Muito Barulho Por Nada

Muito Barulho Por Nada William Shakespeare

Resenhas - Muito Barulho Por Nada

Biblioteca Álvaro Guerra 10/02/2023

Muito Barulho por Nada, é uma comédia de autoria de William Shakespeare, que tem como cenário a cidade de Messina, tendo sua primeira apresentação em 1598/1599. É considerado um dos textos mais hilariantes de Shakespeare.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525412140

Cocotinha 02/02/2023

Melhor que os ultimos
Mamão com açúcar, bem divertido em que se propõem, as personagens femininas não são ruins e nem são ridicularizados nessa história, bom.

Fernanda631 21/01/2023

Muito Barulho Por Nada - William Shakespeare
Muito Barulho Por Nada foi escrito por William Shakespeare com data da primeira publicação em 1600.
A grande maioria das peças tem uma riqueza não apenas literária, mas filosófica, psicanalítica e política. Shakespeare foi, sem dúvida alguma, ao lado de Miguel de Cervantes, o maior poeta da literatura mundial.
A peça continua atual, expondo de maneira prodigiosa as palavras do bardo.
Muito Barulho por Nada é uma comédia brilhante sobre amor, engano, e claro, sendo da autoria de quem é, sobre a natureza humana. Existem duas histórias principais, a de Hero e Claudio e a de Beatrice e Benedito.
O tema é o mesmo e é transversal a toda a obra: o amor. E que novidade é essa, podem perguntar à vontade. Bem, a questão é a forma como o tema é abordado. Hero e Claudio estão apaixonados, ótimo ate então é normal, vão casar sonho de todos os enamorados, mas há uma tentativa de impedir o casamento, etc.
A novidade está em Beatrice e Benedick. Nenhum dos dois quer casar, nenhum dos dois acredita no amor, e nenhum dos dois suporta o outro. Esse é o principal motivo de comédia na obra. Através de um esquema, Beatrice e Benedito são levados a crer que o outro está apaixonado por si e, a partir daí, a comédia reside mais no fato de, afinal, eles não se conhecerem assim tão bem a si mesmos.
Em Muito barulho por nada o leitor encontra a cidade italiana de Messina envolta nas confusões amorosas apresentadas aos poucos. Logo no começo da história, Cláudio e Hero se tornam noivos e estão felizes, esperando pelo casamento que ocorrerá dentro de uma semana. Durante este tempo, com o intuito de se divertirem, Claudio e Dom João, príncipe de Aragão, armam um enlace para unir Beatriz e Benedito, ambos defensores da idéia que nunca irão se casar, além do fato de viverem a disparar ofensas um contra o outro.
Shakespeare constrói suas peças através de diálogos dignos de uma história que se propõe a entreter. Sim, mas saiba leitor que o escritor inglês escrevia com o intuito de propiciar uma experiência que envolvesse o seu expectador. Isto nos ensina pelo menos uma coisa: “não é por que determinado tipo de literatura tem a proposta de entreter, que ela é menor”. Outro detalhe que acaba por nos deixar um ensinamento, é que não podemos julgar quais livros que lemos de autores atuais que se tornarão clássicos.
Eu adorei esta obra, como todas de Shakespeare. E quando adoramos muito uma coisa torna-se muito difícil explicar o porquê. Era muito fácil dizer que tem a ver com a história romântica e com a relação amor/ódio dos protagonistas, ninguém ia achar estranho. Mas estou convencida de que é mais do que isso. Até porque, quando se fala de romance nas obras de Shakespeare, prefiro as histórias trágicas do bardo.
O que eu gostei mesmo muito foi da facilidade com que as nossas opiniões mudam em função do nosso ego, em como somos facilmente enganados não só pelos outros, mas por nós mesmos, em como somos tudo menos constantes e fiéis, a nós e aos outros. Tudo o que está relacionado conosco e com a nossa natureza é tênue e frágil, não lhes parece? E as coisas e as pessoas nunca são as mesmas dois dias seguidos. Então porque é que nos damos a tantos trabalhos para dizermos uma coisa que, se já não acreditamos nela amanhã, foi porque nunca acreditamos de todo ou de verdade?
Acho que foi por isto que gostei tanto da peça e é por isto que gosto tanto de Shakespeare. Afinal, em que outra ocasião ou através de que outro método é que refletiria acerca disto? Da certeza que me passava pela cabeça, como já havia passado antes, mas não deste modo e, além disso, não de uma forma cômica.
Achei legal foi Shakespeare ter criado o que hoje conhecemos como “quem briga se ama” ou romance “cão e gato”, já que em meio a trama temos dois personagens que tentam auto sabotar seus próprios sentimentos. E me peguei lendo algo que cansamos de ver pelos corredores do colégio: puxões de cabelo e tapas no ombro no corredor e beijinhos atrás da escola, quem nunca viu isso, seja na vida real ou na ficção: em filmes, séries ou etc.
Claramente que a história vai muito, além disso, ela mostra as consequências que uma mentira pode causar, principalmente em tempos onde se valorizava muito um sobrenome sem vergonhas atreladas a ele.
Também retrata muito a solidariedade dos sexos, onde uma mentira é contada sobre Hero, mas Beatriz colocaria suas mãos no fogo se precisasse para provar que a prima era inocente, enquanto Cláudio, o Príncipe e até mesmo o pai de Hero, voltaram-se contra a moça, preferindo acreditar nas histórias que um sujeito contara, só porque ele era um homem e, ainda por cima, da realeza! Mas, também um lado bastante interessante, é Benedito ter ficado ao lado de Hero e acreditado na moça, por amor à Beatriz.
Um detalhe muito importante de ser percebido, é que em uma época machista, os homens dessa história sabem reconhecer os seus erros e colocar a bondade acima de seu próprio orgulho, tentando redimir-se.
Para concluir, é uma excelente dica de leitura, e que mesmo muitos amantes da obra de Shakespeare, ainda não leram.

