Virginia Woolf

Virginia Woolf Virginia Woolf




Resenhas - Virginia Woolf


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Marcelo 17/03/2024

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
?Virgínia Woolf: Uma Biografia?, escrita por Alexandra Lemasson, mergulha na vida e na mente brilhante da icônica escritora britânica Virgínia Woolf. O livro começa explorando a infância e a formação de Woolf, revelando como sua família e educação influenciaram sua visão de mundo e sua escrita. Lemasson nos leva pelos altos e baixos da vida de Woolf, desde seus primeiros anos até seu trágico fim, destacando sua luta contra doenças mentais e os desafios enfrentados como mulher na sociedade patriarcal do século XX.

Ao longo da biografia, somos apresentados aos relacionamentos complexos de Woolf, tanto pessoais quanto profissionais. Lemasson examina profundamente os laços familiares de Woolf, sua relação com seu marido Leonard Woolf e o círculo literário de Bloomsbury, oferecendo uma visão íntima das interações que moldaram a vida da escritora e sua obra. A autora também explora as amizades de Woolf com figuras proeminentes da época, como Katherine Mansfield e T.S. Eliot, revelando como essas relações influenciaram seu trabalho e seu pensamento.

Além de examinar a vida pessoal de Woolf, Lemasson analisa cuidadosamente sua obra literária, destacando temas recorrentes, técnicas narrativas inovadoras e o impacto de sua escrita na literatura moderna. A biografia oferece uma perspectiva única sobre o processo criativo de Woolf, revelando como suas experiências pessoais e suas reflexões sobre arte, política e sociedade se entrelaçaram em suas obras-primas literárias.

Por fim, ?Virgínia Woolf: Uma Biografia? é uma homenagem eloquente a uma das maiores vozes da literatura do século XX, oferecendo aos leitores uma compreensão mais profunda da complexidade e da genialidade de Virgínia Woolf.

Apesar de muito interessante e rica em detalhes, a escrita de Lemansson se torna repetitiva, indo e voltando diversas vezes em temas que já foram abordados em partes anteriores do livro. Ainda assim, vale a leitura para conhecer a vida dessa importante escritora inglesa, que viveu a frente do seu tempo.
comentários(0)comente



vanessamf 27/09/2021

Para quem não sabe nada sobre a autora
Como gosto de saber mais sobre a vida das pessoas, peguei esta pequena biografia sobre Virginia e, pelo que entendi dos comentários no Goodreads, a biógrafa não é das melhores.

Apesar disso, penso que, sendo apenas um primeiro contato, já pude entender a dimensão dessa personagem tão complicada. Então, não desaconselho a leitura.

site: https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2021/09/24/tecnica-virginia-woolf/
comentários(0)comente



Marcia 09/05/2015

Repetitivo, por vezes superficial, a autora "suppose a lot of things". Para os fas de Virginia, indico "Virginia Woolf, a Medida da Vida", pois e' mais completo, detalhado, e mais "reliable".
comentários(0)comente



Toni 09/04/2014

Toda biografia, independente da obstinação com que seu biógrafo a considere fidedigna, é uma promessa de verdade “em tensão constante entre a vontade de reproduzir um vivido real passado, segundo as regras da mimesis, e o polo imaginativo do biógrafo, que deve refazer um universo perdido segundo sua intuição e talento criador” (DOSSE, François. O Desafio Biográfico, 2009, p.55). Com isso, a dimensão ficcional é responsável por conduzir o gênero a seu paroxismo, uma vez que a postura do biógrafo não consegue penetrar a esfera do incognoscível e necessita reproduzir a atitude do romancista. Nesse movimento, ao procurar trazer tudo à luz, o biógrafo se encontra frente a uma aporia que o condena ao fracasso e cuja consequência imediata é a criação de uma imagem do biografado.

O trabalho da atriz e jornalista francesa Alexandra Lemasson sobre Virginia Woolf não foge à essa regra. Apesar do louvável esforço no sentido de diluir o mito criado a partir da biografia de Quentin Bell na qual o destaque à "loucura" e ao "recato" influencia até hoje a maneira como os ingleses vêem a autora, mesmo escrevendo contra os preconceitos de romancista difícil e depressiva, cuja companhia literária não é nada simpática, ou ainda que busque louvar a extraordinária força da escritora para superar suas crises a cada término de um novo romance, prevalece na biografia de Alexandra Lemasson o tom de fatalismo, de vida vivida à beira de um precipício, daquela "tendência quase invencível para atribuir aos grandes escritores uma quota pesada e ostensiva de sofrimento e de drama, pois a vida normal parece incompatível com o gênio", para lembrar Antonio Candido.

Não seja por isso, no entanto, que se vá dar o livro às traças. Quebrando a linearidade muitas vezes praticada no gênero, Alexandra não compartimentaliza a vida da escritora e apresenta o produto de sua pesquisa com liberdade, misturando quando convém dados biográficos e literários. A sensação é a mesma de um mergulho (a plunge! — tantas vezes presente nos romances de Woolf), no qual transborda o fascínio por "essa mulher tão perfeitamente feliz num dia e tão desesperadamente deprimida no outro" (p.34), desejosa de ser uma grande escritora mas atormentada por uma condição nervosa. Ainda que se furte à análise demorada dos romances (verdadeiramente imprópria a uma biografia que pretende ser uma introdução), Lemasson oferece valiosas apresentações para cada obra de Virginia, apresentando-as dentro de seus contextos literário e afetivo.

Para os leitores de Woolf, o livro trabalha alguns dos lugares-comuns acerca da escritora, refutando-lhes a origem ou aparando-lhes as arestas na tentativa de apresentar suas principais preocupações literárias, influências e obsessões, como sua relação com Leonard, a ubiquidade da morte, o desejo de mostrar que toda categorização é ilusória, e a questão da identidade, aquela necessidade de reafirmar que "cada indivíduo é composto por uma miríade de faces" (p.111-112) presente em toda sua obra. Para os noviços, o livro representa uma chance de conhecer a autora para além dos rótulos; uma forma de enxergá-la pelo prisma de sua inventividade e do caráter revolucionário de sua escrita, menos assombrosa do que fazem crer as más línguas, e mais impressionante quanto mais se conhece a força e a determinação dessa escritora que via na literatura a única forma possível de felicidade.
comentários(0)comente



Silvana (@delivroemlivro) 17/04/2013

Quer saber mais sobre esse livro em um Blog inspirado em grupo aqui do SKOOB?!
Então acesse o Artistas Consagrados: livros sobre os criadores e suas criações: http://artistasconsagrados.blogspot.com.br/2013/01/virginia-woolf-alexandra-lemasson.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @4blogsdelivros
*Facebook: http://www.facebook.com/pages/Artistas-Consagrados-livros-sobre-os-criadores-e-suas-cria%C3%A7%C3%B5es/404822646252668


*Conheça aqui todos os 4Blogs: http://www.facebook.com/pages/4Blogs-de-Livros/447343685327661

Tks!
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR