Lições da senzala

Lições da senzala Maria Nazareth Dória...

Resenhas - Lições da Senzala

Lumar 06/01/2024

Lições de uma senzala
Conta a história de um menino negro, que é sequestrado de sua terra nativa e separado de seu pai.
Atravessa os aceanos de navio, passando por vários sofrimentos, sem conhecer ninguém e tendo sua história apagada e seu nome modificado.
Antes Luiz Fernando, agora Miguel.
Nessa história Luiz Fernando conta sobre amor, humildade e solidariedade, onde apesar de todo sofrimento, foi grato pelas almas bondosas que encontrou.

Silvinha.Araujo 20/07/2022

Maravilhoso!!! Sem palavras ??
Finalizada em 20/07/2022

Lições da Senzala
Psicografia de Maria Nazareth Dória
Pelo espírito Luís Fernando
( Pai Miguel de Angola)

Eu sinceramente não consegui parar de ler, e confesso que durante a leitura vários ciscos caíram dos meus olhos ...
Nesse livro Luís Fernando narra sua encarnação como Miguel e Luís, onde muito cedo foi raptado junto com seu pai e assim brutalmente arrancado do seio familiar, isso ocorre na época da escravidão, onde não se tinha valores e não respeitavam os negros de forma alguma, tratando- os como a animais, confesso que uma prática abominável.
Nessa narrativa o espírito Luís nos emociona com relatos sobre a Fé inabalável no Pai, por onde passou por provas que não sei se eu mesma conseguiria.
A força do caráter e do amor verdadeiro!
A força do Perdão .... Uma linda história e que realmente me fez chorar, onde ele achava que não tinha mais esperança Deus mostrava a ele que tudo era no tempo do Pai e não no nosso.
Nada e nenhuma folha cai de onde deve cair sem a permissão do Pai.
Na verdade quando se trata de histórias e relatos sobre Pretos Velhos eu gosto muito, pois são entidades que possuo um carinho especial!

Tenha Fé sempre, por mais que ache que tudo está perdido TENHA FÉ! Deus não abandona os seus filhos .
Lembre - se CADA AÇÃO TEM UMA REAÇÃO, o plantio é livre, porém a colheita é obrigatória!
AME VERDADEIRAMENTE o seu próximo, não espere nada em troca, faça por altruísmo, isso é algo que devemos ter sempre conosco.

Livro Lindo e rico em ensinamentos em relação a vaidade, ganância e orgulho. Sem contar outros sentimentos lamentáveis que temos por aí.

E ninguém é melhor que ninguém, somos filhos de um DEUS que ama seus filhos independente de raça ou de cor...

** O ser humano , apesar de todos os momentos de carência, é uma criança diante do Pai Maior, adapta - se ao sofrimento, esquece a tristeza e consegue encontrar a felicidade nas pequeninas coisas da
vida **

Encontre razão nas coisas simples e viva se possível com o sentimento mais nobre que existe o
AMOR VERDADEIRO ??

Muito Axé, muito Amor e beijos de luz a todos ???

jumorgensten 15/04/2022

O mesmo é uma obra considerada antiga e conta a história do próprio Luis Fernando em uma das suas encarnações e narrada por ele mesmo.

Com isso, o amigo espiritual começa contando sua vida, ainda na infância, em Angola. Com seus pais, irmãos e sua rotina normal na aldeia, inclusive com suas plantações e descobertas do dendê.

Depois de um tempo, ele e seu pai são capturados e colocados em um navio negreiro. E a partir de então, o leitor acompanha a saga da dupla e todos os fatos pesados existentes na época em um navio cheio de negros. Chegando ao Brasil, Luis Fernando e seu pai são separados e o rapaz vai para uma fazenda onde encontra três coisas: Sua nova realidade, seu novo nome chamado MIguel e vovô Joana que vira uma mãe e família para o menino.

Sendo assim, vamos vendo o passar dos dias de Miguel, seus senhores que, durante a narrativa, foram três. O primeiro tratava a todos muito bem e como gente, o segundo o fez virar o reprodutor da fazenda, ou seja, deveria engravidar todas as escravas que ainda eram virgens e tratava a todos muito mal e o terceiro também era gente boa e entendia toda a situação.

Além disso e de todo o seu trabalho escravo, Miguel também manuseava ervas e fazia remédios artesanais para auxiliar ao seu povo e a quem desejasse também. Por esse motivo, foi chamado para ajudar no parto da esposa de um dos seus senhores. A mesma estava grávida de gêmeos e não sabia, e achando que um deles tinha morrido, sumiu para senzala com o bebê. Contrariando a expectativa de Miguel, a neném sobreviveu, passou um tempo morando com os escravos e depois encaminhada para outra fazenda.

Com o passar dos anos, Miguel se tornou referência de escravo, ajudava e participava nas comunicações com os orixás e era sempre correto em todos os momentos. Só a questão da criança retirada dos pais e jogada no mundo, digamos assim, ainda o incomodava tremendamente. Mesmo Lucien tendo se tornado uma moça bem cuidada e quista na sociedade na época.

Depois de um tempo e alforriado, Miguel volta a Angola para encontrar os seus, se identificar e ver quem é afinal o Luis Fernando e não somente o escravo Miguel e também para encontrar Dalva, criar laços e ter filhos por amor e não mais somente por obrigação.

As partes espirituais ficam a cargo de Joana, que auxilia ao protagonista tanto ainda encarnada quanto desencarnada e aos orixás durante toda a narrativa.

O livro fala também sobre perdão, empatia, soberba, usar o poder em malefício de algo, as realidades dos escravos e depois do alforriados e a evolução moral e espiritual de Miguel e de Luis Fernando também.

O texto é de fácil entendimento e a leitura, apesar de densa em muitos momentos, é mega envolvente. Mal começou o ano e já é meu romance preferido do ano por tamanha sensibilidade, realidade e espiritualidade. Recomandadíssimo.

site: http://hidratarvicia.com.br/2022/04/15/licoes-da-senzala-maria-nazareth-doria

Juu Ferreira 13/07/2011

Licões da Senzala
Este foi o primeiro livro que eu li; foi nele que descubri o amor pela leitura... este ato tão prazeroso.