Helena

Helena Machado de Assis...




Resenhas - Helena


1127 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


AnaLeh 11/12/2023

Um enredo inesperado
O livro possui uma linguagem mais difícil e uma história com temas condizentes com a época em que foi escrita, então não dá para apenas julgar. Foi uma leitura lenta, mas valeu a pena. Segredos estão a solta, então você pode ser pego de surpresa. Mas estes giram em torno de muitas reflexões, que envolvem família e amor. Acredito eu ser uma leitura importante pela forma em que é mostrado o desenvolvimento e as perspectivas (mesmo em 3° pessoa) de cada personagem, com propósitos e razões variados, é importante entender suas histórias.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



emi !! 11/12/2023

Que jeito incrível de conhecer o machado! confesso que me envergonha um pouco essa ser a primeira obra que leio dele, mas em minha defesa eu morria de medo de nao entender nada do que ele escreve. provavelmente por ser um romance e não pertencer ao realismo a leitura tenha sido facilitada, dos clássicos que eu ja li esse foi com certeza o que a leitura mais fluiu. é incrivel ver como o autor mesmo em um romance já inseria críticas a sociedade, tocando em feridas que não cicatrizarão tão cedo.
EU FIQUEI ENVOLVIDA NA TRAMA DE UMA FORMA INEXPLICAVEL. acho que principalmente por ter sido publicado em folhetins, cada capitulo gerava em mim muito entusiasmo para saber o que aconteceria. me apeguei a praticamente todos os personagens e amei o plot.
esse livro foi o empurrão que eu precisava pra criar vergonha na cara e conhecer o autor de verdade s2
comentários(0)comente



literaliza 10/12/2023

Uma história avassaladora
"Helena", obra clássica da literatura brasileira escrita por Machado de Assis, conta a história de um amor impossível entre o protagonista Estácio e a jovem Helena. A trama se desenrola em uma sociedade do Rio de Janeiro do século XIX, permeada por intrigas familiares, diferenças sociais e questionamentos morais.

A habilidade ímpar de Machado de Assis em explorar as complexidades psicológicas dos personagens é evidente neste romance. Ele mergulha nas motivações e dilemas de Estácio, um homem idealista, e de Helena, uma mulher de virtudes e mistérios, construindo personagens densos e multifacetados.

A narrativa é habilmente entrelaçada com nuances de ironia e crítica social, características marcantes do estilo machadiano. A obra discute temas como a hipocrisia da sociedade, os limites impostos pelo status social e as amarras do amor em um contexto em que a moral e as convenções ditam os rumos das vidas.

A escrita sofisticada e os diálogos perspicazes enriquecem a trama, proporcionando ao leitor uma reflexão profunda sobre as relações humanas e os valores da época. Machado de Assis apresenta uma visão crítica da sociedade, desafiando conceitos estabelecidos e provocando reflexões sobre moralidade e liberdade individual.

Entretanto, alguns leitores podem encontrar na obra uma linguagem mais rebuscada e densa, o que pode dificultar a imersão na história para alguns. Além disso, a estrutura complexa da narrativa, com suas digressões e reflexões, pode demandar uma leitura mais atenta.

Em suma, "Helena" é um romance que perdura ao longo do tempo pela sua profundidade psicológica, pela maestria na construção de personagens e pelo olhar crítico e perspicaz sobre a sociedade. É uma obra que desafia e instiga, mantendo-se relevante e fascinante para os leitores contemporâneos que buscam uma leitura rica em nuances e reflexões sobre a condição humana e os dilemas sociais.
comentários(0)comente



bel 06/12/2023

Linda Helena
Personagens e escrita bem desenvolvidas, tipicamente de Machado. O que me surpreendeu foi o final improvável (um plot nada realista), mas intrigante.
O que mais me atraiu no livro foram as reflexões e valores que as personagens trouxeram.
Foi tranquilo e interessante de ler. Recomendo.
comentários(0)comente



