Ao professor, com o meu carinho

Ao professor, com o meu carinho Rubem Alves

Resenhas - Ao professor, com o meu carinho

Knots 22/12/2023

Sabias palavras!
Como sempre, Rubem Alves consegue transpassar o tempo! Que está memória passada se sedimente na minha cabeça!
Aulas de pensamento e crítica!

Maria13245 29/09/2023

Ao professor, com o meu carinho
A escrita é bem leve e atrativa, nos faz querer continuar a leitura para saber até onde o autor vai... e só por isso dei as estrelas.
Como leitora e estudante de Pedagogia, nunca me senti tão revoltada lendo um livro. As reflexões apresentadas são pertinentes, mas o modo que ele as apresenta e as compara... só, não.
Revolta, revolta, revolta.

Gabriel Galvão 14/04/2023

Pequena obra, grandes ensinamentos
Achei muito agradável. Por vezes, senti-me fascinado pelo jeito simples com o qual Rubem escreve suas crônicas. Ademais, as analogias presentes na obra são muito ricas. Das crônicas, minha favorita foi, sem sombra de dúvidas, "Receita para se comer queijo". Nela, o autor consegue transmitir uma ideia que reverbera sobre o ensino no Brasil, a falta de incentivo dado aos alunos para que o conhecimento seja buscado. Muito bom.

Martony.Demes 04/07/2022

Leitura agradável
Eu confesso que estou impactado de como é saboroso ler Rubem Alves! Eu fiquei tão apaixonado que mal terminei esse e fui para outro e estou de olho em muitos outros!

Quando você ler seus livros a gente tem a sensação que ele ta conversando com você! Que magia ele usa!? Nenhuma! É apenas simplicidade, leveza e sem rodeios! Eu imaginei-me em um diálogo com ele!

O livro é bem curto. Tem algumas crônica que são maravilhosas! Uma que mais me identifiquei foi Sobre os perigos da leitura. Nela ele apresenta um episódio em que esteve numa seleção de doutorado e mudou o padrão e pediu que os candidatos falassem sobre qualquer assunto que gostasse e não sobre os livros requeridos para seleção. Isso causou um panico em alguns candidatos pois eles imaginavam que era uma pegadinha! Deem uma olhada la e veja o que aconteceu!

Tem outra la Sobre transar e ensinar (I e II), que apresenta argumentos bem interessantes sobre esses dois atos e uso de analogias é sensacional!

Tem outras mais no livro bem agradáveis! Vale a pena!

Angelo.Miguel 25/05/2022

"As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido"
Que livro delicioso, super agradável a leitura! Várias reflexões interessantes!

Beni 05/02/2022

Inspirador
Essa é a segunda obra do Rubem Alves que eu tenho contato e com certeza já me considero fã.

Este em especial tem 62 páginas com 8 texto do autor. A forma como o Rubem pensa na educação, no ato de educar e aprender, é fantástico e, algumas vezes, "sobrenatural", ao passo que cada texto parece conter muito mais do que está escrito. Esta obra, como as demais obras do autor, é realmente essencial para quem prendende repensar o rumo da educação nacional e de sua própria, ou simplesmente atuar como formador no sistema educacional.

Edy Marques 25/01/2022

Livro prazeroso de ler
Livro curtinho, mas com ótimas reflexões sobre o ensinar e o papel da educação..
O primeiro e o último capítulo pra mim foram os mais impactantes, muitas citações interessantes e que nos faz refletir sobre a importância da profissão professor (a)

Tai 25/01/2022

Assunto
O que é pensar? Como pensar mais? Como fazer alguém pensar? O brasileiro sabe pensar? Essas são perguntas respondidas através de analogias e citações bem selecionadas

gvnnrs 16/12/2020

é bom pensar a educação como essa orgia de amor
Conheci a escrita de Rubem Alves hoje, através dessa leitura rapidinha e deliciosa, escolhida especialmente para hoje, o fim do meu 2º semestre em Pedagogia 🥰 Fiquei encantada pelo tom de conversa gostosa que essa escrita tem, achei MEGA interessante a crítica e sugestão de uma outra opção para os vestibulares, já estou ansiosa por mais! Quais outras obras desse autor vocês me indicam?
QUOTES FAVORITOS:
• “As coisas impossíveis de serem comunicadas diretamente só podem ser comunicadas por meio de analogias. E é aí que surge a poesia, a linguagem das coisas que não podem ser ditas diretamente.”
• “há professores - e incluo aqui os professores de escola, pais, mães, instrutores - que têm a extraordinária capacidade de criar impotência de inteligência. (Pois, se existe impotência sexual e a analogia é válida, tem de haver impotência de inteligência.) Seria interessante que houvesse avaliação dos professores para saber quais são os excitantes e quais são os brochantes. Esses últimos são perigosos. Exibem seus talos de saberes para humilhar os que ainda não sabem. O que desejam, mesmo, é produzir eunucos.”
• “É bom pensar a educação como essa orgia de amor.”
• “de cor vem da palavra latina que quer dizer coração (cor, cordis). Assim, saber alguma coisa de cor é mais que saber com a cabeça. É saber que mora no ligar onde a vida pulsa. A cabeça pode esquecer, mas aquilo que foi aprendido com o coração não é esquecido nunca.
• “Para aqueles que moram no corpo, palavra é coisa que se acolhe como quem colhe a uva. Coisa para comer e beber. E ficamos com ela por aquilo que ela faz conosco. As coisas boas que ela acorda lá no fundo, a alegria, o corpo que se expande para sentir as dores e as esperanças dos outros...”
• “A tarefa do professor é a mesma da cozinheira: antes de dar faca e queijo ao aluno, provocar a fome... Se ele tiver fome, mesmo que não haja queijo, ele acabará por fazer uma maquineta de roubar queijos.”
• “O pensamento é como águia que só alça voo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não se sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. Para isto existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido.”

Patricia.Magalhaes 09/09/2020

O livro fala sobre educação de uma maneira leve e saborosa. Impossível ler esse livro sem se deliciar com as palavras de Rubens Alves que automaticamente nos faz adentrar no desconhecido e desejar cada vez mais.

Karina Paidosz 20/06/2020

Rubem Alves nesse livro abusou da analogia. Ele tem um jeito peculiar de narrar seus momentos escolares.
Num geral gostei do livro.
Não é o meu favorito, mas é interessante.

Ana Bia 22/03/2014

Muito bom!
Muito sensível. É um livro inspirador, principalmente para quem ainda tem dúvidas em relação ao magistério.

Eduardo 10/01/2011

Crônicas sobre ensinar.
É uma leitura saborosa. Rubem alves fala sobre educação de modo muito leve, tom de conversa amigável, típico de um livro de crônicas.
A que eu mais gostei, e que por si só vale a leitura do livro é "Sobre os perigos da leitura". Rubem cita algumas vezes o Schopenhauer e eu achei tão-tão demais. Preciso ler esse alemón.

Viquinha 24/02/2009

Imperdível!
Para aqueles que acreditam em um pensar ético acerca da educação, aí está um livro eleva o valor de quem faz educação no Brasil. Recomendadíssimo.

Janebl 24/02/2009

Leitura indicada
Este livro é obrigatório não apenas para os profissionais de educação, mas para todos que acreditam no poder transformador da educação.

Com seu jeito simples e não menos profundo de abordar os assuntos que envolvem o sistema educacional, Rubem Alves nos dá uma lição de que vale a pena acreditar no poder que cada um de nós temos de transformar a realidade da educação brasileira.

Viquinha 24/02/2009minha estante
Concordo em gênero, número e grau.