Helena (eBook)

Helena (eBook) Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Reader Za 09/02/2024

Helena do Vale
Após ser reconhecida,em testamento, com herdeira legítima do conselheiro, Helena passa a morar na casa da família com o meio irmão Estácio e a tia. O livro usa a sociedade da época como pano de fundo, assim como as relações de dependência financeira entre filhas e pais, esposas e maridos e parentes próximos.

Ao decorrer da trama a mocinha revela-se além de muito sagaz e bem instruída uma pessoa misteriosa e bastante orgulhosa. Esse orgulho e esse misterioso segredo levam os final trágico do livro.

O romance ainda trata de tema controverso (incesto), ainda mais para a época da publicação, demonstrando a coragem do autor.

Juliana 09/02/2024

Amei
Não conhecia o livro e me apaixonei pela edição da antofagica e mergulhei sem saber a sinopse e... Foi incrível !

Jandira.Antunes 08/02/2024

Helena Machado de Assis
Machado de Assis é um excelente escritor tô me apaixonando cada dia pelos seus romances.
A história começa com a morte do Conselheiro Vale, que era um homem extremamente rico. Em seu testamento, descreve a jovem Helena como sua filha e herdeira majoritária de toda a sua fortuna, desejando que ela assuma seu lugar em casa. Todos acreditam nas últimas palavras deixadas pelo Conselheiro, mas Helena sabia que não era realmente a filha dele, mas o desejo de ascender socialmente, a faz aceitar tudo isso.

D. Úrsula, irmã do Conselheiro, no começo tem um certo preconceito com Helena, mas por conta do jeito meigo e carismático da jovem, ela acaba se encantando por ela, assim como todos que ali moram. Helena começa a assumir o seu lugar na casa, sendo uma dona de casa com pulso firme, dirigindo a propriedade melhor do que D. Úrsula fazia antes do Conselheiro vir a falecer. Com isso, ela consegue impressionar não só a ?sua família?, como também o restante das pessoas da cidade, pois além de ser uma mulher equilibrada, também ostentava uma beleza invejável.

Com o passar do tempo, Estácio, seu suposto meio-irmão, vai se encantando cada vez mais por Helena, o que acaba com os dois se apaixonando. É aí que começa a parte interessante do livro: de um lado, Estácio, que se martiriza por estar apaixonado pela sua meia-irmã, o que era um pecado gravíssimo. Do outro, Helena, que sabia toda a verdade, mas não podia contar com medo de perder tudo o que havia conquistado.

Um certo dia, ao ver Helena indo visitar a chácara que a família possuía (a qual ela fazia visitas periódicas), Estácio decide segui-la. Chegando lá, ele encontrou Salvador, um senhor que morava em uma pequena casa ali próximo. Estácio então tirou satisfações sobre as visitas de Helena àquele lugar. Salvador então contou-lhe uma história, surpreendendo o jovem ao revelar que Helena na verdade era sua filha e não do Conselheiro, além de toda a verdade por trás de tudo.

Ainda no mesmo dia, Helena, após uma chuva forte, fica muito doente, à beira da morte. Estácio, totalmente apaixonado por ela, resolve ir cuidar da sua amada e lhe faz uma declaração. Momentos depois, ela morre.

Valscabral 08/02/2024

Helena
É um romance que traz um enredo interessante, aguça a curiosidade do leitor. A personagem principal Helena envolta em mistério, mas que traz doçura e encanta a família que vai morar, após morte do Conselheiro Vale que em testamento a reconhece como filha e pede a ao filho e sua tia que a recebam no seio da família. Uma jovem de dezessete anos.
Machado traz uma linguagem leve.

rafa_._cardoso 08/02/2024

Roteiro de novela
A história é, sem tirar nem por como diria meu avô, um roteiro de novela das seis na Globo. Aquela novela de época onde a família rica da fazenda sofre pela morte do patriarca, que não era um exemplo de castidade. No seu testamento deixa uma surpresa: uma filha de outro relacionamento.

A história se desenrola como em uma novela das seis, com uma cadência leve e até engraçada, onde qualquer coisa é motivo pra quase morte por desgosto de uma das personagens.

Tem reviravoltas e reviravoltas das reviravoltas, com um final bem século XIX

Claudia.Marcia 06/02/2024

Helena e a terceira obra que leio de Machado de Assis.
Este romance aborda amor proibindo, drama familiar, conflitos de classe.
A forma que Machadinho conduz a história faz sempre quem ler voltar aquela época  a cidade da história e isso é fascinante.

oilanazu 04/02/2024

Helena nossa it girl ??
Helena foi o meu primeiro contato com o Machado de Assis, apesar de eu ter outros dois livros dele em casa e ter lido esse em ebook, mas creio que esse primeiro contato não poderia ser melhor!

o que falar sobre esse livro? apesar do título ser o nome de uma personagem feminina, vemos muito aqui a visão masculina sobre a história. helena chega na casa dessa família após o seu suposto pai morrer e no testamento reconhecer ela como sua filha. mesmo sendo uma completa estranha, a família (composta pelo filho do moço que morreu, sua tia e um padre) não demora a se afeiçoar pela menina, mas desde o início é perceptível que ela guarda um segredo que a gente só vai descobrir no final do livro.

a relação de helena com seu irmão foi algo que eu desconfiei que aconteceria desde o início, mas mesmo assim quando fica explícito ainda é um pouco chocante toda essa situação. estava óbvio que o amor que sentiam um pelo outro ia além da irmandade e isso custa vários conflitos ao decorrer do livro, principalmente por parte do irmão (ainda mais porque acompanhamos mais a visão dele do que a de helena).

eu não quero dar mais spoiler, então pararei por aqui, apenas leiam essa beldade!

Mi 04/02/2024

A meta é um livro clássico brasileiro por mês, comecei por Helena. Machado de Assis não decepciona em nada. Ótimo enredo, ótimos personagens, um plot Twist de deixar qualquer um de boca aberta. Simplesmente 10/10.

Silvania.Beatriz 03/02/2024

Me surpreendi...
Ao iniciar esse romance de Machado imaginei vários cenários diferentes, mas confesso q o final me surpreendeu. Filha ilegítima do falecido conselheiro Vale, Helena é uma personagem bem misteriosa e aos poucos foi conseguindo conquistar a todos. Indico essa obra para os apaixonados pela crítica machadiana e para aqueles q gostam de um belo mistério. ?

Thais.Barbosa 03/02/2024

Meu deus?
O livro foi se arrastando e eu genuinamente nao tinha ideia do que poderia acontecer, imaginei mil cenários diferentes e nenhum poderia cogitar esse fim. Como sempre uma escrita belíssima com uma tragédia de roubar o fôlego

Rocha 01/02/2024

?O amor faz fluir o cuidado, o cuidado é simulacro do desejo, e o desejo descamba para o controle.?
Uma trama complexa e muito curiosa.

gabrielle 31/01/2024

Helena
Depois de terminar a leitura, essa frase ? uma fala da própria Helena ? ficou na minha mente se repetindo de novo e de novo ?Sobretudo, peço-lhe que escreva em seu espírito esta verdade: é que sou uma pobre alma lançada num turbilhão?.