Helena

Helena Machado de Assis...




Resenhas - Helena


1132 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


@profderekpaiva 30/01/2024

O bruxão seria um ótimo romancista
O que posso dizer desta obra Machadiana, chamada ?Helena??

Confesso que os personagens aqui desenvolvidos me pegaram logo de começo: Helena, uma jovem encantadora e misteriosa; Estácio, um cara apaixonadamente firme em seus costumes e respeito com o próximo; D. Ursula, uma tia preocupada e grande mulher; Melchior, um padre da família e um ótimo conselheiro.

O desenvolvimento da história não me deixou tedioso e muito menos sem vontade de continuar a leitura, o contrário do que pensei, confesso, quando decidi comprar este livro.

Aqui nesta história, o Machado que a gente conhece de ?Dom Casmurro? e ?Memórias póstumas? está totalmente diferente, principalmente daquele seu jeito singular de inventar uma história. Afinal, esse livro faz parte de um dos seus poucos romances, o próprio autor possui uma nota no início do livro, advertindo o leitor ao tipo de história que ele está prestes a ler.

Com uma narrativa fluida e personagens carismáticos e humanos, Machado constrói aqui um verdadeiro romance com questões familiares a serem resolvidas e um pouco de mistério acerca de alguns personagens, essa história me pegou e se tornou uma favorita desse autor que amo.
comentários(0)comente



Gladia~ 29/01/2024

Chocada com o final
Não tenho muito o que dizer do livro se dar spoiler sobre tudo.
Confesso que o início me deixou apaixonada pela personagem, o meio do livro me entediou e encaminhando pro final eu não conseguia parar de ler.
E no fim, continuo apaixonada pela Helena.

Obs: nunca vi tanta mesóclise num livro só kkk
comentários(0)comente



Henri 28/01/2024

Clássico
Um clássico da literatura brasileira. O final é algo inimaginável e surpreendente capaz de deixar a gente de boca aberta.
comentários(0)comente



LetAcia1104 28/01/2024

Nunca irei superar
Um final surpreendente, me fez chorar horrores, nunca me esqueci e nunca me esquecerei desse livro, me marcou enormemente.
comentários(0)comente



Julia5359 28/01/2024

Não gosto muito de livros clássicos mas me aventurei com esse daqui.
Escrita rebuscada, difícil de entender.
Não gostei muito da personalidade dos personagens kkk
Mas um livro cheio de plot twists e reviravoltas ( Tudo revelado no final mesmo )
As últimas 10 páginas dão uma mudada COMPLETA na estória.
Tava odiando o andamento do livro até um revelação no final.
Então é isso!
Um livro bem mais ou menos na minha opinião.
comentários(0)comente



Nati 27/01/2024

Machado de Assis dispensa grandes apresentações, e tudo o que é possível falar sobre o quão incrível é sua escrita ja foi dito. Mas o fantástico das histórias machadianas nem é o estilo único do autor, mas seus umos inesperados.

Terminei de ler Helena incrédula. Ainda não creio que Machado de Assis escolheu esse fim. O que para mim estava definido desde a metade do livro foi puro engano. Admito, ele me surpreendeu de novo.

Helena aparece na vida da família Vale repentinamente através de um testamento. Após o receio inicial consegue enfim conquistar seu lugar e o afeto de todos. Porém a jovem possui um segredo e um interesse romântico (não tão) secreto e proibido.Machado, ao longo da história planta algumas sementes de dúvida. O trabalho de desenvolvimento da história é brilhante como sempre. Admito não ter uma simpatia pela protagonista como tive nos outros livros, mas é uma jovem coerente e com uma evolução interessante no decorrer da obra, assim como todos os personagens. Um texto recheado de reviravoltas, porém nada entediante ou repetitivo, mas sim na medida certa. Indispensável e uma excelente porta de entrada para quem ainda não conhece as obras de Machado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
luuandra 26/01/2024minha estante
Pena que é curto, mas é maravilhoso




