Helena (eBook)

Helena (eBook) Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Ale 30/12/2023

Assim como em seus outros romances, em Helena encontramos as sarcásticas e sutis alfinetadas de Machado à sociedade encobertas no não dito, além de uma narrativa também pouco evidente que fica a cargo do leitor descobri-la. Helena é a mais nova e inesperada integrante que chega ao seio da família Vale. Sendo uma filha bastarda e de origem humilde, Helena compromete-se a conquistar a todos na casa, ao mesmo tempo em que esconde um comprometedor segredo. Mas cabe também fazer vista grossa com outras personagens que atuam em torno dos Vale, pois nem todos estão livres de más ações e intenções.

Gabriella 30/12/2023

Machado sempre surpreendendo e a frente do seu tempo??????..
Esse livro me prendeu muito, uma história bem contada e surpreendente, muito à frente só seu tempo. O final é arrebatador

leticia 29/12/2023

Segundo livro do Machado q eu li, e esse eu gostei muito mesmo, os personagens, e o final surpreendente, tem um plot mt bom e as últimas páginas realmente me chocaram, li chorando

Iasmim09 27/12/2023

Helena
Um livro muito bom é que eu com certeza recomendo para todos. Um grande clássico! O livro tem reviravoltas é um final bem intrigante.

Charly.nunes 27/12/2023

Que loucura que acabei de ler; quase achei que estava em um episódio de "a casa do dragão". Machadão conseguiu desenvolver toda uma trama de pecado e romance, para no fim lançar a loucura e o drama. A história começa pesarosa e clichê até uma certo ponto, mas os personagem vão se desenvolvendo com a narrativa de forma absurda, que da pra vc sentir o peso do sentimento de cada um, mesmo que tal sentimento nunca viessem a tona do leitor, sua descrição é muito viva. Ao pai e a Henela que ao tentar chegar na classe alta só receberam frustrações, na mesma pegada do filme "parasita", mostrando que uma classe não se mistura a outra, por mais que a personagem estivesse apta aquela vivência, ela não teria moral para receber nada da classe alta, nem sua herança, nem seu amor, muito menos sua significância como menbro da família, no final de todo esforço ela continuou na mesma situação que o pai, na miséria

annabemarum 26/12/2023

Pra que Bridgerton quando se tem Machado de Assis???????
Demorei bastante para acabar esse, confesso que a linguagem rebuscada da época me dá um pouco de preguiça de ler, então, enrolo mais, mas vamos lá:
Acho incrível o jeito que o machado sabe sobre a mente feminina e aborda seus pensamentos de um jeito muito real e verdadeiro, o que justifica completamente uma das características que a gente aprende na escola sobre ele: o narrar de dentro da cabeça dos personagens. Esse tipo de abordagem dá uma cara muito única para as obras dele, tanto que deixa a gente com gostinho de quero mais, e tira os personagens daquela visão preto e branco. E, principalmente, deixa as mulheres daquele século MUITO mais interessantes, porque, apesar de precisarem ser de uma certa maneira para poderem se encaixar na sociedade, elas ainda podem pensar livremente, e a maneira machadiana captura com maestria suas verdadeiras essências. Confesso que não gostei muito da Helena no início da narrativa, porquanto ela é muito omissa e claramente faz de tudo para agradar todo mundo, porém, no decorrer da história, a máscara dela foi caindo e ela foi se revelando uma pessoa de uma personalidade muito única em comparação com suas colegas de narrativa. Tal atitude demonstrou grande inteligência da parte dela, por ela ter a capacidade de saber quando se mudar para sobreviver em determinado ambiente.
EU ODIEI O FINAL!!!!! HAUHAUAHUAHAUA!!!! Muitas pessoas gostaram exatamente por ser surpreendente, mas, gente do céu, eu achei um horror!!!!! Não quero dar spoiler, mas que fique claro que odiei?
No geral, acho que gostei mais da obra por ter sido escrita pelo Machado, por conta das nuances dele, do que pela narrativa em si!

Vitoria293 26/12/2023

Helena, Machado de Assis
A escrita do Machado é extraordinária do início ao fim da obra, logo no começo da narrativa você consegue se sentir conectado ao enredo e aos personagens. A leitura da obra é integrante por vários fatores, que não direi para não dar spoiler, mas o final é de tirar o fôlego. Machado de Assis é um dos meus autores favoritos, suas obras são singulares, por isso indico a todos a leitura deste autor.

daphnemerces 25/12/2023

In cri vel
Que livro meus amigos!!!!! Super envolvente, fluído

Gostei muito da Helena, personagem, o fato dela o livro inteiro ter sido guiada e tendo sua vida decidida pelos homens que a cercavam, achei a crítica incrível!!! Me lembrou um pouco Senhora do José de Alencar!

não gostei do final, confesso...fiquei muito angustiada e com raiva!!!!!! Mas amei ler machado de assis pois já havia largado dom casmurro por ser uma linguagem difícil, darei outra chance

Bruna 19/12/2023

?Helena? me fez reencontrar a escrita de Machado de Assis de uma forma que jamais imaginei. A conexão dos personagens e as descrições riquíssimas em detalhes feitas pelo autor conseguiram me transportar para dentro da história. Por ter sido publicado em formato de folhetim, o final de cada capítulo nos instiga a querer descobrir mais sobre o drama narrado. Eu literalmente devorei o romance.
O plot twist não me surpreendeu, já imaginava que aconteceria pelo andar da carruagem. O que mais me deixava em dúvida era o caráter de Helena: ela realmente é boa ou apenas está encenando?
Fiquei frustrada com o final, confesso, mas isso não diminui em nada o quanto amei esse livro.

Pablo 19/12/2023

Tragédia clássica
Livro clássico de grande valor para a literatura brasileira. Tragédia que demonstra o talento de Machado para contar história e prender o leitor numa trama envolvente. Helena mostrou para a literatura brasileira que a riqueza da nossa língua e cultura é capaz de desenvolver uma literatura que ande com as próprias pernas.

Maria Fernanda 18/12/2023

Dramático
Após muitas emoções, revelações e tragédias surge um desfecho arrebatador que me afeiçoou a personagem Helena, após conhecer suas verdadeiras intenções, somente no final da narrativa.

No mais, não me agradou o relacionamento construído entre os personagens, cujo romance contraditório não tem fundamento e nem amor, apenas luxúria e egoísmo. Essa paixão egocêntrica e carnal é refletida também no relacionamento construído pela mãe de Helena, em ambos os casos.

Assim sendo, a resolução final me parece plausível.

mimaa 17/12/2023

Que obra hein, Sr. Machado de Assis
Cara, a gente geralmente não gosta de ler Machado de Assis porque em algum momento da vida, foi obrigado a ler uma das obras dele. Mas dessa vez, minha professora fez uma breve sinopse falando dele e eu fiquei curiosa.
Eu fiquei apaixonada nesse livro, apesar da linguagem antiga, o fato de ser feito no período do romantismo deixa mais encantador.
Machado descreve as paisagens, descreve Helena de uma forma tão rebuscada e mágica!
No meio da história você se choca, porque algumas coisas que acontecem são meio suspeitas, mas pro fim você descobre o porquê.
Eu leria denovo e denovo. Um dos primeiros clássicos que eu realmente gosto de verdade.
Os personagens são incríveis. O livro traz críticas perfeitas!
Recomendo muito pra quem quer sentir um gostinho da literatura brasileira.