2024

O grande gatsby
Havia visto o filme a uns anos e tive vontade de ler desde então! Pode parecer uma história besta mas analisando a fundo pude observar a crítica ao capitalismo, materialismo e também aos costumes da alta sociedade americana na época (repletos de ganância, futilidade, exagero e com relações apenas construídas a partir do status) "Tom e Daisy destruíam coisas e criaturas e, em seguida, escondiam-se atrás de sua riqueza ou de sua vasta falta de consideração [...] e deixavam os outros limparem a bagunça que eles haviam feito...". Um pouco parado e com muitos detalhes mas muito bom!

helenzita0 15/05/2024

Misterioso e cativante ao mesmo tempo...
Esse livro me trouxe um misto de sentimentos.
a leitura foi mto leve, pensei que seria uma leitura muito densa e detalhada, mas foi bem clara. o livro tem uma historia cativante e me fez pensar... do que adianta vc ser rico, vc dar altas festas, ser aceito na sociedade e no fim, morrer sozinho? o mundo dos ricos eh um mundo de aparencias e no livro isso fica bem claro...
eh um livro que tem um certo mistério, sensualidade, humor e melancolia.

Linhares 15/05/2024

Esse clássico de Fitzgerald narra a misteriosa vida do novo milionário Jay Gatsby pela ótica do seu vizinho e narrador imparcial Nick.

Com suas festas extravagantes (que por sinal ele mal participa) e seu passado misterioso, "qual é" a desse personagem intrigante? Só lendo para descobrir.

Livro bem interessante, não chega a ser extraordinário, mas enquanto clássico vale a pena ser lido.

Milena Araujo 14/05/2024

Gostei do livro, porém já vi o filme há anos atrás e acredito que isso influenciou na minha opinião sobre o livro, principalmente em relação de já saber o que iria acontecer. Me deu um pouco de ranço ver como a elite americana é prodr3, em como são movidos pelos interesses e em como viam o Gatsby e o que opinavam sobre ele. Não falarei muito sobre as críticas sociais do livro, principalmente sobre o capitalismo porque já faz uns dias que eu li e não tenho muito fresco na memória (isso também influenciou na resenha no geral).

Bela 14/05/2024

O Grande Gatsby
É um livro que expõe o glamour do sonho americano na década de 20 contrastando com guerra, impunidade e desigualdade social em NY. Exploramos a história com o narrador Nick Carraway, um sujeito simples que trabalha na bolsa de valores e acaba, por coincidência, tornando-se vizinho de Jay Gatsby, sujeito rico e misterioso, que dá festas incríveis em sua mansão.

Por meio de Nick, conhecemos mais a figura de Gatsby a cada festa, café e jantar que compartilham juntos. Daisy e Tom também são apresentados logo no início da trama, respectivamente como prima de segundo grau e amigo de longa data de Nick. Avançando na história, descobrimos que Daisy e Gatsby também se conhecem e inclusive já viveram uma breve história de amor interrompida na juventude.

Pela narrativa cinematográfica de Fitzgerald, vemos os esforços de Gatsby para reconquistar sua amada. Cada detalhe importa: os convidados das festas, as cores das luzes, os modelos de carros e os cenários novaiorquinos. O autor escreve de forma linda e detalhada, às vezes sarcástica, interligando as personagens por meio de seus profundos desejos e anseios.

O final me emocionou muito e acredito que essa história tenha se tornado uma de minhas favoritas!

Vanessa 14/05/2024

Achei uma história boa mas o livro apesar de pequeno um pouco massante, muito descritivo poderia ser mais envolvente