Veronika decide morrer

Veronika decide morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

Jade 25/07/2022

melancolia magnífica
essa história realmente me surpreendeu?
esse livro estava na minha bolsa mofando com o meu desinteresse de continuar a história, mas a leitura foi começando a pegar um embalo excelente e eu simplesmente me apaixonei pelo livro. a melancolia e a grandeza de como tudo é retratado ?nu e cru? me deixa abismada e com MUITA admiração.
esse livro com certeza entra na minha sessão de favoritos e que com certeza vai marcar a minha cabeça sobre como eu via certas coisas mas ele conseguiu abrir minha mente.

Paulo Sousa 24/07/2022

Leituras de 2022 - Lista #1001livros

Veronika decide morrer [1998]
Paulo Coelho (??, 1947-)
Paralela, 2017, 240p.
_____________________________
?Não era por ausência de amor que estava se matando. Não era por falta de carinho de sua família, nem problemas financeiros, nem uma doença incurável. Veronika decidirá morrer naquela tarde bonita em Liubliana, com músicos bolivianos tocando na praça, com um jovem passando diante da sua janela, e estava contente como que os seus olhos viam e seus ouvidos escutavam? (Posição Kindle 129/6%).
Faz um belo par de décadas eu peguei um livro de Paulo Coelho - o único, aliás!, para ler. Era o ?Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei?, uma leitura que sequer concluí tamanho meu desgosto pelo estilo do autor. Eu nunca mais pegaria nada de Coelho para ler, principalmente por sempre o considerar um escritor ruim, sem qualquer talento.
E isso não mudou hoje, ao terminar de ler ?Veronika decide morrer?, o relato de uma jovem que, desgostosa com a sua existência, se propõe dar car cabo de si tomando uma enorme quantidade de comprimidos. Daí para frente, quando a dose cavalar de medicamentos não a mata, antes a faz passar mal e quando finalmente acorda, se vê entre as paredes de um hospício em algum lugar da Eslovênia.
Uma vez vivendo entre os ?internos?, Veronika vai conhecendo pessoas que, em si, não são loucas nem de fato tem alguma deficiência mental. Só estão ali por decisão própria, por se acharem inadequados sociais. A partir desse momento o livro transita entre as falas de Mari, uma advogada com síndrome do pânico, Edward, um rapaz que sofre de certo grau de esquizofrenia mas que, ao se apaixonar por Veronika, decide ?retornar? de sua realidade paralela a fim de poder curtir sua paixão, uma outra mulher misteriosa, que se submete a tratamento de altas doses de glicose (ou algo do tipo) e que a fazem ter sessões de viagens astrais (sua alma sai do corpo), além do próprio drama de Veronika.
Como disse, e apesar de o livro começar muito bem, belas páginas de uma poética tocante e acerca de um tema atual e muito complexo, a narrativa se perde no meio do caminho, fica confusa, acredito que o autor buscasse tentar retratar em prosa os desmandos mentais mas acho que essa fórmula caótica não funcionou e o livro terminou mal. Veronika afinal se reencontra, Edward se reencontra, Mari se reencontra e todos decidem sair de Vilette (esse o nome do hospício) e voltam a viver suas vidas ?transformadas? por algumas das experiências místicas que viveram no claustro?..
A explicação por eu ter resolvido ler ?Veronika decide morrer?: não sei porque, mas faz parte da lista ?1001 livros? e, por isso, me submeti a esse exercício de paciência. Não foi muito ruim, mas também não é um livro que eu diria ser bom. Minha cota de Paulo Coelho se encerra definitivamente aqui.

Jéssica 23/07/2022

Da pra ler
É uma historia interessante, tem um plot bacana até.
Mas no geral, é ruim.
Achei tudo mal desenvolvido. A historia da Veronika, o desenvolvimento da irmandade, a historia do Eduard... Enfim.
Da pra ler, se você não tiver nada melhor pra ler.

Helen.Goes 19/07/2022

Cada vez que eu leio mais uma obra do Paulo coelho eu me surpreendo. Uma obra melancólica que faz a gente repensar em como estamos vivendo, no que estamos dando importância?

Dani 19/07/2022

Para refletir como estamos vivendo
Não dei nada pra esse livro e ele entregou tudo! Em um mundo onde muitos vivem inconscientes, estar consciente é viver de verdade.

