Lavoura arcaica

Lavoura arcaica Raduan Nassar

Resenhas - Lavoura Arcaica

Maria Rosa 08/03/2024

Clássico
Uma das leituras mais difíceis que fiz, precisei reler logo em seguida para ter certeza do que li, pq eu viajava, as vezes, na linguagem mais formal e expressões q já não usamos mais, foi como ler Kafka. Apesar de abordar a vivência cotidiana de uma família simples, a escrita mais rebuscada me tirou da mesmice dos romances mais atuais e do meu gênero preferido, que é suspense e terror.
Super indico.

Leila 07/03/2024

Que livro minha gente!
Gente que livro tenso! É escrito em prosa e com linguagem muito poética, lírico inclusive. Um vocabulário de altíssimo requinte, que até mesmo um ato obsceno é descrito com uma sutileza que quem não possui um vocabulário apurado não entende! Lembra muito a escrita de José Saramago em Ensaios sobre a Cegueira.

Narrada em primeira pessoa, por André, filho de uma família de agricultores onde os preceitos morais e religiosos são muito rígidos ao ponto de haver "sermões" sobre moral, em torno da mesa, proferidos pelo pai, ao mesmo tempo em que a mãe é puro afeto.

Em um dado momento a imagem de família amorosa e cumpridora da moral e dos bons costumes é quebrada e questionada, levando, é claro, a tragédia familiar.

Krol.Veras 06/03/2024

Arrebatador
Acredito que uma das melhores escolhas que fiz foi iniciar este livro sem ter lido previamente nada a seu respeito, pois assim pude me deixar arrebatar de várias formas pela narrativa. É poético, é solene, é lírico, nada suave, é vil, cru, sem pudor, lascivo, tocante, nojento, cruel, sublime, rico, bem escrito.
Numa narrativa de pouco mais de 100 páginas, André desnuda sua história, e a história de sua família, expondo tudo aquilo que um seio familiar tradicional e religioso esconde e quer mascarar.
Marcado pelo signo de um condenado, André se diz e faz coisas que o ajudam em sua narrativa de possuído e não merecedor de permanecer num seio de uma família perfeita, que ele sabe, e por sua causa também, não ser.

Lali Jean 04/02/2024

Poesia, patriarcado e psicanálise na novela mais bonita lida
Com a nefasta ideia de clássico, é que lemos este livro. O que é clássico ou não, convenhamos é o universal, por isto é arbitrário e uma farsa. Muito também se falou sobre a genialidade, a sacralidade teológica escondida no sintagma do gênio.
Quando tinha uns vinte anos, li "Um copo de cólera". Com ele descobri que fechar um livro ao completa-lo e em gesto contínuo relê-lo, literal ou mediunicamente dias a fio seria um indício de estar diante de um favorito. Eu que tenho sempre os rankings de tudo quanto gosto, não tenho realmente para livros. Mas por muito tempo, na urgência de uma resposta, fechava os olhos e pensava no copo de cólera. No segundo livro do aurático Raduan Nassar. Aquele que só rompeu a insularidade de seu auto-exílio em 2016, ano que parece já tão distante para uns. Ele quis fazer-se intelectual contra o golpe. Ali, a gravidade do momento foi retumbante para mim. Rebordosa.
Não tinha lido até agora Lavoura Arcaica, o primeiro livro do autor que se retirou da literatura com apenas dois livros publicados, ainda na década de setenta. Era medo mesmo, de não conseguir suportar tanto o que se anuncia nas primeiras páginas ou por não ter mais livros de Raduan para ler. No clubinho com minha migles, ela que escolheu e eu embarquei. É tão confortável quando escolhem por nós.
O medo era um, ler em versos tão bonitos sobre a inevitabilidade do incesto no patriarcado. E sim, tudo o quer foi escrito sobre o livro parece funcionar: há tragédia e mitologia gregas soterradas. À superfície os tabus quase vulgares anunciados pela psicanálise, incesto, o pai como Lei. Mas nada vulgar, longe disso, ficamos aqui querendo lembrar quem foi que disse pós-freud que o incesto entre irmãos interrompe o édipo. Foi o nosso frito favorito favorito de capricórnio, deleuzy mas possivelmente até freud pode ter desenhado isto também. quem leu deve saber, eu não sei. suspeito.
Mas numa sociedade rural, fantasmagórica, branca e decadente só há o patriarcado. E o patriarcado é a própria corrupção, não é preciso violência e exploração fora dele. Ele é total. E as mulheres são a paga.
Há tanto a falar, porque o livro todo parece a mesma coisa. Todos os personagens parecem e perecem ser André. O irmão cujo corpo expõe as anomalias ativamente ignoradas.
O livro foi tudo o que um livro mais pode ser para mim: companhia, corporalidade, angústia e devoção.
obrigada amiga pela leitura e incentivo para escrever este comentário.