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Beatriz3571 26/01/2024

Fusão de duas criaturas nascidas para formar uma existência
"A princípio foi esse olhar um simples encontro; mas, dentro de alguns instantes, era alguma coisa a mais. Era a primeira revelação, tácita mas consciente, do sentimento que os ligava. Nenhum deles procurava esse contato de suas almas, mas nenhum fugiu. O que eles disseram um ao outro, com os simples olhos, não se escreve no papel, não se pode repetir ao ouvido; confissão misteriosa e secreta, feita de um a outro coração, que só ao céu cabia ouvir, porque não eram vozes da terra, nem para a terra as diziam eles. As mãos, de impulso próprio, uniram-se como os olhares; nenhuma vergonha, nenhum receio, nenhuma consideração deteve essa fusão de duas criaturas nascidas para formar uma existência única."

Assim como as metáforas, a tristeza também é elegante. Tudo nesse livro é delicado, mas mata, feito o amor. Feito o fio invisível que eles ignoraram existir. Feito os erros de um passado que não tem culpa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



mclaraab 22/01/2024

Livro clássico, com uma linguagem bem formal?
Palavras que nunca nem tinha ouvido, favorecendo o aumento de vocabulário.
Ao longo da leitura, por vezes me vi perdida e em outras tentando descobrir o final.
E de todos os finais que eu poderia esperar? esse não passou na minha cabeça.

Para quem quer começar a ler mais clássicos, assim como eu, achei um bom livro pra começar.
comentários(0)comente



Charlinho07 22/01/2024

Folhetim diferenciado
Adicionei Helena na minha lista de leitura por acaso. Considerando que é um livro de Machado de Assis, imaginei que seria improvável que eu não gostasse do livro.

Uma história que parece simples, mas traz em si diversas reflexões e complexidades. Era como se estivesse lendo uma novela, apesar de não estar preparado para o final. Talvez por essa sensação de folhetim, eu tenha criado uma expectativa de final feliz, clichê, que os romances trazem quase que naturalmente. Mas era Machado, claro que não seria clichê.

Um retrato da sociedade e suas aparências. Personagens complexos e as consequências de se preocupar mais com a aparência do que com o que de fato se quer ser/fazer.
comentários(0)comente



Nay 21/01/2024

Sem palavras
Não consigo colocar em palavras o final desse livro. Não sei muito sobre o Machado, mas com certeza ele se influenciou em Shakespeare. Eu não consigo nem dizer se amei ou odiei esse livro. Mas leiam, não deixem de ler.
... ainda tô chocada.
Nay 21/01/2024minha estante
Com certeza foi, pois o livros é carregado de referências à obras de Shakespeare.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



haasscreams 19/01/2024

Não à toa, um dos preferidos de Assis
Li em algum lugar que é o livro menos machadiano de Assis, e faz sentido, mas obviamente não significa que seja ruim, muito pelo contrário. É uma história envolvente, com personagens cativantes e enredo bem construído e viciante.
A forma como as emoções das personagens, suas peculiaridades e segredos são tratados é impecável. Helena é a perfeita mulher do século XIX, assim como Estácio é um perfeito cavalheiro de família abastada de Corte brasileira. A construção da relação deles como irmãos é linda, ainda que desconfortável com a iminência de uma interesse incestuoso. Acrescido a esse drama velado, temos os reais interesses amorosos de ambos, que são complicados à sua maneira.
Ainda, os personagens secundários são muito bons. D. Úrsula e sua elegância, o padre Melchior e sua sabedoria (na verdade acho que ele tirava tarô, não é possível que tudo aquilo seja observação e iluminação divina) e também o dr. Camargo. Se Machado fosse dado a escrever histórias com vilões, seria Camargo. Frio, calculista e ambicioso, é um grande antagonista, que com suas maquinações, surpreende não só aos personagens, mas aos leitores.
Achei incrível a forma que a história gira em torno de vários problemas que culminam em uma única causa; Helena. Todos os mistérios e reviravoltas vêm e vão a ela, e enfim convergem à casa de alpendre e bandeira azul.
comentários(0)comente



1132 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |