Pandemias

Pandemias Stefan Cunha Ujvari

Resenhas - Pandemias

Andrea 30/03/2021

Devemos ouvir a ciência
Incrível perceber que a tragédia que vivemos hoje com a pandemia da COVID 19 está longe de ser algo inesperado. Fica claro ao longo do livro que os cientistas já previram essa possibilidade há muito tempo e não foi por falta de alerta às autoridades que a doença se espalhou tão rápido.
E o autor nos alerta para muito mais perigos nos rondando, mostrando que, se nada for feito, podemos viver mais situações como essa em menos tempo do que imaginamos.
Enquanto as políticas públicas não forem baseadas em evidências científicas, enquanto nossos governantes não se dispuserem a pensar em prevenção, mesmo que tenham de tomar medidas impopulares, não estaremos a salvo.
eric.gomes.334 30/03/2021minha estante
Esse livro é fantástico. Eu li ele bem antes de estourar essa pandemia, mas toda a narrativa me fazia lembrar da pandemia da H1N1 de 2009. Mal sabia eu, que em pouco tempo eu viveria tudo o que ele descreve no livro.

Andrea 30/03/2021minha estante
Ler ele agora foi estarrecedor pra mim. Percebi o quanto essas informações preciosas não chegam com facilidade para quem não é da área. Precisamos de mais divulgação científica. Para ontem!

Samara Diniz 07/05/2020

Algoz da humanidade
Nesses tempos de coronavírus é interessante saber como é o processo de disseminação de um vírus/bactéria até o estágio de pandemia mundial. O autor faz ainda uma análise das doenças que podem surgir ou voltar se não houver cautela e monitoramento.

Nathane2 02/06/2020

Os riscos invisíveis: microorganismos e seleção natural
O livro é um "resumo" de várias doenças causadas por agentes etiológicos dos mais distintos ao longo dos últimos anos. De maneira clara, o autor esclarece como essas epidemias ocorrem e como os microorganismos estão adaptados ao ambiente. Basta uma sucessão de fatos simples, pra que novas epidemia explodam. É um livro interessante, de linguagem simples, e pode ser lido em tempos de coronavírus sem causar pânico hehehe. No primeiro capítulo já abordar o Sars-Cov1, de uma maneira direta o autor explicou bem aquela situação em 2002. É um livro que eu recomendo não só para profissionais da saúde, mas para a população em geral.

AnaCris 31/12/2020

Profético
Livro verdadeiramente profético. Muito gostoso de ler. O infectologista erudito fala sobre pandemias, e a cadeia de elementos necessários para que se concretize este pesadelo. E adivinhe só - antevê a epidemia de coronavírus com precisão matemática. Não fosse tão fundamentado na ciência, poderíamos atribuir a ele dons divinatórios. Leitura muito elucidativa para o momento presente.

Paulo Silas 08/07/2020

Um livro muito bem escrito que elucida e clareia a mente do leitor com as diversas informações que são transmitidas em bom tom. Com uma linguagem clara e acessível, o autor, médico infectologista e estudioso do tema, narra a história de diversas doenças infecciosas que há tempos assolam a humanidade, explanando sobre suas causas, origens e desenvolvimentos atuais e em futuros possíveis. Assim, unindo o cientificismo necessário inerente da temática com a excelente desenvoltura de uma narrativa precisa que atinge o leitor, cativando-o, o resultado se dá numa excelente obra que muito ensina sobre diversas e preocupantes doenças.

O autor abre a obra trazendo a "repetição da pneumonia asiática de 2003", ilustrando o preocupante tema com abordagens cinematográficas a respeito - como é o caso dos mencionados filmes "O Enigma de Andrômeda" (1971) e "Epidemia" (1995) -, explicando como teve início a catástrofe da epidemia das SARS em 2003 e todos os fatores envolvidos no episódio. De modo semelhante as diversas outras doenças são abordadas nos capítulos que compõem o livro: a gripe suína e as futuras que virão, dengue, febre amarela, vírus do Nilo Ocidental, tuberculose, superbactérias e tantas outras que com dinâmica e seriedade são tratadas na obra. Tem-se assim, portanto, um compilado de varias doenças que a contento são explicadas de modo próprio pelo autor.

Drauzio Varella aponta que ao terminar a leitura do livro ficou "com a sensação de que havia entendido melhor a história do homem na terra". E assim é - justamente a sensação que fica o leitor com o findar do livro. O que liga todas as doenças abordadas ao longo dos capítulos da obra, além da forma toda própria e cativante de se narrar, é a potencialidade de cada uma delas resultar numa pandemia - daí o título. A história das doenças é explicada de modo a fazer com que se compreenda quais foram os motivos que já resultaram em epidemias e quais as razões de ser plenamente possível - quando não certo - uma vindoura pandemia de algumas delas. É com notório êxito, portanto, que Stefan Cunha Ujvari presenteia todo tipo de leitor com "Pandemias: a humanidade em risco" - uma leitura necessária para se melhor compreender o tema de forma clara e objetiva.

