Cultura

Cultura Roque de Barros Laraia

Resenhas - Cultura: um conceito antropológico

Anna 28/08/2022

Li por conta da faculdade.
É bom! Principalmente para quem procura entender como determinados costumes podem influenciar na sociedade como um todo.
Me fez mudar alguns conceitos e entender mais sobre a cultura.
fdeluca 28/08/2022minha estante
Que curso vc faz!

Anna 28/08/2022minha estante
Eu curso direito!

Jota Ge 03/05/2021

Um bom livro
Este é um bom livro para quem quer aprender mais sobre a história da cultura e seus principais conceitos. As explicações são claras e simples e há bastantes exemplos.
joaocoelhou 03/05/2021minha estante
Maravilhoso este livro, li qnd estava na escola

Jota Ge 03/05/2021minha estante
eu tive q ler para a facul, mas acabei gostando tbm

Fabrício 06/01/2024

Costumo dizer que este livro é um divisor de águas para mim. Eu estudei ele em dois momentos diferentes da minha vida, mas que se contemplam em determinado momento. Primeiro quando estudei Produção Cultural pelo SENAC e recentemente na graduação de Políticas e Gestão Cultural pela UFRB.

É um livro que não só abre portas para o pensamento crítico no que diz respeito à cultura, mas traz questionamentos e reflexões que vão além do que é exposto em escrita. Sem sobra de dúvidas aborda discussões que ainda é pouco falado nos âmbitos sociais.

Vale a leitura para além dos interessados e/ou profissionais da área.
David Passos 08/01/2024minha estante
Li ele por indicação sua

André 14/11/2010

Cultura, visão de Laraia e seus conceitos antropológicos.
Na introdução do livro “Cultura, um conceito antropológico”, (LARAIA, R.B – 24° edição, Rio de Janeiro: JORGE ZAHAR Ed., 2009) temos o primeiro contanto com uma obra que deseja ser acessível e introdutória para a temática da cultura antropológica. O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira uma discussão sobre a formulação do conceito de CULTURA durante uma trajetória da antropologia como ciência, passando por teorias de diversas épocas e de variados cenários. Entrando na segunda parte, encontraremos a atuação de forma prática da cultura no homem, onde fica evidente a formação cultural de um indivíduo a partir de um molde social pré-estabelecido.
Em sua obra, Laraia discute teorias como o determinismo biológico (diferenças genéticas determinam culturas diferentes) e geográfico (diferenças geográficas determinam culturas diferentes), provando o descaso dessas teorias e como elas foram inutilizadas pela antropologia moderna. Para criar uma base antropológica, o autor fornece definições como o etnocentrismo (olhar social beneficiando e centralizando uma determinada cultura, partindo da perspectiva da cultura própria), endoculturação (processo de aprendizado de uma determinada cultura, onde se inicia no nascimento do indivíduo e termina em sua morte) e aculturação (duas culturas se encontram e uma se sobrepõem a outra. Conceito ultrapassado).
Em suma, cultura é universal a vida social da humanidade, assim se destacando do NATURAL – o que não é relacionado a tradições sociais, tudo o que não é comportamento aprendido e que transcende o domínio das normas, hábitos e costumes. Enfim, tudo que não é particular, – e partindo para a particularidade humana. Utilizo aqui uma definição de Edward Burnett Tylor (1871) – “Cultura é todo o comportamento aprendido, aquilo que independe de uma transformação genética”. Podemos dizer então que cultura é tudo que não é natureza, mas sendo assim NATUREZA uma definição humana, por tanto cultural.
Vemos em alguns casos a cultura de um indivíduo se sobrepondo à biologia, como em doenças psicossomáticas e psicofisiológicas. Colocando como exemplo o popular “leite com manga (popularidade brasileira)”, onde biologicamente a manifestação dessa dor inexiste, mas partindo de uma construção cultural, ela se torna real ao indivíduo.
Cultura, um conceito antropológico é uma obra fascinante de leitura concisa e acessível, tornando-se obrigatória a todos que desejam ingressar na antropologia.
Mambo.dCosta 13/03/2020minha estante
Senhor podes me emviar a vida e a obra da Roque de Barros Laraia para mim, neste momento eu elaboro o meu monografia sobre a cultura no pensamento de ROque Laraia, portanto eu necessito o livro completo do autor Roque Laraia. Obrigado.