Mariiebomfim 02/02/2024

Livro de família doida
Não é um livro que eu tenho o hábito de ler, fluxo de consciência é um estilo que eu tenho muita dificuldade pra acompanhar, mas não tem como não dizer que é um livro grandioso.
Aos poucos vc acostuma com o vocabulário, com a forma confusa de André pensar e com a sensação de não ter ideia do que de fato está acontecendo nas cenas. Não esperava por esse final e sinto que podemos definir esse livro na categoria livro de família doida.

João Pedro 12/01/2024

Partida, retorno, liberdade, devoção
Quando descobri a existência de Raduan Nassar, me intriguei do fato de sua obra ser tão modesta (são três livros publicados - um romance, uma novela e um livro de contos) e enormemente festejada. Nassar foi consagrado com o Prêmio Camões em 2016 pelo conjunto de sua obra. Em entrevista à Folha de São Paulo, em 1984, comunicou que estava a abandonar a literatura. Mudou-se para um sítio de sua propriedade no interior de São Paulo e passou a se dedicar à agricultura e pecuária.

"Lavoura Arcaica", primeiro livro do autor, publicado em 1975, é um romance que põe o leitor entre o desconforto e o deslumbramento. Dividido em duas partes - "A partida" e "O retorno" -, conta sobre o retorno de André, filho de uma família rural de modos bastante tradicionais e ortodoxos, ao seio familiar. A tensão constante entre liberdade e contrição, entre os copiosos sermões do pai e o desejo inquietante de romper o mundo de André parece ser a tônica da obra, até que, aos poucos, Nassar descasca e revela ao leitor o pomo de seu romance.

A dualidade se fez presente a mim por toda a leitura. A sensação de não saber para quem torcer, nessa ferrenha disputa familiar pela propriedade do verbo, pelo domínio da palavra. Senti que não estava do lado de ninguém, pois desgostava de todos, mas fui tragado pela escrita virulenta, poética e arrebatadora do autor.

Entendi por que lhe bastaram poucos livros para deixar sua marca na eternidade como um dos grandes escritores da literatura brasileira.

Oggione 11/01/2024

A intimidade como princípio de violência
“– Já disse que não acredito na discussão dos meus problemas, estou convencido também de que é muito perigoso quebrar a intimidade, a larva só me parece sábia enquanto se guarda no seu núcleo, e não descubro de onde tira a sua força quando rompe a resistência do casulo; contorce-se com certeza, passa por metamorfoses, e tanto esforço só para expor ao mundo sua fragilidade.”

Lavoura Arcaica (1975), de Raduan Nassar (1935-), é um romance que narra em primeira pessoa os desdobramentos da fuga de André, depois de abandonar a sua casa na fazenda e a sua família. Pedro, o irmão mais velho, que fica incumbido de procurar André e levá-lo de volta para a casa, encontra o irmão em uma antiga pensão do interior. Aqui, mergulhamos nas memórias do jovem sobre a sua rotina na fazenda e conhecemos os motivos sombrios que corroboraram para a sua desobediência.

A sua descrença em relação aos discursos do pai – que pregam a resiliência, a tranquilidade e a organização –, a sua rotina de trabalho árduo na fazenda da família, a sua relação incestuosa com a irmã foram determinantes para que o jovem tramasse a sua fuga. Na fazenda, era aplacando o seu desassossego junto à terra que André se refugiava das vistas familiares; era se entregando ao silêncio desse gesto que procurava esvaziar os discursos inflexíveis e infecundos do pai. O silêncio, aliás, é um aspecto significativo na obra. Jogando com as palavras, subvertendo os parâmetros da linguagem, André narra todos esses acontecimentos com muita potência – e é esse o seu grito contra a austeridade da família e, sobretudo, contra a presença do pai que o assombra.