Flavio.Vinicius 04/05/2021

Pandemias num mundo globalizado
O autor é um médico epidemiologista e nesse livro narra a trajetória das diversas pandemias que acometeram a humanidade, com foco nas últimas décadas. Por esse livro ficamos sabendo que já haviam protocolos previstos para o caso de acontecer uma pandemia como a da Covid-19, com distanciamento social, lavagem de mãos, uso de luvas e máscaras. Achei particularmente elucidativo o capítulo em que o autor narra a pandemia causada pelo vírus Sars-Cov, já que esse vírus viria depois como Sars-Cov-2, causador da Covid-19. É interesante como o autor, um médico, apresenta uma visão que engloba um entendimento social das pandemias. Por exemplo, fala das desigualdades sociais e das transformações dos transportes como fatores importantes para o surgimento e a ocorrência das pandemias.

Esse autor lançou um livro em 2020 que aborda a questão da Covid-19, o qual já estou ansioso para ler.

Andrew.Hammel 24/11/2020

Uma obra assustadoramente certeira
Explicação detalhada sobre o SARS do começo do século, a negligência dos chineses e como detalhes não fizeram a situação ser grave. Em seguida, descreve com precisão os métodos de consumo de animais silvestres que poderiam levar a uma nova situação de risco, e cita os mesmos vetores de transmissão de que suspeitamos hoje. Crava, ainda, que em poucos anos, partindo de 2011, uma pandemia de proporções piores surgiria. O autor poderia ter finalizado o livro em dois capítulos, pois nestes, fez tudo isso.

Surpreende, infelizmente, que a mídia esteja mais interessada em noticiar livros que "previram" a pandemia de uma forma mística, conspiratória, enquanto o autor de Pandemias o fez com seriedade e embasamento científico. É uma pena que seriedade não seja rentável.

dafsss 07/06/2020

Uma baita aula.
Logo ao pegar o livro você lê os elogios que o Dr. Drauzio Varella faz ao autor. Não é por menos, o livro trata das pandemias mundiais de uma forma fácil de entender, uma leitura que não é complexa e o autor traz uma escrita de contador de histórias.
...
Tudo nessa leitura foi novo para mim. Quando fechei o livro me senti rica de conhecimento, me sinto melhor em atravessar a nova pandemia com clareza das informações. ⠀⠀
Acredito que seja uma leitura importante a se fazer em qualquer momento que vivemos. Só o conhecimento nos protege nessa época. ⠀⠀

site: https://www.instagram.com/p/B-iBBM-DLe2/

Marisol 05/01/2021

Uma leitura esclarecedora
Em 2011, o médico infectologista Stefan Cunha Ujvari já nos alertava sobre uma possível pandemia, em um futuro não muito distante, no livro “Pandemias – a humanidade em risco” (@editoracontexto). “A próxima pandemia poderá ser mais devastadora e a maneira como surgirá é imprevisível”. O autor mostra como algumas doenças surgiram e se espalharam pelo mundo (há ainda mapas ilustrando como elas se disseminaram), a começar pela gripe – SARS, gripe suína, gripe aviária, gripe espanhola, influenza... Os nomes marcam algumas das epidemias pelas quais a humanidade já passou. Com exceção da gripe espanhola, as demais foram bem recentes.

Ujvari descreve, por exemplo, a trajetória da epidemia de SARS (Síndrome Respiratória Aguda Severa) em 2003. Da província de Guandong, no sudeste da China, o vírus causador da doença se espalhou rapidamente pelo mundo.

Além disso, o livro aborda outras epidemias como as da dengue, Zika, ebola, aids, entre outras misteriosas que rapidamente levaram vidas. Em resumo: esses microrganismos são mais inteligentes do que pensamos. Multiplicam-se rapidamente, sofrem mutações, tornam-se resistentes a medicamentos, entre outros mecanismos para se perpetuarem. Um excelente complemento ao livro “História da humanidade contada pelos vírus, bactérias, parasitas e outros microrganismos...”, do mesmo autor, que já resenhei aqui.

O médico também fala sobre as superbactérias que, com os anos, passaram a resistir a antibióticos e causar infecções, chegando a ser letais. E por falar em antibióticos, há uma parte do livro em que Ujvari alerta para o foco no lucro em que atua a indústria farmacêutica e, por isso, existem poucos avanços na descoberta e avanço relacionados a determinadas drogas. “Uma das principais razões de estarmos nessa era decadente dos antibióticos é a falta de pesquisas para a descoberta de novas drogas. O motivo? Não há lucro para a indústria farmacêutica”. Uma leitura esclarecedora.

site: https://www.instagram.com/marisoldeandrade/

Michelli.Krelling 15/04/2021

Necessário!
Livro incrível, mesmo para quem não tem conhecimento técnico na área da saúde . A leitura é leve. Traz grandes reflexões, por exemplo, como temos oportunidade para nos prepararmos para o cenário que estamos vivendo hoje, as consequências do impacto ambiental, etc.

