Ponto de Vista Explicativo da Minha Obra de Escritor

Ponto de Vista Explicativo da Minha Obra de Escritor Søren Kierkegaard

Resenhas - Ponto de vista explicativo da minha obra de escritor

Brito 06/10/2021

Kierkegaard - Ponto de Vista
Kierkegaard - o ponto de vista
Um texto luminoso e labiríntico constituído por múltiplas entradas em que Kierkegaard se diverte a construir-se e reconstruir-se, de acordo com o que desejou ser e fazer. Pegou no que escreveu e reconstruiu esse passado em termos de autor religioso e autor estético, consolidou as suas intuições como se fossem certezas. Não há, talvez, melhor maneira de olhar o passado. Neste jogo entram, claro, os vários heterónimos a cargo dos quais colocou a parte estética e ele próprio, como autor religioso, e como capa dos seus procedimentos a ironia, socrática, a maiêutica, a falsa humildade como modo de chegar ao outro e trazê-lo, de algum modo, ao seu mundo.
É difícil dizer o que mais admiro em Kierkegaard, mas há aspectos que são lapidares, a autenticidade do seu pensamento, quase escandalosa de tão profunda e séria, como quando identifica ao mundo da cristandade o que lhe falta para ser cristão; a forma como, de acordo com a sua teoria anti-sistémica, relaciona as preocupações estéticas, teológicas, filosóficas com acontecimentos da sua própria vida, tornando-se um exemplo do indivíduo que tão valorosamente defendeu; o analista, o raciocinador, o psicólogo nato que vê por dentro pessoas, situações, a si próprio; e depois, como se fosse pouco, o estilo impecável, sedutor, rico, imaginativo, irónico, engenhoso, imagens riquíssimas, pertinentes, ora extravagantes, ora deliciosas. Kierkegaard, o quase ignorado Kerkegaard, satirizado pelo jornal corsário, considera-se um génio, evidentemente o que se considera é o que menos interessa, importante é o que escreve, de qualquer modo, só posso concordar - o homem era um génio.
Este é um livro que se lê com relativa facilidade, e que nos aproxima do autor e da sua obra que exige algum conhecimento prévio. Este ponto de vista talvez seja a obra que nos pode dar o conhecimento prévio necessário para se ler a dialéctica vertiginosa que Kierkegaard impõe em outros livros, como desespero humano e temor e tremor, por exemplo.