Joice.Helena 21/01/2023

Muito Barulho por Nada - Shakespeare
Uma das peças mais fáceis de entender de Shakespeare que já li. A história é repleta de tramas que o Bardo gosta muito: pessoas fingindo ser outras, intrigas de família, falhas de comunicação. Acredito que seria uma boa primeira peça de Shakespeare para alguém que está pensando em ler alguma. Divertida e rápida de ler.

michele-biblioteca 15/01/2023

Benedick e Beatrice, o casal mais divertido de Shakespeare.
Muito Barulho por Nada é a minha comédia shakespeareana favorita. Trata-se de uma peça levíssima, uma leitura muito fácil, e confesso que já li tantas vezes que alguns diálogos e frases estão fixados em minha memória. Em Messina, Itália, estamos por volta de 1598, e a narrativa envolve dois casais apaixonados: Benedick e Beatrice, um dos meus casais favoritos da obra de Shakespeare, bem como Claudio e Hero. Logo no começo da peça, o segundo casal formaliza o noivado e marca o casamento, enquanto o primeiro casal vive de disparar ofensas divertidas um contra o outro. Neste contexto, há ainda o vilão Dom John, planejando sabotar o casamento da história, apenas por ódio e inveja. Trata-se de uma peça curtíssima e engraçada sobre o amor, o engano e a natureza humana. Claudio me lembra uma versão bem mais fraca de Othello, um homem patético que se deixa envolver facilmente por mexericos. Enquanto isso, Benedick é aquele homem que sonhamos ver aos montes por ai: Abrigado na honradez, guia-se pela razão e pelo bom senso, desobrigando-se de acreditar em fofocas e 'seguir a manada'. Aliás, vale ressaltar que os diálogos entre Benedick e Beatrice são o highlight da peça: ambos são igualmente inteligentes, gracejadores, articulados e
perspicazes, fundamentando a parte cômica da obra. Livro para ler e reler muitas vezes, capaz de despertar o bom humor e iluminar o dia.

weblala 28/12/2022

Achei do nada porém me interessei pelo titulo, decidi largar meus romances atuais para ler algo diferente do meu costume, adorei, recomendo. É o um enimies to lovers de 1600

lisa 23/12/2022

foi a primeira comédia do shakespeare que li e estava sem expectativa, porque esperava que seria bombardeada com aquele humor esquisito de antigamente que não faria o menor sentido para mim. por um lado, tem essas piadas meio aleatorias e sutis, por outro, fiquei bem surpresa como me diverti vendo o romance inesperado de um certo casal. basicamente, a peça inteira retrata personagens formando opiniões enganadas/equívocas sobre os fatos. vale a pena.

