Viagem ao Mundo dos Micróbios

Viagem ao Mundo dos Micróbios Samuel Murgel Branco




Resenhas - Viagem ao Mundo dos Micróbios


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Larissa3718 23/02/2022

viagem ao mundo dos micróbios
Livro educativo com conhecimento em biologia para crianças.
Sobre uma menina que ficou doente e enquanto a mãe sai para comprar remédios antibióticos que ela precisa, a menina curiosa sobre a conversa que teve com a mãe sobre resfriados e doenças, microorganismos e antibióticos, conhece Penincillium, um microorganismo do mofo do pão, que a leva a uma viagem ao mundo microscópico dos micróbios. Para isso, ela diminui de tamanho com uma mordida do queijo gorgonzola que é constituído de um grupo específico de microorganismos, relembrando a tradicional cena de "Alice no país das marvilhas". Ela conhece vários grupos dos microorganismos, inclusive a penincilina e os patogênicos, com Penincillium como guia. Leveduras da cerveja, do pão, fermentação, queijo, etc. Quando ela volta a seu estado normal, sempre que quiser pode morder o queijo gorgonzola para voltar a visitar o fantástico mundo. a mãe volta e a menina a surpreende com os novos conhecimentos.
curiosidade: Penincilina foi descoberta por Alexandre Fleming.
comentários(0)comente



Jhonys.Gomes 12/04/2021

Educação infantil
Carolina faz uma viagem ao mundo microscópico e junto de seuais novo amigo Penicílio desvenda os segredos e a importância dos microorganismos.
comentários(0)comente



Pri Lopes 18/03/2012

Micróbios podem ser bons...
Li esse livro quando tinha 6 anos. Ganhei da minha mãe quando acabei a minha alfabetização. Eu o escolhi na livraria por ter 39 páginas, o que na época era um livro enooorme e o nomeie "o livro grande". Demorei um pouco para ler mas ao terminar eu tomei uma grande decisão na minha vida, tá bom que na época eu não sabia que estava tomando uma decisão. Com a leitura desse livro eu decidi ser bióloga e só lembrei que meu amor por essa profissão começou aí quando me perguntaram em que momento da minha vida eu a cogitei.
Se perguntarem para a população mundial o que se pensa quando se fala de micróbios, principalmente bactérias a resposta de 99,9% será doenças. Isso deve-se a microbiologia médica, que estuda esses serzinhos com o foco em "como amenizar os males que eles fazem a saúde humana". Por causa desse livro eu me enquadro no 0,01% da população que sabe que os micróbios estão presentes em todos os lugares imagináveis e que não nos trazem só males, que vários avanços na própria saúde humana deve-se a ação deles, como o iogurte e a penicilina.
Na verdade não se pode imaginar o mundo atual sem a ação de microrganismos. O pão que comemos todos os dias são resultado do seu trabalho, a fermentação de bebidas alcoólicas são eles quem fazem e o solo não seria fértil sem a suas presenças.
Eu li em um artigo certa vez que não há motivos para depressão, você nunca está sozinho. Neste exato momento há milhares de microrganismos dentro de você. Digo algo além disso, microrganismos que estão aí para te proteger, pequenos (microscópicos até)seres que te ajudam todo dia, e que sem eles a vida não seria possível.
Eu recomendaria essa leitura a qualquer um... Muito boa e didática.Venha fazer parte de 0,01%,quem sabe se esse livro desperte mais um biólogo?
Sabrina.Bello 26/11/2018minha estante
Também li muito novinha, com meus 10, 11 anos e também amo microbiologia por este motivo... Entre muitas idas e vindas de cursos universitários, agora estou indo pro quinto período de biomedicina e no futuro pretendo fazer alguma pós graduação acadêmica em microbiologia...




3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR