As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro

As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro A. S. Franchini

Resenhas - As 100 melhores lendas do folclore brasileiro

Yuri 24/06/2014

Um ótimo relato do imaginário que povoa nosso imenso país. O livro é dividido em três partes: uma parte introdutória, formada pelas lendas indígenas; uma segunda parte, onde constam os contos e causos tradicionais, que já vieram com a colonização européia, e no final, um ótimo bestiário dos nossos mitos e tradições.
Leitura rápida e aprazível.
Matheus 15/02/2019minha estante
Vale a pena a leitura?

Marcella176 24/05/2023

As 100 melhores lendas do folclore brasileiro
Acabei lendo este livro por conta do tema do meu espetáculo de dança desse ano, quero trabalhar as lendas do folclore brasileiro.
É separado em três partes, a primeira é a maioria sobre lendas indígenas desconhecidas que fala sobre a criação do mundo, a segunda e terceira parte já entra mais nas lendas mais populares. Tem muitas lendas legais para se descobrir, para quem gosta do tema vale a leitura. Eu gostei.

Thamiris60 29/04/2023

Achei esse livro muito incrível, conheci lendas que eu jamais imaginava ou tivesse escutado falar. Muito bom saber um pouco mais sobre essas histórias. São histórias curtas e super bem contadas. Vale a pena a leitura pra quem se interessa pelo assunto ou só pela curiosidade mesmo.

Vanessa Amaral 06/11/2020

Pra quem vai iniciar no folclore nacional é até ok. Mas não tem uma boa bibliografia.
garcia 24/01/2022minha estante
se eu quiser saber mais sobre o folclore, qual livro me recomendaria?

Eduardo1127 26/04/2023minha estante
vc tem algum material pra indicar?

Audra 13/04/2020

Maravilhoso. Fazia tempo que eu procurava uma coletânea do nosso folclore, não me decepcionei.

Mari 03/03/2021

Muito interessante, mas tem alguns problemas
A série "Cidade Invisível" teve um efeito sobre mim, que fiquei com vontade de ler mais sobre o folclore brasileiro. Em geral, o livro é muito interessante, principalmente, porque tem várias lendas que eu não conhecia. Contudo, ele tem seus pontos fracos e alguns me deixaram bastante incomodada, o que influenciou na nota:

1) Nos contos indígenas, o autor se refere a alguns grupos usando nomes considerados ofensivos. Como na lenda "A Cabeça que virou Lua", o autor se refere aos huni kuin ("homens verdadeiros") usando o nome "kaxinawá", que significa "povo morcego" ou "povo canibal". O mesmo ocorre com os mebêngôkres ("homens do buraco d'água"/"homens do lugar d'água) nas lendas "Como os Kaiapós desceram do céu", "O Surgimento da Plantação" e outras, aos quais o autor se refere como "kaiapós", que significa "aqueles que se assemelham aos macacos". Acho que qualquer um consegue perceber o cunho racista que esses termos carregam e, apesar de serem mais conhecidos que os nomes com os quais os grupos se identificam, não acho que há mais espaço para seu uso no século XXI. O que realmente me incomodou foi que esse erro grotesco foi cometido por uma pessoa que teve que estudar muito para escrever esse livro, sendo que eu só precisei de uma rápida pesquisa ao Google para descobrir o quanto esses termos são desrespeitosos. Para quem ficar curioso, as fontes:

2) As lendas são divididas em indígenas, tradicionais e perfis. As indígenas e os perfis são muito bons, mas as tradicionais não me interessaram muito. Isso se deve ao fato de que a maioria delas é tipicamente europeia, o que fez com que elas ficassem deslocadas em relação ao resto do livro. É claro que algumas dessas lendas foram incorporadas pela nossa cultura, como é o caso do Pedro Malasartes. Porém tem até conto dos irmãos Grimm, o que, com todo o respeito, é literatura alemã e não brasileira. São contos conhecidos no mundo inteiro, mas ainda assim, possuem uma forte identificação com a cultura alemã. Sem falar em contos de princesas em perigo e outros temas medievais, sendo que não houve Idade Média no Brasil. Enfim, não são o tipo de histórias que você busca quando decide ler um livro sobre folclore brasileiro.

3) A forma meio preguiçosa com a qual as lendas mais famosas foram tratadas, como o Curupira, o Saci, a Iara, mas, principalmente, o Boto cor-de-rosa. Sim, todo brasileiro conhece essas lendas, contudo ainda assim, queremos ler sobre elas mais uma vez sem ser algo superficial.

4) A Lenda do Uirapuru que se encontra no livro parece ser na realidade uma junção de várias lendas: a lenda do Uirapuru, de fato; a história de Moema, personagem do poema-épico indianista, Caramuru, escrito no século XVIII pelo frei José de Santa Rita Durão; e, a lenda da Lagoa de Peri.

Extra: senti falta das lendas do Guaraná e da Mandioca, que são belíssimas, mas entendo que não dá para ter todas.

Liah.S 16/03/2021

Poderia ter sido melhor
Várias lendas do livro são de origem europeia, eu esperava que pegassem realmente as mais brasileiras. E nas mais famosas como Saci, Iara, Curupira, Boto, foi extremamente resumido... Justamente essas que eu tinha expectativas de ver mais detalhes que talvez eu não soubesse, mal contaram o básico. Se quer conhecer melhor o Folclore, não é por aqui que deve ir, não...

Carol Pita 10/07/2021

Esperava bem mais
Eu sempre gostei da temática folclore brasileiro, quando era criança tinha uma coletânea ótima de livrinhos contando os mais populares. E sinceramente, aquela coletânea infantil era bem mais interessante que esse livro. Achei bem xoxo, a escrita nada cativante. Talvez se o autor fosse outro, eu poderia me interessar bem mais, até porque tinham vários folclores indígenas que eu não conhecia, mas sei lá... um livro que daria pra ler em 1 dia me tomou mais de 1 mês e me deixou numa baita ressaca literária...