Ser normal é fazer o que todo mundo faz e estar inconsciente da proporia vida, fazendo tudo no automático.

Foi uma leitura bem refletiva que me trouxe vários insights, com certeza darei mais valor à minha vida e quero fazer coisas q eu realmente gosto, não só pq todos estão fazendo.

Ser diferente é ser você mesmo.

Márcio 18/07/2022

Esse foi o meu primeiro contato com alguma obra do Paulo Coelho e eu estou impressionado e apaixonado!
Eu simplesmente adorei a história e a escrita dele é tão fluida que a cada página eu queria ler mais e mais. A forma como ele aborda alguns temas chega a ser poético e me fez ficar ansioso em saber que rumo a história tomaria.
A única coisa que não me agradou tanto foi o fato do autor se inserir como uma personagem em um capítulo, que para mim, não tinha a menor necessidade ou relevância para a história, no mais as outras personagens são interessantes e dado os detalhes da vida de cada um, o que torna a história mais interessante.
Leitura boa, gostosa e intensa. Ansioso para conhecer outras obras do autor.

Vega Monteiro 17/07/2022

Melancólico
Esse livro é melancólico e te faz repensar sobre estar ou não aproveitando a vida, você está sabendo aproveitar as oportunidades que a vida te dá? talvez não seja um livro para todos, porém um livro que todos deveriam ler. Filosófico e profundo são palavras que definem veronika decide morrer

artistaDEshit 14/07/2022

Esse é o terceiro livro do Paulo Coelho que eu leio, reparei que os livros seguem meio que um padrão mas, isso é normal, eu gostei do livro bastante, principalmente por falar sobre transtornos mentais e se passar num hospício, teve uns trechos que me incomodaram, exemplo a forma que foi tratada a esquizofrenia e o uso da palavra "homossexualismo" mas vou ter q passar um pouco porque tenho mais livros do autor pra ler, em resumo eu gostei, é oq os livros do Paulo Coelha são uma auto-ajuda com uma narrativa mais fictícia.

Ari_ 13/07/2022

Senti um pouco a falta de descrever mais os personagens e os lugares, também de se aprofundar mais neles,mas é uma boa história.
Achei legal as palavras finais do autor.

VictAria 12/07/2022

Um tanto quanto inesperado
Achei que seria uma coisa mais trágica quando na verdade o livro entrega um final feliz. (????)
Mas lógico, Paulo Coelho consegue acabar com o meu coração e eu choro a cada nova reviravolta ?

VanessaKroline 12/07/2022

Primeiro do🐰
Da série, quase esquecendo de fazer as resenhas: check.
Gostaria de poder dizer que eu estava até agora refletindo sobre o livro, porém não. Mas queria. Quem leu até o final vai me compreender, não só por isso, mas pelas histórias que o Paulo criou aos respectivos personagens.
O livro foca na Veronika, mas também conta a história de dois outros personagens.
O livro já começa com um tiro na cara e talvez o óbvio (cuidado com os gatilhos!!!)
Veronika decide tirar sua própria vida. Um tema bem sensível hoje em dia e que divide muitas opiniões sobre tudo.
O que me surpreende no final é como o autor desenvolveu as cenas finais, que eu com certeza, não estava esperando.
É uma leitura um pouco densa, não é leve. Mesmo que sejam tormentos de personagens, podemos infelizmente nos identificar com muitas coisas aqui.
Como primeiro livro do Paulo, eu me sinto impactada, e quero dar uma chance a algumas outras leituras. (Muitas coisas já parecem bem desatualizadas, o que traz uma revolta maior)
Mas vale dar uma chance!

Novamente, atenção aos gatilhos do livro

Elizabeth 09/07/2022

Feliz ou infeliz
Nossas escolhas, feliz ou infeliz, abrir a cabeça para novos conceitos e respeitar as loucuras de cada um.
Douglas Finger 09/07/2022minha estante
Gostou?? Esse livro ja esta ha anos na minha lista!

Elizabeth 10/07/2022minha estante
Gostei, o Paulo mostra um pouco da depressão, da síndrome do pânico e "esquizofrenia " que a sociedade nos impõe..