O Fantasma do Rei Leopoldo

O Fantasma do Rei Leopoldo Adam Hochschild

Resenhas - O fantasma do Rei Leopoldo

KiraLunna 12/10/2021

Nossa! Me senti dividida em duas esferas de sentimento durante a leitura: a revolta e vontade de mudar a história; e a impotência.
Esse livro fala de um genocídio esquecido, que ocorreu no Congo. É um livro que traz diversas informações traçando uma linha do tempo em diversos lugares do mundo que em algum momento convergem para o Congo do rei Leopoldo. Essa maneira de apresentar fatos e personagens foi feita com maestria, permitindo o estabelecimento de relações entre processos econômicos e atores históricos, entre movimentos sociais e determinantes culturais.
É um livro extenso, cheio de informação e sobre um assunto duro, o que pode emperrar a leitura, mas vale a pena!
Não só informar e trazer à luz um assunto que muitas vezes é deixado de lado e escondido, o livro contribui muito para diversas discussões importantíssimas para a atualidade, principalmente para o Brasil, um país com uma história tão profundamente ligada com a da África; permitindo diversos questionamento em relação ao racismo estrutural, às consequências do neocolonialismo para os povos africanos, a ausência de vozes africanas no ensino, e muitas outras questões! O clube discutiu por 2 horas e acho que mal arranjamos a superfície desse livro gigantesco. Passaria muitas outras horas discutindo!!! Foi uma leitura difícil, árdua e dolorosa, mas muito importante! Eu adorei ler e discutir essa História.