Gabriel.Moreira 15/04/2022

Santos,Orixás e Deuses Indígenas; somos filhos de 3 culturas
Um dos mais completos livros de histórias e lendas do Brasil!
Se você precisa fazer uma pesquisa sobre lendas ou só gosta do assundo é um ponto de parada obrigatório
A parte que eu mais gosto é "A Saga dos Tárias".
Eu só senti falta de lendas de origem africana.

Renan543 01/09/2023

Muito foda
Este livro é um compilado de mitos e lendas brasileiros, sendo a maioria delas de parte indígena. Eu estou estudando a rica mitologia brasileira para um livro que estou escrevendo, e o que eu mais gostei neste aqui, são os inúmeros contos e mitos das diversas tribos indígenas que habitam nosso país. Contos sobre a origem do mundo, Deuses, histórias para explicar eventos reais, é tudo muito interessante de ver. Gostaria que as pessoas se interessassem pela nossa mitologia tanto quando gostam de ler sobre mitologia grega, romana, egípcia, nórdica, etc. Vale super a leitura se você quer ver um pouco das lendas que rondam os povos originários do nosso país!

Vivianne19 14/06/2021

Para conhecer mais sobre o nosso folclore
Esse livro é recheado de diversas histórias do nosso folclore, que é totalmente esquecido pela maioria das pessoas. Como tive oportunidade de estudar em escola pública, pude conhecer um pouco das lendas do folclore brasileiro e com esse livro pude me aprofundar mais. Nossa cultura é tão importante e vasta, algumas histórias dá de 10 a 0 nas lendas europeias. Quem quiser sair do clichê das lendas de outros países e conhecer um pouco da nossa super recomendo esse livro.

Filippe 04/03/2022

Um poucos frustrante
Estava realmente aberto para o folclore brasileiro e é um pouco frustrante que as criaturas e lendas mais interessantes sejam frutos da influência europeia. Não que a Europa não produza um folclore de qualidade, longe disso, mas gostaria de algo mais original.

A primeira parte do livro é a única onde se pode dizer estar lendo sobre mitos tipicamente brasileiros. Só que essa primeira parte é envolta de uma série de escolhas ruins pelo autor, por exemplo, ele contava uma lenda que envolvia uma criatura muito mais interessante que a lenda em si e simplesmente não direcionava o texto para essa criatura.

Até por ter seu processo de desenvolvimento interrompido de forma abrupta pelos colonizadores, os mitos que sobraram dos nossos povos indígenas estão longe de representar grande narrativa, possuía uma direção bem previsível e a única parte realmente empolgante é que vez ou outra algo bizarro acontecia. Como o fato de uma das várias tribos indígenas representadas identificar seu mito originário como resultado de um ente divido que se autoflagelava. Infelizmente os demais mitos não mantém essa linha.

Pulando a segunda parte que fala de contos muito similares aos europeus e é definitivamente a parte menos interessante do livro. Na terceira o autor confecciona um bestiário, em ordem alfabética, que nos apresenta muito bem diversas criaturas do folclore brasileiro. O autor, e ele está certo em fazer isso, nos alerta de que a origem dessas criaturas tão badaladas não serem originárias nossas. Nem o coitado do Curupira se salva.

Mas apesar da frustração isso tudo geral reflexões interessantes, o quanto o desenvolvimento cultural brasileiro dependeu dessa pluralidade. Nosso folclore é influenciado tanto pelos índios, quanto pelos africanos, quanto pelos europeus e apesar deste último ser mais determinante, todos tem sua relevância na confecção dos mitos brasileiros. E é bem da verdade que essa troca de influências não para no folclore, ela se expande para toda a experiência de formação cultural do nosso país, o que de certa forma nos faz sermos únicos.

Amanda 30/10/2021

Uma pesquisa no Google vale mais
Linguagem simples, mas a ponto de tratar o leito como um inculto total. Superficial, sem resolução. Esperava encontrar histórias do folclore mais a fundo e cheias de detalhe. Uma decepção.

Duda 27/02/2023

Folclore brasileiro;
Esse é um dos tipos de livro que eu acho mais importante a leitura! Principalmente brasileira(nesse caso).
O livro é razoável! Eu sabia, quando eu comecei, que o livro não me deixaria euforica, afinal é um livro informativo.
Mas ele é bem interessante!
Possui lendas indígenas (na primeira parte) lendas europeias misturadas com indígenas (na segunda parte) e lendas que são mais conhecidas popularmente, Iara, Curupira, Saci etc... (na terceira parte).
É um livro INFORMATIVO. Então ele não é algo exatamente divertido de ler, mas sim, torna-se interessante.
Enfim o livro é razoável, mas importante.
Acho que os brasileiros precisam começar a ler mais sobre o folclore brasileiro, pois ele é riquíssimo!
Classificação indicativa: livre

Marina.Beatriz 26/02/2024

3??
Apesar das histórias curtas, não é um livro pra se ler de uma vez só.

Assim como diz no título, o livro tem 100 lendas do nosso Brasil e elas são divididas em 3 categoria. Acredito que ler umas 5 por dia seja mais interessante do que devorar o livro.

Muitas das histórias eu fiquei surpresa em ler pela primeira vez, outras eu aproveitei os momentos de "nostalgia" lembrando de quando ouvi as histórias pela primeira vez na escola ainda pequena.

Algumas vezes fiquei um pouco entediada com a escrita, mas fora isso é um bom livro para conhecer mais sobre essa parte da cultura popular.