Thayna.Canton 06/12/2023

Gênio
O começo foi um pouco arrastado, mas depois gera um apego com os personagens uma curiosidade pra vê o que vai acontecer. Amei como o Machado é genial, um amor proibido e que seria um escândalo mas que a gente acaba torcendo pra acontecer.
Helena é uma filha bastarda que vai morar na casa do pai dela que resolveu assumir ela em testamento, nisso Helena ganha um irmão e uma tia e vai criando laços com essas pessoas, mas quem diria que uma faísca entre Helena e o Irmão dá início a noivados e chantagem e com um final trágico e dramático mas de praxe.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Katia.Scott 03/12/2023

Edição cuidadosa
Eu já havia lido, anos atrás, esse título, mas foi com grande satisfação que reli essa edição da editora Antofágica, que zela pelo texto original, acrescentando notas explicativas para melhor compreensão dos termos que desde a 1 a publicação, em 1876, já caíram em desuso e ou para explicar resumidamente alguns nomes ou lugares referidos pelo escritor.

Lindas Ilustrações que transportam os sentidos ao tempo da criação Machadiana.
comentários(0)comente



carolina 01/12/2023

Surpreendente!

a história da metade para o final me prendeu de um jeito absurdo.
iniciei a leitura achando que a história seria uma coisa, durante se tornou algo bastante diferente mas o FINAL totalmente surpreendente, confesso que não imaginaria um final desses, me pegou de surpresa, com certeza essa história me fez admirar a escrita de machado de assis muito mais!
comentários(0)comente



Julia4857 29/11/2023

Incrível
Machado de assis tem uma mente de titânio que ru gostaria muito de estudar pra compreendê-la. acho que nao absorvi a história de Helena direito, mas, com certeza, vou voltar a ler em um futuro muito próximo!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



mabriela :) 26/11/2023

Surpreendente
Ouvi falar umas duas vezes que o final desse livro seria surpreendente, eu pensava que no máximo descobriria que Helena e Estácio não sou realmente irmãos, mas esse final me surpreendeu totalmente! eu não esperava mesmo!

demorei um tempo pra engatar na leitura (ainda não tô acostumada com escritas da época), mas quando engatei foi pra terminar o livro. gostei, valeu a leitura
comentários(0)comente



Bunny.xs 24/11/2023

Interessante
É um bom livro, a história tem um bom desenvolvimento, não esperava pelo final, não tenho muito a dizer sobre o resto pois faz tempo que li e não lembro muito, recebi do meu colégio antigo, é um livro bastante falado em colégios.
comentários(0)comente



vvitoriaviana_ 24/11/2023

De um romance tedioso para uma tragédia
Estava entusiasmada para começar a leitura de ?Helena?, os primeiros capítulos de certo foram muito envolventes. Tudo inicia-se com a morte do Conselheiro Vale, um homem muito rico do Rio de Janeiro, ele admite em seu testamento uma herdeira ilegítima, fruto fora do casamento.
Entretanto, no decorrer, a leitura foi ficando um pouco tediosa, fato este que me fez ficar 2 meses com certa preguiça de continuar.
Contudo, a narrativa no final é muito bem escrita, com características típicas do romantismo da época e com traços como, as críticas sociais, que marcam a transição de Machado para o realismo.

Sobre a edição, a Antofágica traz nesse livro um formato parecido com um folhetim (no qual foi publicado a narrativa pela primeira vez) e com imagens que ilustram todo o livro. Simplesmente um dos mais lindos da minha estante!!
comentários(0)comente



dotevski 20/11/2023

Esse livro me surpreendeu muito, desde o começo o enredo me pareceu interessante e a leitura foi super fluida, não imaginava o final que estava por vir e me surpreendeu mto, o desfecho me deixou abismada e um pouco melancólica, ao ponto de me deixar reflexiva por um tempo, tenho certeza que me lembrarei do livro futuramente com positividade
comentários(0)comente



1127 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR