Blecaute

Blecaute Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Blecaute

Calma Sem Pressa 20/01/2013

Como de repente só existe você e outras duas pessoas no mundo?

Não existem palavras adequadas para expressar o quanto eu gostei desse livro.Uma história muito boa, que prende o leitor do início ao fim. É com muito orgulho que eu digo, esse foi um dos melhores livros que eu já li e é de um autor nacional \o/.
Como de repente só existe você e outras duas pessoas no mundo? Como aconteceu? E como será o fim?
Os personagens, Rindu, Mário e Martina começam a ter teorias sobre o ocorrido. E junto com essas teorias, vem as noções de certo e errado, e conflitos muitos conflitos. Como eles vão sobreviver, o que vão comer, afinal os produtos congelados tem validade, se existem outros sobreviventes e se aconteceu só na cidade de São Paulo.
Com o tempo, e sem sinal de sobreviventes, Martina acha que eles foram os escolhidos para continuar a espécie, mas Mário não quer saber de nada disso, já Rindu, bem ele prometeu nunca abandonar Mário.
Recomendo demais esse livro, nós faz repensar muitas coisas,principalmente quando estamos cheios de tudo e de todos.

Kevin Kretzu 31/12/2012

O melhor livro da minha vida!!! Rápido, com uma história completamente diferente de tudo aquilo que já se viu, "Blecaute" pode ser elevado à categoria de clássico, pois nunca houvera visto antes tal inovação. A trama é envolvente, os personagens são envolventes, o final é envolvente... TUDO é envolvente. Muito bom, mesmo.

Ray 01/09/2012

Blecaute, de Marcelo Rubens Paiva
Este livro conta a história de 3 amigos – 2 homens, Rindu e Mário, amigos de infância e 1 mulher, Martina, que eles conhecem na faculdade – que decidem se aventurar pelo campo da espeleologia. Como não possuem nenhuma experiência no assunto eles não são aceitos no grupo da faculdade e por isso decidem criar um grupo próprio.

Após estudarem a teoria da espeleologia, os amigos decidem por seus conhecimentos à prova e aproveitam um feriado prolongado e se aventuram por uma caverna fora da cidade de São Paulo. Logo as coisas acontecem de maneira inesperada e eles ficam presos na caverna em decorrência de uma enchente. Após alguns dias de castigo na caverna, o rio baixa e permite que eles se libertem, mas mal sabem eles que o estranho ainda estava por vir.

Ao voltarem para casa eles percebem que tem algo errado. Logo na estrada eles veem carros parados de forma estranha, com os motoristas e os passageiros paralisados como manequins. Tudo funciona, há luz, gás e água, os animais continuam com suas rotinas, os equipamentos como tv, vídeo cassete (sim, na época em que o livro foi escrito não havia dvd), câmeras fotográficas (com filme) funcionam, só as pessoas parecem estar com “defeito”. Além dos três, não há nenhum outro ser humano consciente e funcional.

Como o autor revela na própria sinopse, este livro é baseado no seriado americano “Além da imaginação”, por isso dizer que a história é estranha não é nenhuma surpresa ou mesmo inovador. A partir deste universo, observamos como é ser sozinho, não ter pessoas com quem conversar, regras a obedecer e rotina a seguir. Vemos a dificuldade de viver sem uma sociedade pra te ajudar, cobrar, incentivar. Vemos como aos poucos é possível perder a civilidade e a sanidade.

É um livro interessante, que te faz refletir. Sei que no final do livro senti uma grande necessidade de me rodear de pessoas queridas e de agradecer pelo congestionamento, vizinho barulhento, dificuldades do trabalho, pois sem isso é difícil valorizar um colo gostoso, um dia de preguiça na cama e um bom livro.

Amanda 21/08/2011minha estante
Faltou marcar seu comentário como Spoiler.

Guy 18/05/2012

Das cavernas do Ribeira ao vazio paulistano
Três jovens - dois rapazes e uma moça - resolvem fazer uma expedição às cavernas do Vale do Ribeira. Uma tempestade os deixa presos por alguns dias e, quando finalmente conseguem sair da caverna, ao chegar em São Paulo, descobrem que todas as pessoas estão paralisadas como se fossem estátuas de um museu de cera e que apenas eles estão "vivos". Parecia que um blecaute tinha atingido tudo e todos, e a metrópole se tornado um verdadeiro parque de diversões para o trio

Rodrigo 02/05/2012

Blecaute
Podemos dizer que Marcelo Rubens Paiva foi um pioneiro nos enredos de extinção da humanidade. Esse livro apesar de ser um pouco antigo retrata isso claramente e nos tira aquela vontade que sempre tivemos, uma vez na vida ao menos, de ter o mundo só pra gente. Analisamos como seria tedioso ficarmos sós. Além de misturar uma realidade fantasiosa, ainda temos a permanecia surreal de personagens e acontecimentos sutis e marcantes.

