Blecaute

Blecaute Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Blecaute

Talita Pilati 16/02/2024

É um bom livro!
Daqueles que são fluídos e densos ao mesmo tempo, pois quem lê demora mais pensando sobre o que o autor quis dizer do que realmente lendo.

[by Me] 13/11/2023

Numa tarde
Li essas Palavras Escritas em uma tarde, sentada na frente do meu som stereo 3em1 (ostentação nos anos 1980). Foi uma das primeiras vezes em que me transportei para o imaginário existente em um livro. E foi uma das 3x em que chorei.

Brenda.Rosa 07/10/2023

Razoável.
Achei apenas "razoável", interessante na medida do possível. A sinopse tinha tudo que eu amava, era pra ser uma distopia onde apenas 3 jovens sobrevivem a um fenômeno que deixou o mundo inteiro "morto", duros feito estátua.

Mas o autor não explora direito a consequências e as possibilidades disso, os protagonistas só fazem merda, a trama fica girando em torno de um "triângulo amoroso" chato.
Até pensei que o livro fosse puxar mais pro lado de questões filosóficas sobre eles estarem solitários num mundo morto, só os três, mas não! Não senti isso, não senti verdadeiramente essa agonia deles.

Enfim, nada muito "uau".

Bunig 01/08/2023

É um livro sobre solidão, obviamente. Toda e qualquer resenha que você olhar por aí vai te dizer a mesma coisa. Apesar de serem três amigos juntos, ainda se sentem solitários e desesperançosos.

A narrativa é curta, mas cai como uma bomba e você precisa de calma pra digerir. Eu, quando vi que o livro tinha pouco mais de 200 páginas, no ímpeto de ler rapidamente, acho que não aproveitei bem, a história também não me caiu bem. É bem escrito, mas acho que li errado.

mari guedes 24/04/2023

Indicaria pra todo mundo!
Li esse livro por indicação do meu pai, que leu o livro quando tinha minha idade (17), e simplesmente adorei! é muito f0da ler um livro que se passa no Brasil, ainda mais em São Paulo (onde eu moro) e poder reconhecer os locais. e toda situação tão fantasiosa ser tratada com tanta racionalidade por Rindu só deixa as coisas mais realistas ainda.
gostei muito também dos flaskback da adolescência de Rindu com Mário. além de mostrar a adolescência de um modo muito especial e real, esses momentos são essenciais pra construção dos personagens no futuro.
e sobre os personagens, diria que eles são tão bons que deixam a trama principal como secundária. a relação dos três personagens principais entre eles é tão complexa e simples ao mesmo tempo que é impossível não ficar aficionado. só de escrever isso me deu vontade ler algumas partes de novo.
esse é o tipo de livro que acho que devia ser leitura obrigatória no ensino médio. muitas coisas que Rindu pensa ao longo do livro, são coisas que eu pensei e tenho certeza que milhares de pessoas já pensaram.
e sobre final, fazia tempo que não ficava tão chocada.

Ramon 23/04/2023

Blecaute
Redescobrir esse livro 16 anos depois da primeira leitura foi mágico. Eu amei todos os detalhes: a ambientação, os personagens, a história. Este livro me marcou quando eu era criança e reafirmou sua marca em mim agora adulto.

Allan.Franck 28/03/2023

Uma distopia do tédio
Esse livro foi o meu primeiro contato com distopias anos atrás. Na verdade, foi uma releitura. É um livro que, para mim, traz certa nostalgia. Interessante como Marcelo Rubens Paiva desenvolveu a história. Personagens 'presos' em um mundo que, de um momento para o outro, se tornou vazio, ou melhor, com pessoas imobilizadas como estátuas de plástico. O autor desenvolve um texto bem fluido, com uma linguagem jovem e momentos extravagantes, semelhante aos personagens descritos. Rindu narra os acontecimentos em primeira pessoa, ao lado do fiel e explosivo amigo Mário e de sua amiga e amante Martina. Os três surpreendidos por um mundo solitário e sobrevivendo ao seu estado pós-apocalíptico. Muitos questionamentos e lembranças de suas vidas passadas. O livro envelheceu bem, apesar de ter uma percepção diferente da que eu tive na minha primeira leitura. Quanto ao título, Blecaute se refere ao apagão gerado pela interrupção no fornecimento de energia que porventura aconteceria com o passar do tempo. Vou mais além: seria a ausência completa de luz, tanto dos personagens que foram fadados a tal destino, quanto de esperanças e de algo que lhes pudesse guiar. Estavam sós e por si mesmos, enfrentando a todo o momento a possibilidade de não sucumbir a um estado de loucura.

Lih 17/02/2023

Leitura super leve
O livro traz consigo muitas questões da mente, de medos, inseguranças, solidão, mas todos esses sentimentos são retratados de uma forma fluida e você por muitas vezes acaba nem percebendo ou realmente compreendendo o que o autor quis repassar, é simples e profundo

Prips 15/01/2023

Blecaute, que livro!
Livro excelente, muito gostoso de ler, tem todos os tipos de emoções nesse livro. Já estou a uns 15 minutos pensando no final desse livro, maravilhoso, ganhou um lugar no meu coração, os personagens, os sentimentos, as relações, tudo perfeitamente relatado de um jeito que eu me apeguei aos personagens e junto senti as frustrações, emoções e pensamentos dos mesmos. Livro 5 estrelas, muito bom mesmo!

saturno0 15/01/2023

10/10
Eu literalmente li este INCRÍVEL livro em 2 dias. Foi o MELHOR que eu já li em toda a minha vida. Obrigada por tudo Rubens Paiva!

Gerson91 04/12/2022

Boa história!
Havia lido a primeira versão nos anos noventa. Parece que agora o roteiro de uma encorpada, rs. Gostei. É um livro agradável. Li em uma tarde.