Gracie Jiu-Jitsu

Gracie Jiu-Jitsu Hélio Gracie

Resenhas - Gracie Jiu-Jitsu

Isis.Borges 02/12/2021

O livro começa contando um pouco da história de Hélio Grace, de como seu porte físico o fez pensar em novas técnicas para se defender, sem depender do uso de força, de como isso agradou e fez crescer a quantidade de alunos e por fim como o Gracie jiu-jitsu "explodiu" junto ao UFC .

A segunda parte é um compilado de técnicas, com descrição passo a passo e fotos.
Essa é a parte que mais me agradou, bem didático e com observações, acredito que seja muito bom para quem pratica dar uma olhada numa técnica antes do treino e por em prática.
A terceira e última parte do livro é sobre a dieta Gracie, sobre a dieta eu não tenho opinião, pois não sou nutricionista, mas acho muito legal e importante o artista marcial pensar sobre a alimentação, não pensar apenas no "de dentro pra fora" (nossas ações, nossas palavras e pensamentos) mas no "de fora pra dentro" (o que nos influencia, do que nos alimentamos) isso é ser faixa preta.

Em vários momentos no livro é afirmado que o Gracie Jiu-Jitsu é o melhor do mundo, a arte mais completa e coisas do tipo que eu achei bastante arrogante, mas meu próprio mestre diz "Não basta ser, tem que parecer", e acho que essa seja a intenção quando fazem esse tipo de afirmação. O objetivo deles é ser grande, ter muitos alunos e não ser tipo o mestre Miyagi (filme Karate Kid), que era um ótimo mestre mas com um aluno só.
Sendo um exemplo positivo no mundo é o que importa.

Filipi 02/05/2009

Se existe um livro definitivo para a arte do Jiu-Jitsu Brasileiro, bem, não tenho duvidas que este é O livro.