Marcel 30/04/2012

Meu nacional favorito
M. R. Paiva nos cativa nesse thriller paulistano da primeira página até a última, nos deixando cada vez mais curiosos para entender o que aconteceu com o resto do mundo, enquanto vamos nos aprofundando cada vez mais no psicológico dos três protagonistas do livro.

Fátima 18/04/2012

Três jovens decidem explorar uma caverna e ficam presos por dias, quando, para surpresa dos três, um fenômeno acontece deixando-os como os únicos seres humanos vivos. Não há explicação do que aconteceu no período em que estiveram na caverna. Os jovens se encontram obrigados a continuar a vida numa cidade deserta, no qual, são abalados emocionalmente, esbarrando na loucura, tristeza e aflição de começar tudo outra vez.
Mario, Rindo e Martina. Mario, o mais intranquilo, namora Martina que acaba se envolvendo com Rindo, seu melhor amigo da vida. Um relacionamento cúmplice de amor e amizade.
O livro traz uma ficção científica despertando reflexões da existência com pitadas melancólicas e uma amizade sem igual de três jovens solitários.

Bruno 20/01/2012

Poderia ser melhor...
Imagine que de um momento para o outro todos os seres humanos da Terra desaparecessem e você fosse o único habitante do planeta.
Você poderia ficar apavorado em um primeiro momento, mas tenho certeza que iria fazer inúmeras idiotices que sempre quis fazer, não?
Pois foi isso que eu senti falta no livro.
As personagens Rindu, Mário e Martina até fazem algumas idiotices pela cidade, mas são poucas.
São páginas e mais páginas de puro blábláblá.
Eles ficam muito parados. Principalmente o narrador, super depressivo.

De qualquer maneira, é um bom livro.
Muito bem escrito e tem lá umas partes bem interessantes.

Fogui 22/10/2011

O que é Além da Imaginação?

Blecaute.
Marcelo Rubens Paiva.

Sem dúvida é o livro mais louco que já li. Imaginar o Mundo, o Brasil, completamente vazio, e apenas três pessoas vivas, em todo o planeta. É completamente maluco.

E tudo que acontece a partir desta situação é mais louco ainda, pq os personagens já estão no extremo, mas eles conseguem criar situações ainda piores do que já estão vivendo.

É obvio que ninguém está preparado para fim da espécie humana, mas chega um momento que há necessidade de pensar, de raciocinar e o bom senso deve prevalecer.

O engraçado é que eles estão isolados, sem comunicação. E só podem contar um com os outros. E mesmo assim, eles conseguem estragar o pouco que tem. O ser humano é um bicho difícil de entender e de se explicar.

Tudo por ciúme, amor, paixão e uma traição poética. Sem falar do egoísmo, que é o pior de tudo, e esta em qualquer lugar, é um carma.

Recomendo!!!

Roberta 27/07/2011

Instigante e original.
Esse livro é diferente de tudo o que já li.
Imperdível.
Vale muito a pena.

Amanda :3 06/07/2011

Interessante...
Mas a falta de um final deixa o livro muito vago. Confesso que fiquei com raiva quando as páginas acabaram e não havia explicação para o que estava acontecendo no mundo. Até hoje penso que há um continuação por aí. :/
Flávia 01/04/2012minha estante
Ahhhh, spoiler...

bella almeida 03/07/2011

livro:blecaute
autor:marcelo rubens paiva

Rindu, Mário e Martina partem para uma expedição a uma caverna no Vale do Ribeira, mas as coisas não correm muito bem, presos por causa de uma cheia que bloqueou a saída eles são obrigados a esperar que as águas baixem para poder retornar. Poucos dias depois eles conseguem sair da caverna, mas o que encontram é uma situação absurda: até onde podem constatar todas as pessoas foram paralisadas por algum estranho e inexplicável fenônemo que as mantém duras como bonecos de cera.
De repente eles descobrem que sao os três únicos seres humanos vivos do planeta.

Embora o plot dê espaço para uma complexa trama pós-apocalíptica, este não é o foco do livro. As explicações para o estranho acontecimento aqui são irrelevantes e o blecaute do título pode muito bem ser interpretado como o “tempo” que todos nós precisamos das pressões da vida. Aqui, o escritor mostra com bastante clareza uma característica particular dele que para mim já se tornou sua grande marca: a sede pelo entendimento das coisas e das relações entre elas. Uma leitura que flui com facilidade, diverte, faz rir, dá raiva, gera apreensão. É um desses casos em que a linguagem descontraída pode chegar a abafar a profundidade das ideias escondidas nas entrelinhas. Ao deixar os 3 jovens completamente sozinhos em um mundo repleto de possibilidades antes inimagináveis, ao explorar os limites do relacionamento entre eles e envolver o leitor nas dúvidas e frustrações de Rindu (o personagem narrador), o livro nos convida a reflexões em variados níveis, pessoais e sociais, nos faz pensar em aspectos de nossa própria vida e no que faríamos se estivéssemos no lugar deles.