Pandemias

Pandemias Stefan Cunha Ujvari




Resenhas - Pandemias


22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Luciana 03/07/2023

Um livro muito bom pra quem entende ou é da área da ciência quanto pra quem é leigo.
A leitura não foi rápida mas por não ser um romance eu acho que tem que ser no tempo certo mesmo. O importante é absorver as informações que são passadas pelo autor. E que são muitas.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2022

Em linguagem claríssima e objetiva, Stefan faz uma análise criteriosa dos germes que poderão causar as futuras epidemias, num estilo que combina a precisão científica do infectologista competente com a do contador de histórias que volta e meia mergulha no passado em busca de acontecimentos que sirvam de lição para o futuro.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788572446327
comentários(0)comente



Adrian.Daniel 04/08/2022

Técnico sem ser chato
Livro explica surgimento de doenças e possiveis / antigas doenças, voz á ciência em relação a transmissão de vírus e bactérias, conteudo de qualidade, perfeito para tempos de negação
comentários(0)comente



Francisco 14/02/2022

O autor relata como surgiram as principais epidemias da humanidade. A constante guerra fria entre a ciência e a mutação de vírus e bactérias.

E principalmente, o autor revela que a qualquer momento um vírus pode pular de um animal, aves, porcos e morcegos são os principais candidatos, onde os mosquitos fariam essa ponte, para o homem e assim desencadear uma nova epidemia.

O livro foi escrito antes do surgimento do Sars Cov2, mas até parece ter previsto todo o cenário, exceto o negacionismo por parte significativa das possíveis vítimas da pandemia.
comentários(0)comente



Fox 17/07/2021

Medo
De agora em diante, não gosto mais tanto de aves, porcos e macacos. E não querendo ser xenófobo, nem do pessoal dos outros continentes.
comentários(0)comente



Flávio 12/05/2021

Assustador!
Neste livro o autor nos relata como surgiram diversas epidemias e pandemias no mundo e o pior... Ainda poderão surgir, o Covid19 é só mais um exemplo.
comentários(0)comente



Flavio.Vinicius 04/05/2021

Pandemias num mundo globalizado
O autor é um médico epidemiologista e nesse livro narra a trajetória das diversas pandemias que acometeram a humanidade, com foco nas últimas décadas. Por esse livro ficamos sabendo que já haviam protocolos previstos para o caso de acontecer uma pandemia como a da Covid-19, com distanciamento social, lavagem de mãos, uso de luvas e máscaras. Achei particularmente elucidativo o capítulo em que o autor narra a pandemia causada pelo vírus Sars-Cov, já que esse vírus viria depois como Sars-Cov-2, causador da Covid-19. É interesante como o autor, um médico, apresenta uma visão que engloba um entendimento social das pandemias. Por exemplo, fala das desigualdades sociais e das transformações dos transportes como fatores importantes para o surgimento e a ocorrência das pandemias.

Esse autor lançou um livro em 2020 que aborda a questão da Covid-19, o qual já estou ansioso para ler.
comentários(0)comente



Michelli.Krelling 15/04/2021

Necessário!
Livro incrível, mesmo para quem não tem conhecimento técnico na área da saúde . A leitura é leve. Traz grandes reflexões, por exemplo, como temos oportunidade para nos prepararmos para o cenário que estamos vivendo hoje, as consequências do impacto ambiental, etc.
comentários(0)comente



Andrea 30/03/2021

Devemos ouvir a ciência
Incrível perceber que a tragédia que vivemos hoje com a pandemia da COVID 19 está longe de ser algo inesperado. Fica claro ao longo do livro que os cientistas já previram essa possibilidade há muito tempo e não foi por falta de alerta às autoridades que a doença se espalhou tão rápido.
E o autor nos alerta para muito mais perigos nos rondando, mostrando que, se nada for feito, podemos viver mais situações como essa em menos tempo do que imaginamos.
Enquanto as políticas públicas não forem baseadas em evidências científicas, enquanto nossos governantes não se dispuserem a pensar em prevenção, mesmo que tenham de tomar medidas impopulares, não estaremos a salvo.
eric.gomes.334 30/03/2021minha estante
Esse livro é fantástico. Eu li ele bem antes de estourar essa pandemia, mas toda a narrativa me fazia lembrar da pandemia da H1N1 de 2009. Mal sabia eu, que em pouco tempo eu viveria tudo o que ele descreve no livro.


Andrea 30/03/2021minha estante
Ler ele agora foi estarrecedor pra mim. Percebi o quanto essas informações preciosas não chegam com facilidade para quem não é da área. Precisamos de mais divulgação científica. Para ontem!