Ju 01/06/2020

Mau Agouro
O livro Pandemias foi escrito como um compilado de doenças passíveis de se proliferarem a tal ponto de se tornarem pandemias em um momento em que ainda não havíamos vivenciado uma (publicado em 2011). O autor apresenta 12 capítulos, sendo divididos por doenças com potenciais de alta contagiosidade e/ou letalidade.
Em vários momentos, percebi-me atraída e conectada ao enredo, fica bem evidente o vasto conhecimento do autor sobre o assunto e a sua sagacidade em explicar temas complicados de forma compreensível em uma linguagem e explanação voltada para o público em geral, não tão acostumado com termos médicos.
Além disso, o dr. Stefan Cunha Ujvari conecta o livro através de um matiz sombrio, já evidenciado pelo design da capa e confirmado pela escrita. Repetidas vezes ele termina uma suposição da provável etiologia da futura pandemia com afirmações ou interrogações, como por exemplo na pág.23:
“Uma coisa é certa: vírus semelhantes ao da SARS estão por aí, nos morcegos, em qualquer lugar do planeta, aguardando a oportunidade de encontrar uma ponte para atingir o homem...Novamente seremos surpreendidos pelas notícias da mídia: ‘O Organização Mundial da Saúde alerta o início de uma nova pandemia”.
Entretanto, confesso que o livro não conquistou meu coração por inteiro. Por vezes foram momentos de relutância para o retorno, seja pela digestão lenta de suposições tão factíveis e tenebrosas, seja pela falta de envolvimento tão presentes em várias ocasiões, e faltosa noutras. Senti por vezes que muitas informações eram jogadas, apenas, e que o livro poderia ser apenas um ensaio – o começo de um trabalho mais lapidado e quiçá aprofundado.
Não me interprete erroneamente: o livro tem muita pesquisa e informação, apenas me pareceu superficial perto do quanto poderia ter sido feito através do autor e com uma ligação entre os fatos mais bem definida.
Um dos pontos-chaves levantados pelo o autor e que creio será tema de estudo e exaustivas discussões – se já não são – será a relação entre a globalização e a ocorrência de pandemias, como é descrito na pág.163:
“Pouco a pouco, os microrganismos conquistavam o planeta, apanhando carona no desenvolvimento humano dos meios de transporte... Hoje, percorremos o mundo em 24 horas no interior de aeronaves, e qualquer agente infeccioso pode desembarcar do outro lado”.
Por fim, pessoalmente, talvez o livro poderia ter sido organizado de uma maneira diferente. Não sei se foi opção do autor por um movimento artístico à estética do texto, mas senti repetindo e repetindo um mesmo ponto em vários capítulos – o que tornou a leitura um tanto monótona.
Embora tenha todos esses pontos, os momentos do livro em que me envolveram foram muito bons e sinceramente há capítulos que você simplesmente lê e relê, imagina, absorve, por vezes, incorpora um sentimento de alarmismo que creio tenha sido bem proposital.
O livro vale a pena ser lido – diria até que entregue – para autoridades políticas com a finalidade de apreenderem esse mesmo tom alarmista em suas decisões tanto com o momento vigente da COVID-19 quanto futuro com relação a tantas doenças infectocontagiosas que podem vir a se tornar mais sérias ainda do que já são: vulgo capítulo sobre as superbactérias, tuberculose e HIV sem nem mencionar as claramente importantíssimas passagens sobre os vírus (sejam eles os respiratórios, desencadeadores da síndrome febril hemorrágica ou de encefalite e meningites).

Elias.Fernando 26/10/2020

Ja era esperado
O livro que fala sobre as pandemias sendo lido durante uma pandemia é a prova de como não nos preparamos para momentos difíceis. Momentos que já eram previstos. Depois de terminar a leitura fica pairando o medo de doenças infecciosas, é preocupante. Precisamos nos cuidar se quisermos manter a espécie, são inúmeras as possibilidades de doenças graves e possivelmente pandêmicas. O livro é um alerta.

Flávio 12/05/2021

Assustador!
Neste livro o autor nos relata como surgiram diversas epidemias e pandemias no mundo e o pior... Ainda poderão surgir, o Covid19 é só mais um exemplo.

Tiago 13/02/2021

Muito informativo e até mesmo profético
Em tempos de covid resolvi escolher uma leitura sobre pandemias mas escolhi este livro de 2011 pois não queria ler nada que incluísse a pandemia atual. As informações sobre o covid ainda são muito voláteis e acho que precisamos de mais alguns anos para ter um relato mais preciso sobre a pandemia atual.

Acho que fiz uma boa escolha pois autor do livro, médico do Hospital Oswaldo Cruz em São Paulo, fez um trabalho excelente. O livro é riquíssimo em referências bibliográficas e até certo ponto profético. Ele cita, por exemplo, a vulnerabilidade do Brasil ao vírus da Zika e da chikungunya, que chegariam 3, 4 anos depois da publicação do livro. Até mesmo o covid é ?previsto? quando o livro menciona que a próxima pandemia de SARS teria sua origem nos morcegos. Há também um capítulo muito bom sobre a luta continua entre antibióticos e bactérias.

Como há muita semelhança entre o comportamento de diferentes vírus e bactérias, as vezes a leitura pode se tornar um pouco repetitiva mas isso não tira a qualidade do trabalho.