Lavoura arcaica

Lavoura arcaica Raduan Nassar

Resenhas - Lavoura Arcaica

ticinhachan 05/02/2022

Só vai, o livro te guia.
Esse é o primeiro livro que eu pego do autor e eu peguei indicação dele por um vídeo, mas eu também tinha interesse em ver a adaptação pro cinema. O vídeo me prometeu que eu iria chorar lendo e foi verdade. Não quero muito falar da história aqui porque eu acho que ela merece ser lida e vivida. Engoli cada capítulo com muito gosto porque é uma escrita tão estilosa e fluida que dá vontade de permanecer lendo, como uma enorme poesia. Tudo no livro tem sentido, tem força e tem identidade. Cara, eu tô muito apaixonada com certeza se tornou um dos meus favoritos. Incrível como é possível se construir tanta coisa com tão poucas páginas. Só vai, só lê. O resto o livro faz.

Anthony 04/02/2022

Curioso
A estética narrativa assumida pelo autor nós leva a uma leitura particular. A história é cativante.

anapaivapaula_ 02/02/2022

Melhores momentos
?mas não se questiona na aresta de um instante o destino dos nossos passos, bastava que eu soubesse que o instante que passa, passa definitivamente?

?rico não é o homem que coleciona e se pesa no amontoado de moedas, e nem aquele, devasso, que se estende, mãos e braços, em terras largas; rico só é o homem que aprendeu, piedoso e humilde, a conviver com o tempo, aproximando-se dele com ternura, não contrariando suas disposições, não se rebelando contra o seu curso, não irritando sua corrente, estando atento para o seu fluxo, brindando-o antes com sabedoria para receber dele os favores e não sua ira; o equilíbrio da vida depende essencialmente deste bem supremo, e quem souber com acerto a quantidade de vagar, ou de espera, que se deve pôr nas coisas, não corre nunca o risco, ao buscar por elas, de defrontar-se com o que não é?

Daysio 02/02/2022

Primeiro do ano
Um livro sobre a fuga e o retorno de Pedro ao seu lar mediado pelo tempo e suas memórias de infância.
Impressiona a poética e força narrativa do autor. Sente-se os capítulos de maior êxtase/clímax. Apesar disso, não é livro dos mais fáceis de serem lidos.

Neilson.Medeiros 23/01/2022

O lirismo se coloca como o fio condutor dessa história densa e forte. A narrativa se torna interessante pela alternância presente em sua construção: ora mergulhado no fluxo de consciência de André, ora testemunhando os diálogos tensos entre os membros da família.
Achei interessante a forma como o tempo se apresenta a partir do ponto de vista do pai e de André. Enquanto para aquele o tempo se constitui de uma rigidez calculada, para este se trata de um dínamo. Ambos os personagens nos brindam com descrições belíssimas sobre o tempo.
Foi uma experiência de leitura interessante, porém exige uma atenção disciplinada tal qual a régua do patriarca da família.

Ana Bellot 21/01/2022

Obra prima
Voltei nesse livro que após a leitura só cresceu em mim. Fantastico. Apenas leiam!!! Meu livro nacional favorito.

Mion 05/01/2022

Que livro!!! ???
É poesia em prosa ou prosa poetica?

Bom, tanto faz. Ler é uma baita experiência e vivencia nessa obra

de.ler.eu.gosto 01/01/2022

Sensível e tocante.
E para encerrar 2021 a última leitura, nada menos primorosa que Lavoura Arcaica.
Publicado em 1975, Lavoura Arcaica foi o romance de estreia do escritor Raduan Nassar.
Escrito em primeira pessoa, em uma forma lírica, André, filho que saiu de casa,melhor dizendo da fazenda onde vivia com seus pais e cinco irmãos, é procurado por Pedro , seu irmão mais velho, para que o leve para casa.
André, revive seus momentos pouco antes de sair de casa, até o seu retorno, para esse lar dominado por um pai severo e metódico.
Para muitos, a escrita de Raduan é um misto de Clarice Lispector e João Guimarães Rosa, pois o autor caminha livremente entre o lirismo e fluxo de consciência ao domínio das palavras .
Na minha concepção, é uma livro pequeno que parece ser rápido mas há muito o que se pausar e refletir.

Fernanda M. 11/12/2021

1ª Impressão

Lavoura Arcaica

Raduan Nassar

O tempo. Este elemento responsável pelo modo como o espaço se manifesta, para frente (futuro) ou para trás (passado) é capaz de surpreender os transeuntes, a saber, nós humanos, meros fantoches, a se arrastar pelos vales sombrios, que é a vida.

A lavoura, regada pelo sangue e pelas lágrimas de homens e mulheres presos nos dias em que a secura das relações familiares, completam sua trajetória de dor e sofrimento por entre as paredes do mausoléu que é uma morte adoentada.

O desespero alimentado dia-a-dia e pelos corredores da noite, sem fé, sem lugar, sem uma palavra; pela dor aumentada pela falta do olhar empático. Todo um horror criado pela vontade de ser, e não poder.

O tempo. Ele leva e traz; constrói e destrói. É como um poço e seu eco. É feito e desfeito.A espera dos cansados; a paciência dos inquietos; o intento dos perversos; a causa; o veredicto; a lei. E tudo cessa.

Assim a lavoura, seca, inerte, sentada à direita, prostra-se também e enfim ao tempo, se torna, ou se perpetua, ARCAICA.

Marcelo H S Picoli 08/12/2021

Lavoura arcaica
A parábola do filho pródigo ganha uma nova roupagem nesta obra de Raduan Nassar.

?amar e ser amado era tudo o que eu queria, mas fui jogado à margem sem consulta, fui amputado, já faço parte da escória, vou me entregar de corpo e alma à doce vertigem de quem se considera, na primeira força da idade, um homem simplesmente acabado, bastante ativo contudo para furar fundo com o indicador a carne podre da carcaça, e, entre o polegar e o anular, com elegância, fechar trópicos e outras linhas, atirando num ossário o esqueleto deste mundo; pertenço como nunca desde agora a essa insólita confraria dos enjeitados, dos proibidos, dos recusados pelo afeto, dos sem-sossego, dos intranquilos, dos inquietos, dos que se contorcem, dos aleijões com cara de assassino que descendem de Caim (quem não ouve a ancestralidade cavernosa dos meus gemidos?)?

Tuyl 23/11/2021

Belo livro, de uma prosa poética. Uma leitura que exige atenção e muita reflexão. Primeiro livro do autor, gostei.

Igor (@igormaneiro_) 22/11/2021

O maior estilista da lingua portuguesa?
Por indicação do @leandro_karnal eu resolvi ler Lavoura Arcaica do Raduan Nassar, a edição da @companhiadasletras

Pra mim o autor é um dos maiores estilistas da língua portuguesa, ficando mesmo a frente de nomes como Machado e Rosa na questão do estilo do texto. E isso é um pouco curioso, uma vez que o Nassar só tem apenas 3 livros publicados. Mas mesmo assim, há notícia no NYTimes o considerando o melhor escritor brasileiro.

Dono de um estilo visceral, alucinante, que nos transporta para lugares nunca idos antes, Lavoura Arcaica conta a história de um rapaz que abandona a vida na bucólica Lavoura, em que vivia com sua família sobre a pesada rédea do pai e ir para a cidade. Isso se dá de certa medida por conta do estilo rígido e arcaico do pai, que não concorda com os valores do filho, por outro por conta de uma paixão intensa, violenta e incestuosa pela própria irmã.

É um livro alucinado, surtado, delirante e que precisa que você caia de cabeça no transe. É um tipo de escrita diferente de tudo que você já viu, verdadeiramente inspirada. Além disso, é um livro pra ser lido várias vezes.

De modo geral, indico o Lavoura, por ser um dos melhores livros nacionais. Talvez você não entenda muito bem qual é a da história de começo. Mas após ler um pouco sobre, talvez reler a obra, você vai perceber o poder desse livro.

site: https://www.instagram.com/igormaneiro_/

13marcioricardo 13/11/2021

André e a sua família.
Lavoura arcaica é um dos clássicos brasileiros que vale a pena ser lido. A primeira parte do livro nos brinda com um não tão fácil fluxo de consciência e a segunda com a crueza e crueldade da história.

Rafaela.Maria 02/11/2021

A leitura de Lavoura Arcaica te prende por meio da confissão do filho pródigo André, um ser que ilustra perfeitamente o persona dividido entre a carne e o santo.
Assim como as pinturas barrocas, a obra consegue manifestar os conflitos entre a sensualidade e a religiosidade. Mesmo que seja um livro apenas composto por palavras, o contraste e o jogo de luz e sombra são refletidos de uma maneira que eu jamais conseguirei explicar.
A natureza surge então como um lugar de escape e nutrição da alma conflituosa de André, que vive uma paixão pecaminosa e sofre por isso.