Cultura Roque de Barros Laraia

Resenhas - Cultura: um conceito antropológico

Rafael Vebber 22/05/2024

Queria que os livros de autoajuda fosse assim.
Um dos primeiros livros que li no curso de produção cultural. Indico para todas as pessoas de todas as profissões. Linguagem simples e direta. Discussões esclarecedoras sobre a nossa condição humana. Um estímulo para pensar a diferença.

danielle 26/04/2024

Li pra faculdade
Po gnt achei daora conceitos bacanudos mta cultura mto exemplo bom daora viu recomendo (me deu sono as vezes masss ele é bem interessante de bdd)

cecis 24/03/2024

Leitura básica e simples para o entendimento do que é a cultura a partir dos estudos sobre a humanidade.

Livro que aborda o desenvolvimento antropológico da cultura e mostra as diversas explicações para o processos de evolução do homem. Muito interessante saber como a forma em que um povo vê o mundo depende de sua cultura e, assim, enxergam gestos e hábitos de maneiras distintas. Mas também, por causa da bagagem cultural, um povo cria um padrão de comportamento e ao verem alguém agindo diferentemente estranham e discriminam o próximo.

Cada sistema cultural é mutável, e é importante perceber que há um dinamismo dentro e fora das culturas. É essencial compreender as diferenças entre os povos e suas culturas e que nenhuma é melhor do que a outra, pois a partir do etnocentrismo pode haver o epistemicídio. Ou seja, no momento em que uma cultura se acha superior a outra pode haver a destruição de saberes e de culturas diferentes, a partir de uma doutrinação advinda da sensação de superiodade de uma cultura para com a outra.

laurafinottiiii 11/03/2024

Antropologia Jurídica ¹
Livro super didático e gostoso de ler para aqueles que tem interesse no assunto e para nós, estudantes, que devemos estudá-lo. O autor traz muitos aprendizados sobre cultura, abordando temas que são esquecidos no nosso comportamento social. Recomendo muito.

Hatshepsutxviii0 09/03/2024

O que define um povo?
De acordo com Ruth Benedict, a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Nesse sentido, indivíduos de culturas diferentes enxergam o mundo de maneiras opostas. Esse fato tem como consequência, em muitos casos, a propensão por considerar o seu modo de vida como correto e natural (tal tendência é denominada como etnocentrismo).
Um exemplo bem fácil de se notar e que é citado perfeitamente ao decorrer do texto, seria o imperialismo e suas nuances. Levar em consideração apenas o ponto de vista ocidental, por exemplo, é apagar toda uma rica e interessante mescla de saberes, tradições e manifestações.
Sob esses aspectos Roque Laraia aborda de forma pontual sobre diversos aspectos que definem cultura. Seja ela por determinismo biológico ou geográfico, fica evidente que além de fluida e mutável( evolução e temporalidade) a cultura é muito mais do que a junção de aspectos de um povo, mas sim sua identidade, aquilo que os faz ser eles mesmos.
Uma leitura bastante simples, didática e de fácil entendimento voltada para quem tem interesse em adentrar nessa temática antropológica.

Maria18219 08/03/2024

Cultura: Um Conceito Antropológico
Foi uma leitura cheia de epifanias, muito esclarecedora e transformadora.
comecei com a segunda parte do livro pois seria utilizada em uma aula de antropologia mas gostei tanto que comprei o físico e li o restante!
o Laraia explica tudo de uma forma bem didática, fácil de compreender, e cada nuance é bem organizada e estruturada! simplesmente um dos melhores livros que já li, me modificou completamente. deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas ou ao menos objeto de estudo obrigatório
é ótimo pra quem quer começar na antropologia ou apenas compreender um pouco mais a humanidade.

dorinha17 11/02/2024

Foi pra faculdade
Adorei esse livro, tem uma linguagem muito boa e apresenta várias coisas bem interessantes, usei no meu trabalho e adorei

lleitoraescritora 11/01/2024

Um pequeno respiro reflexivo
Neste livro o autor traz diversas ideias, processos históricos e reflexões sobre a cultura e sobre o ser humano.Livro curto mas que traz discussões pontuais sobre o assunto

Fabrício 06/01/2024

Costumo dizer que este livro é um divisor de águas para mim. Eu estudei ele em dois momentos diferentes da minha vida, mas que se contemplam em determinado momento. Primeiro quando estudei Produção Cultural pelo SENAC e recentemente na graduação de Políticas e Gestão Cultural pela UFRB.

É um livro que não só abre portas para o pensamento crítico no que diz respeito à cultura, mas traz questionamentos e reflexões que vão além do que é exposto em escrita. Sem sobra de dúvidas aborda discussões que ainda é pouco falado nos âmbitos sociais.

Vale a leitura para além dos interessados e/ou profissionais da área.
David Passos 08/01/2024minha estante
Li ele por indicação sua

Ãtala 29/11/2023

Lido para a faculdade. Apesar de não ser um livro que eu leria por livre e espontânea vontade, achei bem interessante e curioso, até mesmo mais "fácil" de ler do que os outros desse estilo que eu já tive contato, um ponto muito relevante foi os capítulos pequenos.

Gabriel 17/11/2023

Antropologia
Eu tive algumas aulas de antropologia no passado e partes desse texto ficaram fixadas na minha cabeça e então decidi ir ler o texto na íntegra e acabei adorando a antropologia. Depois desse livro eu com certeza vou explorar outros autores e quem sabe puxar uma pós graduação...

O texto é bastante envolvente, a escrita é suave e os conceitos são muito bem explicados, fora os exemplos práticos do dia a dia. Os anexos finais são ótimo, mas a jornada até lá é gostosa então vai lendo com calma e se puder vai anotando cada nome que aparece pra ler depois. Apesar de ser um texto "acadêmico" não é desgastante, sério mesmo! Então dá uma chance e recomende!

daphnemerces 20/10/2023

Muito bom!!

todo mundo deveria ler esse livro. É uma escrita simples mas que traz tanta informação e aprendizado...

somos seres culturais, onde nos comunicamos com símbolos. Mas oq é cultura?

é um questionamento muito válido, temos várias respostas e não chegamos a nenhum consenso. É basicamente: quem souber morre ahuasuhsus

recomendo demais, com ctz lerei muitas vezes

Duda 07/10/2023

Outro livro que eu descobri através da faculdade, no começo eu enrolei bastante pra ler mas não há necessidade a leitura é super fluída, são poucas as palavras que precisaram procurar o significado, geralmente já da pra identificar com o próprio contexto. Livro bom trás importantes reflexões sobre etnocentrismo e a origem da cultura, apesar de não ter um parecer concreto da origem da cultura o consenso estabelecido é de que a cultura segue ganhando modificações.

Erikinha 03/10/2023

Cultura
Muitas das vezes não pensamos sobre o que é cultura e esse livro é extremamente importante para quem nunca pensou em saber sobre o que é cultura, como ela veio a ser o que consideramos hj sobre cultura. Simplesmente incrível.

Martins__ 03/10/2023

Cultura
Livro introdutório de conceitos gerais da antropologia e os seus principais autores, focando principalmente nos diversos conceitos de cultura e os seus contextos históricos. Laraia desenvolve o assunto de forma didática e quebra muitos paradigmas de 'senso comum'. Ótimo livro para quem irá começar a se aprofundar em antropologia, me ajudou muito no primeiro período da faculdade.