Se o silêncio era a regra do pai, era no silêncio que André fermentava a sua transgressão. No convívio da fazenda, era sempre a voz do pai a primeira e a última a se manifestar, inviabilizando a decisão dos demais membros da família. Antes de cada refeição, cada um dos seus discursos – cheios de simbolismos, imagens e moralismo – tinha os seus motivos de existir. Nele, o que realmente importa não é a palavra dita, mas a força da ação e do exemplo. Assim, a figura paterna na obra acredita que a felicidade de um homem necessita da total devoção à tradição familiar, aos seus membros e ao trabalho.

“[...] e mal saindo da água do meu sono, mas já sentindo as patas de um animal forte galopando no meu peito, eu disse cegado por tanta luz tenho dezessete anos e minha saúde é perfeita e sobre esta pedra fundarei minha igreja particular, a igreja para o meu uso, a igreja que frequentarei de pés descalços e corpo desnudo, despido como vim ao mundo, e muita coisa estava acontecendo comigo pois me senti num momento profeta da minha própria história, não aquele que alça os olhos pro alto, antes o profeta que tomba o olhar com segurança sobre os frutos da terra.”

Defensor e modelo legítimo dos velhos hábitos, Pedro cumpria o seu objetivo de levar de volta para o seio da família a ovelha tresloucada. As palavras que saiam da boca do irmão mais velho ressoavam, por todas as paredes daquela pensão interiorana, os mesmos sermões do pai. Ainda assim, aceitando os argumentos de Pedro, André decide voltar para a casa, e essa atitude faz com que muitos comparem o livro à parábola do filho pródigo. Diferentemente do que acontece no livro de Lucas, onde o filho mais jovem da família volta ao lar depois de gastar toda a sua parte da herança e submete-se às leis da casa, em Lavoura Arcaica, o regresso provoca uma grande instabilidade e termina em tragédia.

A ideia central do livro é fragmentar as engrenagens dessa máquina programada para repetir os mesmos ciclos geracionais. Jogando com o divino e com o mundano, com a harmonia e com o caos, com o velho e com o novo, Lavoura Arcaica apresenta o duplo em diversos momentos da narrativa, e André é a personagem que aperta junto ao peito todas essas sensações contrastantes que estruturam a psique humana. Repleta de alegorias, parábolas, conflitos psicológicos, a intensidade e a profundidade da narrativa suspende-nos a respiração, fazendo com que nos sintamos impotentes diante das circunstâncias.

Lavoura Arcaica é uma obra onde tudo nos atravessa, o sublime e o grotesco. Profunda e densa, a sua leitura busca jogar luz sobre os fantasmas que assombram André. Ainda que o livro seja conhecido por sua prosa poética de alta qualidade, é preciso ressaltar que Raduan Nassar consegue não só conferir complexidade a todas as personagens, mas também situar de forma clara o tempo e o espaço onde as ações se desenvolvem – muito embora o livro não siga as estruturas lineares que a maioria dos livros tradicionais seguem. Com isso, o leitor consegue atravessar e ser atravessado por todas as nuances que compõem a trama.

“[...] eu só estava pensando nos desenganados sem remédio, nos que gritam de ardência, sede e solidão, nos que não são supérfluos nos seus gemidos; era só neles que eu pensava.”

Vencedor do prêmio Camões 2016, Raduan Nassar é um mago da palavra. Durante a leitura, compreende-se que a potência da obra reside na linguagem que dança e na gravidade do silêncio que habita em cada pausa. A maneira como ele trabalha a linguagem, ligando vidas, sensações, fluxos e todos os elementos que compõem o corpo humano, seguem um curso sem fim, uma correnteza de energias. Todos os hiatos pulsam, sem dar brechas para os exageros, sem dar trégua para as sensações. Essa precisão léxico-sintática, tão rica ao longo de todo o livro, certamente eleva Raduan Nassar ao panteão dos autores nacionais.

Considerando a sua riqueza e a sua complexidade linguísticas, com estruturas tensas, densas e musicais, é possível compreender Lavoura Arcaica como uma obra que transita entre a prosa e a poesia. Operando nessa frequência, a obra debate questões profundas, onde é impossível encontrar culpados.