Emmy.Wosnop 02/04/2022

LARAIA, Roque de barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

O livro 'Cultura: Um conceito antropológico' 14° edição, 2001, de Roque de Barros Laraia, antropólogo brasileiro. É dividido em duas partes onde a Primeira parte nominada de ' Da natureza da cultura da natureza á cultura', é narrado como ocorreu a observação a cerca da formação da cultura, e o que determinaria a cultura, a parte desse questionamento houve duas teorias a do Determinismo Biológico, onde acreditava-se que a forma como as pessoas se manifestam como linguagem, crenças etc., eram determinadas pela sua raça, ou seja, as capacidades e características eram herdadas geneticamente, todavia, os antropólogos afirmam que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais.
E a outra teoria é o Determinismo Geográfico, onde acredita-se que o que determina como um grupo age, se manifesta, acredita é determinado a partir do ambiente que as mesmas estão inseridas, mas novamente antropólogos como Boas, Wissler, Kroeber refutaram essa teoria afirmando que há limitações em relação o meio físico afetar a cultura, que o mais comum é pessoas da mesma localidade apresentar diversidade cultural.
A partir desse momento inicia-se a parte conceitual da Cultura como os antecedentes históricos, onde Edward Taylor sintetizou o termo Cultura para designar as realizações humana "tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade", todavia, não é a única definição autores como John Locke e Jacques Turgot , também desenvolveram outros conceitos, e não há nenhum consenso qual é certo ou errado.
Essa primeira parte do livro também engloba a origem da cultura, onde o respeitado antropólogo Claude Lévi-Strauss, fala que a ctura surgiu a parte do momento com a humanidade instituiu a primeira regra (incesto), e para Leslie White, a cultura surgiu a partir dos símbolos (pinturas, comunicação, significados). Já as teorias modernas sobre a cultura é a feita sobre os fragmentos desses conceitos e visões passadas elaborados onde falam que a cultura são sistemas de padrões de comportamento, e que a mudança cultural é feita através da adaptação, e seguem esse raciocínio de comportamento humano e adaptação.
Na segunda parte do livro denominado Como Opera a cultura, aborda como a cultura molda a visão sobre o mundo, o indivíduo vai enxergar as mais diversas situações através da sua cultura o que muitas vezes abre caminhos para uma visão etnocêntrica, onde o indivíduo vai acreditar que a sua maneira de pensar e agir é melhor do que de outros povos, dando margem os mais diversos tipos de violência (racismo, intolerância religiosa e xenofobia), onde deve-se lembrar que existe uma grande diversidade cultural e não uma melhor que outra, cada cultura tem a sua lógica. Apesar de haver o determinismo biológico vale lembrar que a cultura afeta o plano biológico, onde todos os povos têm as crenças, a partir desse princípio é encontrado as doenças psicossomáticas e também a cura dessas doenças através da fé. Outra questão importante é que cada individuo tem um papel na cultura e que normalmente essa participação é exercida pelo sexo masculino mesmo em diferentes culturas é comum observar. É importante lembrar que mesmo com uma grande diversidade cultural, cada cultura possui uma lógica própria e também um é dinâmico e sofrer modificações com o passar dos anos.
Bem, o autor elaborou essa obra de uma forma bem didática, através da utilização de diversos exemplos cotidianos, de uma forma que permite uma compreensão plena acerca do tema e da proposta do livro, que é mostrar o que é cultura, como surgiu esse termo e o que ele engloba. Trata-se de uma obra relevante que permite uma leitura fluida que resulta em uma maior curiosidade sobre o tema e sobre outras obras do autor. A partir dessa obra, foi possível perceber que toda cultura e a sua manifestação pelos povos mais remotos merece uma atenção e a compreensão que por mais distante que pareça apresenta diversas semelhanças com a cultura que vivenciamos. Essa obra também torna possível a compreensão que não há cultura melhor do que outra e que toda manifestação cultural seja por meio de crença, religiosidade até mesmo alimentação apresenta a sua lógica e o seu dinamismo através das gerações. O livro é recomendado para todas as idades e grau de escolaridade, principalmente para quem tem interesse em adquirir novos conhecimentos e se aprofundar na temática proposta.
Mai 02/04/2022minha estante
Li esse clássico na graduação, Ciências Sociais, e foi de grande relevância para descolonizar pensamentos, ampliar horizontes e derrubar preconceitos.
Sua análise foi assertiva, parabéns!

Bizi 08/07/2009

Cultura: um conceito antropológico
O livro Cultura: um conceito antropológico, do [autor] Roque de Barros Laraia, (reeditado pela Jorge Zahar Editor Ltda em 2008), discute conceitos e revela a definição de cultura de uma forma diferente e faz uma viagem as culturas e sub-culturas no mundo oriental e ocidental a fim de apresentar os diversos modos de cultura existentes no mundo.
A obra está divida em duas partes, antecedido de uma apresentação e finalizado por anexos e notas referente ao livro e sua temática. Foi desenvolvida em 113 páginas. O autor apresenta a cultura de uma forma diferenciada. Nesta obra o autor apresenta a cultura como partes de formam um todo e não algo já formado. Concretizado.
Na primeira parte da obra o autor discuti sobre o desenvolvimento, na antropologia, do conceito de cultura. De modo geral, esta parte, mostra como a cultura desenvolveu-se com o ser humano. Na segunda parte, a qual daremos maior foco, o autor pretende mostrar como a cultura atua e molda a vida das pessoas. O autor utiliza-se de muitos exemplos, o que torna a leitura e compreensão da temática, um tanto didática.
No primeiro capítulo da segunda parte, o autor, baseando em Benedict, faz uma comparação da cultura com uma lente, lente esta que o homem ver o mundo. E que as lentes são diferentes para homens de culturas diferentes.
Já, no segundo capítulo, o autor mostra como a cultura interfere no plano biológico do ser humano, a ponto de condicionar até mesmo sobre a vida e morte dos indivíduos da mesma cultura e/ou sub-cultura.
O autor, no terceiro capítulo, faz uma abordagem sobre a participação do indivíduo em sua própria cultura. Ele afirma que os indivíduos participam de uma forma diferente na mesma cultura. Assim a participação do indivíduo em sua cultura é limitada.
Laraia, no quarto capítulo, mostra que toda cultura tem sua própria lógica. Ele emprega um termo muito utilizado em toda obra que é o “Etnocentrismo”. Dizendo que seria um ato etnocêntrico tentar transferir a lógica de uma cultura para outra.
No último capítulo da segunda parte ele apresenta que a cultura é dinâmica. Ele é dinâmica porque se modifica/desenvolve/adapta com o passar do tempo. Ele ainda afirma que existem dois tipos de mudanças: uma interna e a outra quando há contato com uma outra cultura. E conclui que cada sistema cultural está sempre em mudança.

danielle 26/04/2024

Li pra faculdade
Po gnt achei daora conceitos bacanudos mta cultura mto exemplo bom daora viu recomendo (me deu sono as vezes masss ele é bem interessante de bdd)

nlock 03/11/2009

Uma introdução didática
Achei ótimo o livro (pequeno livrinho) "Cultura: um conceito antropológico" porque me ajudou a ententeder e apontou caminhos para o aprofundamento de estudos sobre culturas e diversidade cultural, etnocentrismo, "difusão cultural", debate cultura x natureza, etc.
Além de bastante simples e claro, o livro tem uma bibliografia para estudos iniciais e uma linguagem cativante. Conseguiu os objetivos para os quais foi produzido.

Rafaela B 01/06/2010

Cultura, Um Conceito Antropológico
Li para a matéria O Homem e a Sociedade, da faculdade. No começo lia com preguiça e desinteresse, mas a partir do momento que prestei atenção à leitura percebi a qualidade do livro! Um livro bem pequeno, tanto em tamanho como em número de páginas mas que realmente faz o que propõe: explicar a confusão que é explicar o que é Cultura. Não entendeu? Pois Cultura é assim mesmo, fácil de entender, difícil de explicar. Sem contar que o livro me esclareceu alguns pontos sobre a vida, sociedade e religião. Muito bom mesmo!

Schlittler 17/03/2011

Muito Interessante.

Felipe1503 15/05/2011

"Concluindo, cada sistema cultural está sempre em mudança. Entender esta dinâmica é importante para atenuar o choque entre as gerações e evitar comportamentos preconceituosos. Da mesma forma que é fundamental para a humanidade a compreensão das diferenças entre povos de culturas diferentes, é necessário saber entender as diferenças que ocorrem dentro do mesmo sistema. Este é o único procedimento que prepara o homem para enfrentar serenamente este constante e admirável mundo novo do porvir".

Marianne S. 05/01/2013

O que é a cultura para a Antropologia?
Cultura: um conceito antropológico é um livro que conta a história da cultura, como o próprio nome diz, mas colocando ela no foco antropológico. Como estudo e pretendo me formar na área de Antropologia, se possível, seu nome me chamou atenção desde o princípio, e desde que se tornou útil em um trabalho/artigo que tive de fazer, pronto, me apaixonei por ele.
O livro trata das diferentes faces e vertentes do conceito cultura dentro da Antropologia. E nos abre os olhos para preconceitos culturais que nós mesmos temos mas negamos.
Ele trata todas as culturas como verdadeiras, e nenhuma sendo superior a qualquer outra, como pensavam os Evolucionistas culturais ingleses. Ou seja, se num dado local da Ásia o povo tem o costume de comer insetos e nós, aqui do outro lado do oceano, temos o costume de comer carne, "comer insetos" não é menos verdadeiro que o "comer carne".
A cultura é dinâmica, então vai mudar um dia, e sempre continuará a mudar. Nunca ela se torna estática, por mais que possa parecer a olhos mal domados.

São esses e outros itens de crucial importância para o entendimento da cultura que Roque de Barros Laraia retrata em seu livro de forma simplificada e diminuída.

O livro, como podem perceber, não é muito grade, então em até 1 ou 2 dias se pode terminá-lo sem problemas. E ele é dividido em duas partes. Uma trata do conceito cultura em si, tentando fazer a melhor conceituação possível, o outro trata do que é considerado "lei geral" na cultura no geral.