samy.calore 11/12/2022

A história é teatro e é Shakespeare
Esse livro me deu uma nova perspectiva sobre clássicos,o qual eu sempre fui apaixonada.
A escrita é fluída e te faz sentir na história,os personagens são cativantes e divertidos,a interação entre eles é divertida e um pouco bruta mas nada que não foi usada para compor a história.
Beatriz e Benedito são o famoso enemies to lovers que tiveram uma história bem turbulenta,em certo ponto eu achava que o amor deles tinha sido forçado porém o livro traz a mensagem que o amor pode acabar até com as relações de ódio.
A trama conta com momentos que você para e pensa "o que está acontecendo" e essa é a melhor parte,tem traição,falsa acusação,falsa morte,casamentos,planos para juntar um casal que se odeiam,baile de máscaras e tudo isso acaba com duas histórias de amor. E tudo isso vai te fazer rir,ficar desesperado e torcer pro casal dar certo.
É uma leitura divertida e rápida e no final percebemos que,as vezes,nós fazemos muito barulho por nada.
Recomendo a leitura para aqueles que querem começar a ler clássicos.

Jessica891 30/11/2022

Foi muito divertido ler essa peça. Estou conhecendo aos poucos as obras de Shakespeare. Algumas foram tão superestimadas que acabo me decepcionando, mas outras, menos comentadas, são as que mais me encantam. E essa foi uma delas.

shay.barbosa 23/11/2022

que livro gostoso de ler!! é uma ótima opção pra quem quer começar a ler Shakespeare, bem fluido. gostei bastante

AnxietyMe0 31/10/2022

Conheci a obra porque ela foi mencionada em outro livro e achei a premissa muito interessante! A leitura entretanto foi razoável, acho que eu estava com as expectativas muito altas? Não foi ruim, mas também não foi muito memorável

Fernanda631 22/10/2022

Muito Barulho Por Nada
A obra Muito barulho por nada é considerado um dos textos mais divertidos de William Shakespeare. O leitor encontra a cidade italiana de Messina envolta nas confusões amorosas apresentadas aos poucos. Logo no começo da história, Cláudio e Hero se tornam noivos, esperando pelo casamento que ocorrerá dentro de uma semana. Durante este tempo, com o intuito de se divertirem, Claudio e Dom João, príncipe de Aragão, armam um enlace para unir Beatriz e Benedito; ambos defensores da ideia que nunca irão se casar; além do fato de viverem a disparar ofensas um contra o outro. Neste contexto, surge ainda a figura de Dom João planejando sabotar o grande casamento da história, pois está enciumado da relação do irmão, Dom Pedro, e Cláudio...! Shakespeare constrói suas peças através de diálogos dignos de uma história que se propõe a entreter.
A novidade desta obra tratada está em Beatrice e Benedick. Nenhum dos dois quer casar, nenhum dos dois acredita no amor, e nenhum dos dois suporta o outro. Esse é o principal motivo de comédia na obra. Através de um esquema, Beatrice e Benedick são levados a crer que o outro está apaixonado por si e, a partir daí, a comédia reside mais no facto de, afinal, eles não se conhecerem assim tão bem a si mesmos.
tenho de dizer que estou convencida que as histórias que vemos naqueles péssimos filmes americanos que estamos sempre a assistir e transformamos em sucessos de bilheteira só podem vir daqui.
Muito Barulho por Nada é tão cômico que vocês nunca terão essa noção até lerem. E ao mesmo tempo, é simples e leve. Não tem o peso de ser inspirada em algo real nem implica que conheçamos algum contexto histórico específico. É só uma peça muitíssimo engraçada sobre o amor, o engano e a natureza humana.
É pequena, é engraçada, existe em todo o lado, há mil referencias a essa historia como já mencionei (filmes comédias românticas).
Vale muito a pena ler e acredito que para quem ama Shakespeare, amara essa obra!
Recomendo!!

Maria.Batagin 07/10/2022

Tipo novelão das 21 horas
Um homem e uma mulher, os dois igualmente inteligentes, bem articulados, espirituosos, rápidos em construir respostas espertas a todo tipo de afirmação ou pergunta.
É nas falas de Beatriz e Benedicto que se fundamenta a parte cômica da peça 'Muito barulho por nada'. Quando se encontram os dois, armam-se verdadeiros combates entre esses esgrimistas das palavras, dois alérgicos ao casamento.

Maria.Batagin 04/10/2022

Amei
Um dos contos que mais gostei, achei engraçado, cativante e uma peça teatral que gostaria muito de assistir.