Tiago 13/02/2021

Muito informativo e até mesmo profético
Em tempos de covid resolvi escolher uma leitura sobre pandemias mas escolhi este livro de 2011 pois não queria ler nada que incluísse a pandemia atual. As informações sobre o covid ainda são muito voláteis e acho que precisamos de mais alguns anos para ter um relato mais preciso sobre a pandemia atual.

Acho que fiz uma boa escolha pois autor do livro, médico do Hospital Oswaldo Cruz em São Paulo, fez um trabalho excelente. O livro é riquíssimo em referências bibliográficas e até certo ponto profético. Ele cita, por exemplo, a vulnerabilidade do Brasil ao vírus da Zika e da chikungunya, que chegariam 3, 4 anos depois da publicação do livro. Até mesmo o covid é ?previsto? quando o livro menciona que a próxima pandemia de SARS teria sua origem nos morcegos. Há também um capítulo muito bom sobre a luta continua entre antibióticos e bactérias.

Como há muita semelhança entre o comportamento de diferentes vírus e bactérias, as vezes a leitura pode se tornar um pouco repetitiva mas isso não tira a qualidade do trabalho.
comentários(0)comente



Marisol 05/01/2021

Uma leitura esclarecedora
Em 2011, o médico infectologista Stefan Cunha Ujvari já nos alertava sobre uma possível pandemia, em um futuro não muito distante, no livro “Pandemias – a humanidade em risco” (@editoracontexto). “A próxima pandemia poderá ser mais devastadora e a maneira como surgirá é imprevisível”. O autor mostra como algumas doenças surgiram e se espalharam pelo mundo (há ainda mapas ilustrando como elas se disseminaram), a começar pela gripe – SARS, gripe suína, gripe aviária, gripe espanhola, influenza... Os nomes marcam algumas das epidemias pelas quais a humanidade já passou. Com exceção da gripe espanhola, as demais foram bem recentes.

Ujvari descreve, por exemplo, a trajetória da epidemia de SARS (Síndrome Respiratória Aguda Severa) em 2003. Da província de Guandong, no sudeste da China, o vírus causador da doença se espalhou rapidamente pelo mundo.

Além disso, o livro aborda outras epidemias como as da dengue, Zika, ebola, aids, entre outras misteriosas que rapidamente levaram vidas. Em resumo: esses microrganismos são mais inteligentes do que pensamos. Multiplicam-se rapidamente, sofrem mutações, tornam-se resistentes a medicamentos, entre outros mecanismos para se perpetuarem. Um excelente complemento ao livro “História da humanidade contada pelos vírus, bactérias, parasitas e outros microrganismos...”, do mesmo autor, que já resenhei aqui.

O médico também fala sobre as superbactérias que, com os anos, passaram a resistir a antibióticos e causar infecções, chegando a ser letais. E por falar em antibióticos, há uma parte do livro em que Ujvari alerta para o foco no lucro em que atua a indústria farmacêutica e, por isso, existem poucos avanços na descoberta e avanço relacionados a determinadas drogas. “Uma das principais razões de estarmos nessa era decadente dos antibióticos é a falta de pesquisas para a descoberta de novas drogas. O motivo? Não há lucro para a indústria farmacêutica”. Uma leitura esclarecedora.

site: https://www.instagram.com/marisoldeandrade/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



AnaCris 31/12/2020

Profético
Livro verdadeiramente profético. Muito gostoso de ler. O infectologista erudito fala sobre pandemias, e a cadeia de elementos necessários para que se concretize este pesadelo. E adivinhe só - antevê a epidemia de coronavírus com precisão matemática. Não fosse tão fundamentado na ciência, poderíamos atribuir a ele dons divinatórios. Leitura muito elucidativa para o momento presente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Andrew.Hammel 24/11/2020

Uma obra assustadoramente certeira
Explicação detalhada sobre o SARS do começo do século, a negligência dos chineses e como detalhes não fizeram a situação ser grave. Em seguida, descreve com precisão os métodos de consumo de animais silvestres que poderiam levar a uma nova situação de risco, e cita os mesmos vetores de transmissão de que suspeitamos hoje. Crava, ainda, que em poucos anos, partindo de 2011, uma pandemia de proporções piores surgiria. O autor poderia ter finalizado o livro em dois capítulos, pois nestes, fez tudo isso.

Surpreende, infelizmente, que a mídia esteja mais interessada em noticiar livros que "previram" a pandemia de uma forma mística, conspiratória, enquanto o autor de Pandemias o fez com seriedade e embasamento científico. É uma pena que seriedade não seja rentável.
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR