Claro Enigma Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Claro Enigma

Anna 23/01/2023

a escrita do drummond é incrível, adorei muitos poemas e os temas são muito bons.
quero ler ainda mais coisas dele.

Bellatrix 20/01/2023

É bom, um livro de poemas. Algumas frases para marcar e guardar pra si, mas em geral não achei tão marcante na minha vida.

Ash 18/01/2023

é né
da um sentimento de afeto reler o livro q me botou no caminho da poesia (mesmo que eu não tivesse entendido nada na época e mesmo agora não sei se entendi).

é um livro curto, da pra ler rápido se você ja tiver desistido da vida e não tiver paciência pra entender modernismo, caso não, sera uma jornada cansativa.

entendi uns poemas mais do que outros, o suficiente pra manter a nota de quando li a primeira vez e mantê-lo na estante.

DeboraCatanante 16/01/2023

Claro Enigma
Poemas divididos em 6 partes com temas que, aparentemente, podem se mostrar distintos.

" A provar a nós mesmo que, vivendo, estamos para doer, estamos doendo."

Lari 13/01/2023

tiveram poemas que eu não entendi nada e poemas que gostei muito e me identifiquei, mas acho que a parte de não entender nada faz parte já que os poetas costumam escrever sobre experiências ou pensamentos pessoais e que o leitor pode nunca ter vivido semelhante. livro gostosinho de ler!!

Paulo 05/01/2023

Um dos meus favoritos
Essa obra de Drummond é maravilhosa, ele é um dos meus poetas brasileiros favoritos. Drummond carrega história, suas obras carregam sua alma brilhante.

Luciano 25/12/2022

Mas as coisas findas,
muito mais que lindas,
essas ficarão.

Rayane114 21/12/2022

Das coisas boas do pré-vestibular
Nunca fui uma pessoa muito dada à poesia, sempre fui mais da prosa mesmo. Estava esquecido na prateleira, resolvi reler sem a pressão de ter de "aprender para fazer uma prova". E olha, quer saber? É muito mais lindo assim, sem pressa, sem pressão, sem pretensão.
Drummond toca a alma até mesmo de leigos, como eu, que pouco entendem de poesia. 10/10

luamagnetica 17/12/2022

Com certeza uma das obras mais incríveis de Drummond se tornando uma favorita minha, assim como A Rosa do Povo.

Além de ter marcado várias poesias, "A Mesa" se tornou um dos meus textos favoritos da vida inteira.

Presentearia qualquer querido com um livro tão lindo quanto esse!

Ana 11/12/2022

Dezembro/2022: Ler Claro Enigma 6 anos após a primeira vez foi diferente. Ainda me sinto apaixonada por esse livro, apesar de algumas me tocarem mais que outras.

Ricardo 19/11/2022

O melhor livro de poesia da língua portuguesa
Claro Enigma é, sem dúvidas, o ápice da produção de Carlos Drummond de Andrade. Melhor: de toda poesia da língua portuguesa. Creio que nada do que li em poesia posteriormente superou a minha primeira leitura desta grande obra. Mas eu não parei de ler poesia por isso...

J. Silva 17/11/2022

Claro Enigma
Claro Enigma é uma obra composta por 42 poemas. Data de 1951, situando-se no período histórico em que teve início a Guerra Fria.

Drummond transmite em seus textos toda a melancolia e frustração típica desse momento histórico. Demais disso, o autor regressa à forma clássica, abandonando a liberdade de criação e de versos livres.

Alem do texto ser marcado pela exposição de ideias contrárias, o próprio título "Claro Enigma" demonstra esse marcante contraste, uma vez que claro é algo que se entende com facilidade, enquanto enigma é algo difícil que precisa ser decifrado.

Em resumo: é Claro Enigma é obra profunda e cheia de nuances e dualidade. Vale anotar que, o poema A máquina do mundo, o penúltimo do livro, foi eleito o melhor poema brasileiro do século XX.

Para ilustrar a versatilidade dos versos, abaixo são pingados dois textos:

Escurecem e não me seduz
tatear sequer uma lâmpada.
Pois que aprouve ao dia findar,
aceito a noite.

E com ela aceito que brote
uma ordem outra de seres
e coisas não figuradas.
Braços cruzados."

.....

Eu quero compor um soneto duro
como poeta algum ousara escrever.
Eu quero pintar um soneto escuro,
seco, abafado, difícil de ler.

Quero que meu soneto, no futuro,
não desperte em ninguém nenhum prazer.
E que, no seu maligno ar imaturo,
ao mesmo tempo saiba ser, não ser.

Esse meu verbo antipático e impuro
há de pungir, há de fazer sofrer,
tendão de Vênus sob o pedicuro.

Ninguém o lembrara: tiro no muro,
cão mijando no caos, enquanto Arcturo,
claro enigma, se deixa surpreender.

miirandalxticia 15/11/2022

obra obrigatória
postando resenha só pra contar pros lidos desse ano mas não tenho muita coisa pra falar desse aqui não

manuela 02/11/2022

muito incel, pensei q ia dar 5 estrelas MAS acabei gostando mais de a rosa do povo por tratar de assuntos sociais e esse foi mt metafisico pra mim

Marininha 22/10/2022

Primeiro que li dele
Carlos Drummond arrasa sempre, a escrita dele nesse livro ganhou meu coração, por ser uma pegada mais melancolia, leiam