A Guerra contra os fracos

A Guerra contra os fracos Edwim Black

Resenhas - A Guerra Contra os Fracos

Fábio Valeta 04/12/2011

Uma História de horror
A extensa pesquisa do autor sobre a eugenia (a pseudo-ciência usada para justificar o racismo, preconceito, holocausto e outras coisas mais) parece uma história de horror, mas foi realidade levada muito a sério por muita gente entre o final do século XIX e boa parte do século XX.

O autor inicia falando dos primórdios da tal baboseira científica, cujo termo foi idealizado por Francis Galton, e narra a trajetória dela por mais de um século até se converter no que conhecemos hoje como genética.

O livro é excelente e muito bem escrito. Como jornalista, Edwin Black não se preocupa em fazer uma análise histórico-filosófica das idéias que formentaram a eugenia, mas sim narrar sua trajetória, se utilizando de uma grande quantidade de fontes de vários países diferentes consegue mostrar bem o pensamento da época. E as muito bem colocadas citações apenas ajudam a demonstrar tal pensamento.

A única critica porém vem do fato de que em alguns momentos o livro dá a impressão que a eugenia foi amplamente aceita por toda a comunidade científica mundial, enquanto em outros se entende que ela era considerada uma piada de muito mal gosto por boa parte dos intelectuais da época.
Ricardo_PA 10/12/2011minha estante
Só um esclarecimento: a eugenia não deu origem à (ciência) genética. Elas não se confundem: a eugenia apenas tentava aplicar a seleção (não mais natural, e sim dirigida) de características desejáveis, via reprodução seletiva, ao melhoramento humano, da mesma forma que já se fazia para animais domésticos. A genética evoluiu paralelamente à eugenia, às vezes pela obra dos mesmos cientistas, mas não existe um vínculo direto. Aliás, até hoje pode-se defender a eugenia em bases científicas sérias: a questão não é se PODEMOS ou não aplicar métodos de melhoramento em humanos (tecnicamente, é óbvio que podemos), mas sim se seria ético fazê-lo. Um livro que trata muito bem do assunto é "DNA", de James Watson.

Fábio Valeta 11/12/2011minha estante
Ricardo.
Você está correto.
Eu me expressei mal ao dizer que a eugenia se converteu em genética. O que quis dizer é que principalmente depois do Holocausto, vários eugenistas, para c livrarem do termo que, que era cada vez mais mal-visto, passaram a usar o termo genética, em uma tentativa de esconder seu próprio passado.

Jefferson22 01/09/2023minha estante
Você ainda tem esse livro ? Quero comprar mas não acho em canto nenhum