Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Liliane 23/06/2024

Clássico da literatura brasileira, bem no estilo folhetim. Mesmo sendo escrito escrito por Machado de Assis, considero um romance fraquinho.

Maryy.Maria 22/06/2024

Olha, surpreendeu. Achei que não iria gostar.
Um livro de 1876 em que você já vai esperando aquele clichê. Você sente o gosto daquela história clássica, a ingenuidade dos sentimentos humanos, especialmente em relação ao casamento, que não se assemelham em nada com a realidade, mas que faziam para trazer bons exemplos para a sociedade da época.

Portanto, deve ser uma história repleta de conservadorismo, não é mesmo? Bom, mais ou menos. Conservadorismo é o que não falta, mas o Machado se inspirou nos Targaryen e o casal apaixonado são irmãos! Sim, meus amigos, quebrando tabus desde 1870.

O mais interessante mesmo da história é o retrato da sociedade burguesa carioca no século XIX. Nessa época, você tinha, por um lado, a elite dona de terras que controlava o governo e os cargos públicos. Por outro lado, havia a grande maioria da população sem direito a nada, vivendo o auge da escravidão. A sociedade brasileira não permitia que você conseguisse sua independência sem ter nascido em uma família com prestígio e dinheiro. Assim, bajular essas pessoas mais ricas era questão de sobrevivência, e Helena é obrigada a fazer exatamente isso. Ela tem plena consciência de sua condição e sabe que não sobreviveria. E tem vários momentos em que ela dá fecho no insuportável do Estácio, como por exemplo quando eles encontram um escravo na estrada. São essas cenas sutis que faz "Helena" não ser uma história típica do romantismo.

Lars 22/06/2024

Helena ( Será que o maneco tirou o nome desse livro?)
Li em Homenagem ao aniversário do Mano Machado, muita gente diz que o livro mais fraco dele ( o que discordo). Tá, os personagens não tem o niilismo de um Brás Cubas e nem são uma Capitu.
Mas não deixa de ser um bom livro. Se caso quer conhecer a obra de Machado e não que r ir para o Óbvio recomendo esse.

Laiane 22/06/2024

É um livro que trata de relações familiares e amores. Um tanto polêmico, mas uma obra incrível em vários sentidos. Tudo muito intenso e romântico.
A edição é mais um belo trabalho da editora Antofágica, o formato folhetim é agradável com ilustrações perfeitas.

Raphael R. 22/06/2024

Meu primeiro clássico
Acabo de concluir o primeiro clássico decorrente de uma indicação. O romance é muito bem escrito, com linguagem que, para os atuais, pode parecer mais rebuscada. Em nada atrapalha a percepção e o sentido da história. Vale a pena!

Luana.Nantes 19/06/2024

LENDO - MACHADO DE ASSIS!!!
Simplesmente amei…
Uma visão diferenciada…
Sempre um grande deboche…
Que sempre vira uma crítica importantíssima…
Uma escrita envolvente...

A vida seria mais fácil…
Se a sociedade não fosse tão sem noção…

Três sentimentos/sensações que a leitura me trouxe:
#hipocrisia
#tristeza
#preguiça

Super indico!!!

PatrAcia157 19/06/2024

Meu Deus!!!
Juro! Eu não esperava esse final, na verdade durante toda a leitura eu esperei sôfrega uma reviravolta, porém nada me preparou para esse baque.
Helena, que mulher, que força ela demostrou até a última página.
Machado de Assis, você é um gênio.
Lindo e lindo!

ellybraga 19/06/2024

Uma tragédia anunciada
Como diz no prefácio, Helena é ?vítima do destino?, condenada a um amor impossível e a viver um segredo.
o plot é inesperado, e o final, mais ainda. é de se questionar o que vale mais: se arriscar frente ao julgamento da sociedade e se permitir viver um amor tido como proibido ou respeitar a moral e morrer em silêncio?