Vencedor do prêmio Jabuti em 1976, Lavoura Arcaica é tido como um dos livros mais importantes da literatura nacional. Alguns anos depois, Raduan Nassar deixou de lado a carreira literária para se dedicar às tarefas rurais. Embora a sua passagem pelo cenário literário tenha sido curta, escrevendo somente três livros, Lavoura Arcaica tem fôlego inesgotável. Contundente e iluminada, é uma obra que arrasta consigo profundos pensamentos e desdobramentos, chamando sempre o leitor para novas aventuras nesse campo lavrado de palavras.

“[...] O amor que aprendemos aqui, pai, só muito tarde fui descobrir que ele não sabe o que quer; essa indecisão fez dele um valor ambíguo, não passando hoje de uma pedra de tropeço; ao contrário do que se supõe, o amor nem sempre aproxima, o amor também desune; e não seria nenhum disparate eu concluir que o amor na família pode não ter a grandeza que se imagina.”

“– Em parte alguma, menos ainda na família; apesar de tudo, nossa convivência sempre foi precária, nunca permitiu ultrapassar certos limites; foi o senhor mesmo que disse há pouco que toda palavra é uma semente: traz vida, energia, pode trazer inclusive uma carga explosiva no seu bojo: corremos graves riscos quando falamos.”

Bruno 11/01/2024

O sagrado e o profano
Lavoura Arcaica é pra todo mundo. É o livro perfeito pra desmistificarmos a ideia de que alguns livros não são para todos porque são difíceis. É fato que a construção da história com períodos compostos longos faz até os leitores mais experientes se perderem se tentarem ler com pressa. Mas esse não é um livro pra se ler com pressa, é preciso degustar toda sua poética, seu lirismo, as construções. É preciso entrar na mente de André, é preciso se sensibilizar mesmo sabendo que ele é um narrador não confiável.

A angústia crescente do oprimido e outros temas que são polêmicos nos faz precisar parar a leitura, as vezes, para refletir. O sagrado e o profano são retratados de forma brilhante, aliás se tem algo em que esse livro é simplesmente perfeito é em sua forma. O controle e a liberdade, a gente ordem e o caos, o amor e o ódio, o sagrado e o profano são só a ponta do iceberg que Raduan Nassar nos traz com sua incrível sensibilidade de descrever temas tão complexos, mas tão simples aos olhos de André.

Uma dica que posso dar é que ou não se incomodem com o vocabulário que são próprios da lavoura, ou leiam no kindle podendo pesquisar as palavras, ou tenham um dicionário (pode ser no celular) fácil por perto. Fora isso é um livro que pode sim ser encarado por todos, é só prestar atenção nos períodos compostos pra não se perder, mas não existe nenhuma dificuldade em sua leitura.

Um dos meus livros favoritos da vida!
Viani_._ 11/01/2024minha estante
Em algum dia desse ano vou tentar ler ele. Vou dá uma chance.?

Bruno 11/01/2024minha estante
Não vai se arrepender, Vitória! É ótimo

Bianca 02/01/2024

A parábola do filho pródigo
A parábola do filho pródigo contada por meio do lirismo.

O livro é incrível, uma história poética, mas difícil (no meu caso tive que reler várias vezes pra realmente entender).

A passagem que mais amei na história foi: ?O tempo é o maior tesouro de que um homem pode dispor; embora inconsumível, o tempo é o nosso melhor alimento; sem medida que o conheça, o tempo é contudo nosso bem de maior grandeza.?

JosA225 29/12/2023

Lavoura Arcaica
A luta entre o novo e o velho. Um filho rebelde volta para casa e começa a brigar com o pai já velho, com quem sempre discordou.

raíssa. 11/12/2023

A escrita é realmente bonita, mas não me deu liga a história e tanto lirismo (que geralmente gosto) me afastou ainda mais. Não curti a leitura. Talvez identifiquei raízes minhas dentro da obra e acabou sendo uma experiência de incômodo inesperado, o que é genial pra literatura, mas foi péssimo pra minha intenção de uma leitura suave e mais descontraída.. Eu li na hora errada talvez?

mai 05/12/2023

Um conteúdo incômodo e uma escrita extremamente poética. é uma combinação perigosa, que pode facilmente nos afastar da leitura se não estivermos em um momento apto, mas vale a pena insistir e dar uma chance pra esse aqui.

FAtima311 23/11/2023

"Que frieza mais torpe"
Um misto de estranhamento, raiva e agonia. Não consigo sentir outra coisa ao terminar de ler este livro.
Como as palavras podem ser tão belas e tão ferinas? Que obra!!!