As sementes e as Colheitas

As sementes e as Colheitas Henri Troyat

Resenhas - As sementes e as Colheitas

Rikee 09/06/2024

Descarregando uma porção dos meus sentimentos contraditórios - o que o livro faz com maestria
Abandonei o destino da informação ao alcançar o fim do livro. abandonei tantas ideias que atravessaram as páginas, todas as fórmulas sentidas nas personagens, suas angústias, gozos, contentamento, alegria, pavor, júbilos, erros, lutos... arremessei-os, todos, ao olhar desdenhoso e descansado que assume o esquecimento.
as personagens metodicamente delicadas, de sentimentos cronometrados para fluir à contragosto, suas mensagens contraditórias, infantis, inertes em uma complexidade sincera. adorei como a sinestesia das emoções desnuava a tez das emoções de uma família imposta em carinhos; triste fico ao pensar que fatalmente não guardarei com nitidez as lembranças de Aubernat, a recente esperança adquirida do amor puro e desordenado - como todo belo amor - de Pedro e Amélia, a evolução do amadurecimento de Dinis.
quanta pauta não continha esse livro. houve também muito palavreado difícil para mim, então o tempo inteiro de leitura fui acompanhado por um dicionário, o que tornou a interpretação mais simples, adicionou volume e agregou novas imagens ao meu conhecimento - espero de verdade que eu não me esqueça tão fácil assim. retornando aos temas que trespassaram o romance, foram descritos desde a guerra e sua ansiedade, a esperança que se afunda, o luto, o impacto dilacerante que a morte de um ente querido provoca, as disputas por uma fé tomada após a tragédia, paixões intensas que surgem sem aviso, o desentendimento nos relacionamentos, arrependimentos irremediáveis, a alegria que orbita e contém uma carta.
tremendo calhamaço! feliz por concluir, a história é bem divertida, pois se aprofunda bastante na matriz das emoções e relações das personagens umas com as outras e como os eventos inesperados abalam, sempre, todas as decisões certas que havia perpassado.
grande obra!