História Ilustrada da Ciência

História Ilustrada da Ciência Colin A. Ronan

Resenhas - História Ilustrada da Ciência

Liny Arguilera 05/08/2023

Um livro simplesmente incrível de História da Ciência, escolhi ele no meu segundo dia de caloura na universidade, não tinha aula de nada, e o que me chamou mais atenção foi o símbolo da Universidade de Cambridge onde encontravam-se livros de ciências da computação e filosofia.
O livro aborda a ciência primitiva, se expande para o Egito, passa pela Mesopotâmia, vem aqui na América, e fala dos mesoamericanos, chega nas civilizações sul americanas, vai aos gregos, e haja descobertas no mundo da matemática, biologia, física, medicina, alquimia, química,e muito mais.
Não era uma ciência sistematizada como hoje, mas foi a partir dos nossos ancestrais que chegamos até aqui, e muitas dessas leis valem até hoje.
Com Hipócrates aprendi que na medicina o centro é o paciente, e portanto deve haver uma conexão entre médico e paciência, numa circunstância em que o médico não é o objetivo, e sim o bem estar do próximo, haja vista que pensaram que os sentimentos estavam no coração, e não no cérebro, se os nossos amigos egípcios associaram o cérebro aos movimentos, Herófilo constantou que ele era o centro do sistema nervoso, comumente chamado SNC, e não é que Aristóteles estudou muito os animais, e muito do que observaram antes na natureza ainda é válido hoje, porquê a natureza tem leis que não podemos mudar por completo, podemos até interferir, mas não mudar, ela se transforma, mas não se perde, e assim nada criamos, e se para Demócrito o átomo era indivisível, a partir dos estudos dele chegamos em descobertas muito mais complexas.
Simplesmente incrível essa leitura, super recomendo, assim como agradeço a todos que contribuíram para a ciência anteriormente.