Anna Júlia 14/06/2024

Resenha do livro Helena
O livro aborda temas como amizade, amor, traição e redenção. Nos leva a refletir sobre a natureza humana e os dilemas morais que enfrentamos. Através da história da moça e de seus relacionamentos, aprendemos sobre a dureza da vida e as decisões que moldam nosso destino. Machado de Assis tem uma narração muito rica em detalhes e nuances psicológicas, que nos permite mergulhar nas profundezas das emoções dos personagens.

site: NÃO POSSUI

l0ver4sh 14/06/2024

Incrível
I usually read more internacional books than national books, but because of school and my personal interest, I started reading Helena, from Machado de Assis because most of his books are classics and I?m in that vibe right now, you know? at the beginning, I always feeling very strange, the way he writes it?s different compared to other authors, he use a lot of antique words and expressions that are hard to catch, but as you read, you start to feel part of his world and with the characters! well, helena it?s a very funny, romantic, poetic and dramatic story, with a lot of intriguing moments, although even if you don?t like so much literature, you?ll start enjoying with this book. thank you raiane for lending the book for me to finish reading and encouraging me to finish it! is was a very good experience?

Jaque.Vitor 13/06/2024

Quase um conto de shakesparae
Apesar de um livro pequeno e muito bem resumido ele não prende tanto atenção e isso pode tornar a leitura morosa, porém a história vale a pena é criativa, comovente e um pouco triste por isso me lembra um conto de shakesparae. Recomendo sim por ser rápido, resumido e boa história.

Alana 11/06/2024

Helena foi uma surpresa muito agradável. Demorei para começar porque pensei que seria uma leitura difícil, mas, assim que iniciei, fui imediatamente arrebatada pela obra. É linda, triste e profundamente comovente. E que reviravolta!
Bruna 11/06/2024minha estante
É uma obra maravilhosa ?

Alana 11/06/2024minha estante
Ai, eu amei

Keuryn.Cristhinny 11/06/2024

Helena - Machado De Assis
"Helena" é uma dessas histórias que nos levam a uma jornada emocional pelo Rio de Janeiro do século XIX, onde conhecemos a vida da jovem Helena e os complicados enredos de seus relacionamentos.

Machado de Assis habilmente pinta personagens que são como nós, cheios de sonhos, medos e desejos. Helena se destaca por sua força ao lidar com questões como amor, ambição e as pressões sociais da época.

Embora a linguagem e os diálogos possam parecer um pouco diferentes para os leitores de hoje, eles ainda capturam a essência da época em que a história se passa.

No entanto, é importante reconhecer que a falta de diversidade na representação de gênero e raça na obra reflete as normas sociais daquela época, algo que estamos trabalhando para mudar.

Mas, apesar de seus defeitos, "Helena" continua sendo uma história atemporal, que nos lembra que os desafios e as emoções humanas atravessam gerações.

M3rcurym00n 11/06/2024

Helena
Vamos então a outra resenha com o olhar de estudante.
Enfim, não preciso citar que o machado de Assis, apesar de enrolar horrores no primeiros capítulos, ter uma escrita UM POUCO chata demais, e "as vezes" detalhar só um "pouquinho", escreve obras incríveis com textos muitos marcaveis, um exemplo: É que eu sou uma pobre alma lançada em um turbilhão.
Sinceramente, impecável.

Pessoas que gostam de clássicos brasileiros, plot twists e receber muitos tapas na cara (e com classe ainda), leiam vocês vão amar??

Luiz Godoy 10/06/2024

Paternidade
Estranhamente, depois de ter recebido inúmeras recomendações relacionadas a Machado de Assis, Helena foi meu primeiro contato com as obras do autor.

Escolhi este livro em uma livraria da minha cidade exclusivamente pelo nome, não conhecia nada sobre a obra.

Acontece que o livro, inicialmente apresenta uma personagem independente e madura, e parece que irá contar apenas a sua história durante o processo de adaptação da sua vida a um novo ambiente.

Entretanto, da metade para o fim, a obra passa a falar sobre um tema que eu meus tempos mais recentes é muito caro para mim, paternidade.

Ao desenrolar de um mistério que permeia os primeiros 3 quartos do livro são tratados temas relacionados ao sofrimento mais profundo da alma de um pai, que só vi serem tratados em tal profundidade nas obras de Dostoievsky.

Este livro me fez cair em amores por Machado de Assis, e sua escolha foi motivada pelo meu interesse em nomear a minha filha Helena, e espero que ela venha a carregar toda a força e coragem que Helena carrega.